Os 7 melhores cocktails do mundo

Por

em

Os cocktails são fusões de sabores que cativam os paladares do mundo inteiro. Pode ser uma mistura clássica ou complexa, estes drinks representam mais do que bebidas, são verdadeiras artes que podem provocar experiências únicas e memoráveis. É por tudo isso, que neste artigo vamos explorar os 7 melhores cocktails do mundo,  numa viagem que promete ser inesquecível. 

Então, prepare-se para aguçar os seus sentidos e ampliar os seus horizontes culinários enquanto exploramos juntos os 7 melhores cocktails do mundo. Cada um com a sua própria história fascinante e sabor inesquecível. Portanto, venha  connosco para embarcar nesta saborosa viagem pela lista dos melhores cocktails. 

O que precisa para criar cocktails incríveis?

Imagem de homem prepearndo um cocktail e os instrumentos ao redor, na mesa.

Antes de tudo, é preciso saber o que é necessário, e ter conhecimento, para criar cocktails incríveis e memoráveis para os seus clientes. Aqui está uma lista do que você precisa para começar a sua jornada na arte de preparar cocktails memoráveis.  

Ingredientes de qualidade

O primeiro ponto, é ter ingredientes de qualidade. É essencial ter uma combinação de ingredientes de alta qualidade e dominar algumas técnicas de mixologia fundamentais. 

A  escolha dos destilados base, como gin, vodka, rum, tequila e whisky, deve ser criteriosa, opte por marcas reconhecidas pela sua pureza e sabor. Ingredientes frescos, como frutas, ervas e especiarias, são indispensáveis para adicionar notas aromáticas e gustativas únicas a cada bebida. Os sumos devem ser espremidos na hora para garantir a vivacidade dos sabores.

Técnica de mixologia

Ter pleno domínio desta arte é algo crucial. Isto envolve entender como as proporções dos ingredientes afetam o perfil de sabor final do cocktail, seja ele doce, ácido, amargo ou uma combinação destes. A técnica de agitar ou mexer, dependendo  do cocktail, é fundamental para integrar bem os ingredientes sem diluí-los de forma excessiva.

A utilização de gelo de qualidade também faz parte do sucesso da arte da mixologia, pois causa efeito direto na diluição e temperatura da bebida. 

Equipamentos essenciais

Para desenvolver cocktails memoráveis, também é preciso ter os equipamentos essenciais. Vamos especificar alguns como exemplo:

  • Shaker: essencial para misturar ingredientes com eficácia;
  • Missing glass: é crucial para cocktails que devem ser mexidos e não agitados;
  • Colher de bar: colher longa, geralmente em espiral, utilizada para mexer delicadamente e integrar os ingredientes no mixing glass;
  • Jigger: isto é um tipo de medidor duplo que ajuda a garantir as proporções exatas dos ingredientes;
  • Copos e taças para cada tipo de cocktail: cada bebida tem um copo ideal, que varia com a tradição e estética.

Há muito mais, porém estes são os principais itens básicos que não podem faltar para a criação de bebidas extraordinárias aos seus clientes. 

Lista dos 7 melhores cocktails do mundo

Explorar os melhores cocktails do mundo é uma viagem de sabores incríveis, culturas e histórias. Cada bebida tem consigo combinações únicas de ingredientes e técnicas que fazem a essência da sua origem. Portanto, aqui está a nossa lista dos sete melhores cocktails reconhecidos globalmente por tudo o que representam na arte de mixologia e popularidade. 

  1. Margarita

Este drink foi criado no México por um bartender, em 1936, para homenagear a sua namorada e deu o nome da rapariga à bebida. Os ingredientes principais desta bebida são: tequila, cointreau (ou triple sec) e sumo de limão. O sabor tem característica refrescante, ácido e com um pouco de doçura. 

  1. Mojito

Esta bebida tradicional foi criada em Cuba e tem a  frescura como expressão máxima. Este cocktail combina rum, açúcar, limão, hortelã e água com gás, o que cria uma bebida revigorante e suavemente doce. Porém, a grande chave para fazer um mojito perfeito está na qualidade dos ingredientes e na técnica de mistura, pois a hortelã deve ser levemente amassada para libertar os seus óleos essenciais. 

  1. Negroni

Bebida tradicional na coquetelaria da Itália, o Negroni é muito apreciado pelo seu caráter aromático amargo e tem sabor intenso e balanceado. Feito com partes iguais de gin, vermute rosso e campari, este cocktail é servido com gelo e decorado com uma fatia de laranja. A sua história remonta a Florença, no início do século XX, onde foi criado como uma variação do Americano para substituir a soda por gin. 

  1. Old Fashioned

Este é um dos drinks mais antigos da mixologia. Combina whisky, açúcar, angostura bitters e uma casca de laranja, servido geralmente em dose curta. O segredo de um excelente Old Fashioned está na qualidade do whisky utilizado. A receita permite variações, mas a essência do cocktail permanece: uma bebida rica e complexa, com camadas de sabor que se desdobram a cada gole.

  1. Pinã Colada

Criada em Porto Rico, este cocktail tropical mistura rum, leite de coco e sumo de abacaxi para criar uma bebida doce, cremosa e refrescante. Servida de forma gelada, a sua grande popularidade global fez deste cocktail uma escolha favorita em bares e festas para celebrar a cultura do Caribe. 

  1. Dry Martini

Cocktail clássico conhecido mundialmente, o Dry Martini tem elegância e simplicidade. Feito com gin, ou vodka, e uma nota de vermute seco, é decorado com uma azeitona ou uma casca de limão. A proporção entre gin e vermute pode variar segundo o gosto pessoal e permite uma personalização extrema. O Dry Martini é mais do que uma bebida; é um ícone cultural. 

  1. Cosmopolitan

O Cosmopolitan, ou simplesmente “Cosmo”, este drink ganhou fama nos anos 90, e tornou-se um símbolo de glamour e sofisticação urbana. Este cocktail vibrante combina vodka, cointreau, sumo  de cranberry e sumo de lima, o que resulta numa bebida de sabor frutado e ácido, com uma cor rosa distintiva. Perfeito para festas e encontros sociais, o Cosmopolitan é apreciado pelo seu sabor acessível e apresentação elegante. 

É importante dizer que cada um destes cocktails não só oferece experiências gustativas únicas, como também representam símbolos da rica tradição e inovação da arte da mixologia. Seja para apreciar um drink clássico ou explorar algo mais excêntrico, estes cocktails são essenciais para qualquer entusiasta de bebidas.

Conheça o serviço da Cocktail Team

A Cocktail Team foi inaugurada em 2005 e atualmente não é só a maior escola de bar da Europa, mas onde a paixão pela mixologia é ensinada com pura dedicação e profissionalismo. Temos mais de 4.500 alunos certificados, mais de 5.000 eventos realizados e mais de 4.000 profissionais alocados no mercado de trabalho. Estes números comprovam que a nossa metodologia tem credibilidade e é reconhecida por inúmeras organizações. 

Os cursos que oferecemos combinam teoria e prática, pois assim permite que cada aluno desenvolva habilidades para desenvolver um ótimo serviço e se destacar nas áreas do lazer e hospitalidade. Trabalhamos com projetos de todas as dimensões, bares e restaurantes, sempre a ajudar no aprimoramento da qualidade dos serviços de bar e na rentabilidade dos negócios. 

Entre em contato connosco e conheça as nossas soluções para o seu evento ou bar chegar no próximo nível. 

— Últimos Artigos
— Os nosso cursos
0
    Cursos Seleccionados
    Sem cursos seleccionadosVoltar aos Cursos