Formação

Cursos de Bar

Consulta os nossos cursos
e faz cocktails como um verdadeiro profissional!

Dicionário

1724Marca de Água tónica. Tem a particularidade de o quinino que está na sua composição ser recolhido a 1724 metros de altitude nos Andes.
180Marca de high energy drink.
1920Marca de brandy nacional.
3 FazendasMarca de aguardente de cana brasileira.
42 BelowMarca de vodka neo zelandesa.
5.4 DegreesMarca de pré mix alcoólico.
6 o'clockMarca de água tónica britânica.
9.5Marca de espumante italiano
911 SmartMarca de high energy drink.
980Aguardente de cana envelhecida produzida na ilha da Madeira.
A BrasileiraMarca nacional de café.
A. AreiasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
A.E. DORMarca de cocnac.
Aachener SprudelMarca de água com gás alemã.
AalborgMarca de aquavit dinamarquesa.
Aba da serraVinho de mesa regional da Estremadura.
Abade PedrosaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
AbafadoVinho cuja a fermentação foi interrompida através da adição de aguardente ou álcool vínico, permanecendo mais ou menos doce (uma vez que o açúcar natural da uva não se transformou em álcool) e com elevado teor alcoólico.
AbatanadoCafé duplo fraco tirado em máquina de pressão.
AbbeyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de lillet, 1,5 cl de sumo de laranja e 3 gotas de angostura bitter.
Abbey BellsComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 2 cl de apricot brandy, 0,5 cl de sumo de laranja, 0,5 cl de vermute seco e 4 gotas de grenadine.
AbbondioMarca de água tónica italiana, originária da região de Piemonte.
AberfeldyMarca de malt scotch whisky.
AberlourMarca de malt scotch whisky.
AbricotineAguardente produzida em França e noutros países a partir da destilação de damascos.
AbsintoAnisado português, bastante alcoólico, obtido a partir de álcool, açúcar, anis e extractos de outras plantas.
Absinto Neto CostaAnisado português, bastante alcoólico, obtido a partir de álcool, açucar, anis e extractos de outras plantas.
AbsolutMarca de vodka produzida na Suécia.
AbsolwentMarca de vodka Polaca.
AcácioMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
AcapulcoComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de rum branco, 1,5 cl de lime juice, 1,5 cl de triple sec. ½ clara de ovo e 5 g de açúcar. Preencher com água gaseificada e decorar com 2 folhas de hortelã.
ACAYÚMarca de aguardente de cana brasileira.
AchouffeMarca de cerveja belga.
AçoresComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de licor de maracujá, 2 cl de gin e 2 cl de campari. Decorar com um raminho de hortelã.
ActvVinho de mesa produzido na denominação de origem Torres, pela adega cooperativa de Torres Vedras.
AdamadoVinho doce de mesa obtido através da interrupção da fermentação do mosto com anidrido sulfuroso e ácido sórbico.
AdamastorMarca de vinho espumante espanhol.
Adão e EvaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de forbiden fruit, 2 cl de brandy e 2 cl de gin.
Adega da VilaMarca de vinho de mesa comercializado pelas Adegas Camilo Alves.
Adega VelhaAguardente velha produzida pela Quinta da Aveleda.
AdelscottMarca de cerveja francesa com sabor fumado.
AdónisComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de jerez seco, 2 cl de vermute tinto, 3 gotas de orange bitter. Decorar com casquinha de laranja.
AdorazMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem de Vinhos Verdes.
AdvocaatLicor de origem holandesa, bastante espesso, feito a partir de ovos, álcool, açúcar e especiarias.
AdvotizerComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de advocaat e 3 cl de vermute seco.
AerhahnAmargo estomacal alemão.
AffinityComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de scotch whisky, 1,5 cl de vermute tinto, 1, 5 cl de vermute seco e 2 dashes de angostura bitter. Decorar com casquinha de limão.
Afonso XIIIComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de dubonnet e 3 cl de Jerez seco
After DinnerComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de prunelle brandy, 2 cl de cherry brandy e 2 cl de sumo de limão.
After Dinner DrinkTermo inglês usado para designar as bebidas vulgarmente tomadas depois das refeições mas fora do período da digestão. São bebidas de gosto doce, preparadas normalmente a partir de aguardentes com licores e natas, em alguns casos. Exemplo: brandy alexander, grasshoper, after supper, etc…
AFTER SHOCKMarca de licores.
After SupperComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de apricot brandy, 3 cl de curaçau e 4 gotas de sumo de limão.
