Cocktail Espresso Martini
Ingredientes:
4 cl Vodka
2 cl Licor de Café
1 cl Xarope Açúcar
1 Café curto forte
Preparação:
Verta todos os ingredientes para um shaker com gelo e agite energeticamente. Coe duplamente, com o passador de cocktail e com o passador de rede, para uma taça a cocktail previamente gelada.
História:
O espresso martini é conhecido por quase todos os apreciadores de cocktails, mas nem sempre foi assim. Foi inventado por Dick Bradsell em 1983, que na época trabalhava no Soho Brasserie, e foi originalmente chamado de “Vodka Espresso”. Reza a lenda que uma supermodelo chegou ao bar e pediu ao bartender, Dick Bradsell, para elaborar um cocktail com café. Assim ele preparou um drink misturando vodka, açúcar, licor de café e uma dose de espresso, que tirou da máquina de café. Essa história deu à bebida um ar de inovação que muitos outros cocktails modernos tentam replicar sem sucesso. (Fonte: Diageo Bar Academy)
Regras para um Espresso Martini Perfeito
Regra nº 1: café espresso forte
É de extrema importância para esse cocktail que o espresso seja bem feito e de boa qualidade. Pode deixá-lo arrefecer um pouco, e assim evitar que haja demasiada diluição.
Regra nº 2: bata vigorosamente
A parte mais gostosa de um bom Espresso Martini é sua espuma, a melhor forma de se conseguir esse efeito é batendo o cocktail fortemente no shaker.
Regra nº 3: seja flexível no uso do açúcar
Toda a gente tem um gosto diferente no que toca a bebidas doces, no caso da pessoa estar habituada a beber café sem açúcar, não é necessário adicionar xarope de açúcar ao cocktail.
Regra nº 4: use uma vodka de qualidade
Por ser o ingrediente principal, obviamente que a vodka tem um grande papel num Espresso Martini. Para combinar bem com o café, a vodka precisa ser de boa qualidade e contribuir também com o sabor, e não somente com o álcool.
Regra nº 5: apresentação é essencial
A decoração, sendo opcional, segundo Dick Bradsell, 3 grãos de café sobre a espuma vão atribuir ao Espresso Martini um ar super refinado e elegante.