Nota: A receita da IBA do vídeo é de Fevereiro 2015 a Março de 2020 atualmente foram atualizadas na IBA, Site Cocktail Team e APP Cocktail Team com novas capitações)

Cocktail Pina Colada – IBA (depois de Março de 2020)

Ingredientes:

5 cl Rum Branco
3 cl Creme Coco
5 cl Sumo de Ananás Fresco

Decoração:

Triângulo de Ananás
Cereja vermelha

Preparação:

Verta todos os ingredientes numa liquidificadora com gelo partido (ou num shaker com cubos de gelo).
Triture até obter um preparado homogéneo (ou agite vigorosamente).
Sirva num copo longo (highball) ou dentro de um ananás, decorado com o triangulo de ananás e a cereja vermelha.

História do Cocktail Pina Colada IBA

Por volta de 1800… Não, não. Era 1922. Talvez 1950? Ou 1963? Bem, na verdade, a história mais conhecida data 1954, mas não é essa pluralidade de possíveis data de criação que fazem da Pina Colada um cocktail especial, mas sim sua mistura totalmente latina e refrescante.

A mistura de rum, abacaxi e creme de coco que parece esquisita aos olhos, mas não ao paladar foi criada por um barman chamado Ramon “Monchito” Marrero, em San Juan, Porto Rico, no hotel Hilton, mas há quem questione toda essa informação. Um restaurante no mesmo país, chamado Barrachina tem em sua porta uma placa informando que este cocktail foi criado lá pelo bartender Don Ramon Portas Mingot no ano 1963 numa receita que continha leite condensado..

Também existem referências a este bebida a 6 de Abril de 1950, ou seja, quatro anos antes do barman Monchito o criar no Hilton.

A sua referência mais antiga é numa revista de 1922.

Apesar da versão de 1954, no Hotel Hilton ser a mais contada das histórias, há quem diga que não foi o barman que criou este cocktail. Na verdade a pina colada seria fruto da falta de um ingrediente para um outro coquetel chamado Coco-Loco que era servido dentro do coco.

Ricardo Garcia, seria o responsável pela substituição do (copo) coco que estava em falta, por um abacaxi. E, assim foi sentido sabor do coco junto da acidez do abacaxi.

Há ainda uma versão mais antiga que refere que um pirata misturou vodka com abacaxi e coco para animar a sua tripulação que já se encontrava à vários dias em alto mar.

Fonte: Drinquepedia

JUNTA-TE À COMUNIDADE

Recebe a agenda dos nossos Cursos!

I agree to have my personal information transfered to MailChimp ( more information )

O seu email está 100% seguro. Pode cancelar a inscrição em qualquer momento.