Curso Recomendado

Master Whisky

Prepara este cocktail como um verdadeiro profissional!

Inscreve-te

Cocktail Whiskey Sour - IBA

Cocktail Whiskey Sour – IBA

 

Ingredientes:

4,5 cl Whiskey Bourbon
2 cl Sumo de Limão Fresco
2 cl Xarope Açúcar
Clara de Ovo (opcional)

Decoração:

Meia Rodela de Laranja
Cereja Maraschino

Preparação:

Verta todos os ingredientes num shaker com gelo e agite energeticamente. Coe duplamente com passador de cocktails e o passador de rede para um copo cobbler. Se servido “on the rocks” coe duplamente os ingredientes para um copo old fashioned com gelo. Decore com meia rodela de laranja e uma cereja maraschino.

Nota:

Se usar clara de ovo, agite mais vigorosamente para libertar e incorporar a espuma da clara de ovo.

História Cocktail Whiskey Sour – IBA:

É preciso voltar ao século XVIII, para entender a origem do Whiskey Sour, quando um cientista escocês, James Lind descobriu que as frutas cítricas evitavam o escorbuto, causado pela falta de vitamina C no organismo, doença bastante comum na Idade Média, especialmente entre marinheiros que faziam longas travessias, assm a notícia chegou à Marinha Britânica, onde recomendaram que os marinheiros ingleses ingerissem sumo de limão diariamente.

Os bretões resolveram misturar o sumo de limão com rum. Acabaram descobrindo uma combinação interessante e agradável, que “atracou” com eles em vários pontos do planeta,  com o passar do tempo, a troca do rum pelo whiskey foi se tornando mais conhecidaassim como a adição de açúcar para equilibrar sua acidez, dando aso à criação que hoje conhecemos como Sour.

A primeira referência escrita de um Whiskey Sour recai sobre o jornal Plain Dealer, no estado do Wisconsin (EUA).

Fato é que este cocktail sofreu com as mudanças culturais e tecnológicas durante o século XX, tal como tantos outros, exeplo da Lei Seca norte-americana, onde cada vez mais difícil encontrar spirits na sua forma original.

Hoje, o Whiskey Sour deve parte de seu prestígio à revitalização dos clássicos e também à redescoberta do uso de ingredientes “homemade”. Isto tem tornado possível explorar várias maneiras de manipular a receita, sem perder o equilíbrio entre a doçura , o amargo e o álcool. E assim, cada bar tem a chance de agregar um toque particular para este drink tão emblemático. Seja o mais despojado, que poderá adicionar um sour mix ao destilado; o clássico, devotado aos ingredientes da receita original; ou o artesanal, que por certo recorrerá à clara de ovo e aos bitters, a chance de um drink extremamente saboroso chegar à mesa é realmente grande.

Fonte: Clube do Barman

Cursos

Master Cocktails

Mais de 30 receitas com os truques e segredos para que os cocktails fiquem deliciosos

Cursos

Técnicas de Bar

Aprende as melhores práticas de técnicas de bar para trabalhar de forma profissional e produtiva

Cursos

Premium Bartender

Queres ser Bartender? Inscreve-te neste curso e inicia uma carreira de sucesso

Recrutamento de BartenderPreencha os campos do formulário e entraremos em contacto


MBA Executivo em Gestão de BarPreencha os campos do formulário e entraremos em contacto


0
    Cursos Seleccionados
    Sem cursos seleccionadosVoltar aos Cursos