Agave azulEspécie de piteira existente no México, usada para produção de tequila. É também conhecida por «maguey mexicano».
AGAVEROMarca de tequila mexicana.
ÁguaA água é uma das substâncias mais importantes que existem, por ser absolutamente indispensável aos seres vivos. É um líquido incolor que se designa quimicamente por H2O. Sob o ponto de vista alimentar a água pode classificar-se em água potável, água salobra e água mineral ou minero-medicinal.
Água Mineral ou Minero-MedicinalProvenientes de nascentes contendo como componentes propriedades semelhantes às existentes nas rochas donde são extraídas.
Água PotávelIncolor, inodora e sem sabor.
Água SalobraDe sabor desagradável, ao evaporar-se deixa um resíduo superior a 0,5g por litro.
Água TónicaRefrigerante feito à base de água, gás carbónico, açúcar e quinino.
Água vivaMarca de água com gás portuguesa.
Água-péProduto resultante da infusão ou maceração do bagaço da uva em água.
AguardenteBebida fortemente alcoólica, obtida pelas fermentação e destilação de mostos açucarados, oriundos do caldo, e de macerados vegetais ou não. É possível encontrar aguardentes de frutos, de cereais, raízes e tubérculos; ou de colmos.
Aguardente BagaceiraAguardente produzida a partir da destilação do bagaço da uva. Em Portugal é também conhecida por bagaço e apresenta-se, no mercado, incolor, envelhecida e preparada.
Aguardente de CanaAguardente que se produz principalmente no Brasil e ilha da Madeira, a partir do melaço fermentado da cana do açúcar. No Brasil é conhecida por cachaça e usa-se especialmente para preparar a composição caipirinha.
Aguardente de CereaisAguardente destilada a partir de cereais previamente fermentados. Das mais conhecidas salientam-se whisky, gin, vodka, aquavit, etc…
Aguardente de NêsperaAguardente produzida, na ilha Terceira (Açores) a partir da destilação de nêsperas.
Aguardente de PêrasAguardente portuguesa produzida na Lousã, a partir da destilação de pêras.
Aguardente VelhaDesignação usada para classificar em Portugal as aguardentes produzidas a partir da destilação de vinho ou água-pé com o mínimo de dois anos de envelhecimento em cascos de carvalho.
Aguardente VínicaAguardente destilada a partir de vinho ou água-pé que se apresenta no mercado exclusivamente com características de envelhecimento podendo ser envelhecida em cascos de carvalho ou preparada. Pode ser designada brandy, aguardente velha, cognac, armagnac ou weinbranb.
Aguardentes de frutosAguardentes produzidas a partir da destilação de frutos previamente fermentados. Das mais conhecidas salientam-se as seguintes: medronho ou medronheira, aguardente de nêsperas, aguardente de pêras, sliwowitz, abricotine, questch, framboise, boukha, mirabelle, etc…
Aguardentes de vegetaisAguardentes produzidas a partir de sucos e melaços de vegetais previamente fermentados. Das mais conhecidas salientam-se as seguintes: rum, tequila, aguardente de cana, toddy, okolehao, gentiane, etc…
AguilaMarca de cerveja espanhola.
AhrRegião vinícola alemã.
AIGUEBELLEDesignação pela qual é também conhecido o licor francês de plantas “Eyguebelle”.
AKVINTAMarca de vodka produzida na Eslováquia.
AL XAMMarca de espumante natural produzido na denominação de origem Alentejo.
Alabama fizzComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo médio com 4 cl de gin, 1 cl de sumo de limão e 10 g de açúcar. Preenche-se gaseificada e decora-se com um ramo de hortelã.
Alabama slammer IComposição refrescante preparada em copo longo com 3 cl de sloe gin e 3 cl de creme de banana. Preenche-se com sumo de laranja e adiciona-se 1 cl de southern comfort.
Alabama slammer IIComposição refrescante preparada no blender e servida em copo médio com 3 cl de southern comfort, 2 cl de amaretto, 5 cl de sumo de laranja e 1 dash de grenadine.
AlabastroMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
AlandraMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
AlardoMarca de água sem gás portuguesa.
AlaskaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin e 2 cl de chartreuse amarelo.
AlaskanMarca de cerveja produzida no Alasca.
AlberlourMarca de malt scotch whisky.
AlbertComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 1 cl de mandarine, 2 cl de vermute seco e 1 cl de triple sec. Decorar com 1 cereja.
AlbertineComposição after dinner preparada no Shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de kirsch, 2 cl de triple sec, 2 cl de chartreuse e 4 gotas de marrachino.
AlbisMarca de vinho regional terras do Sado.
AlchermesLicor italiano obtido a partir de extractos de rosa, jasmim, noz-moscada, canela e coentros.
AlcooltestComposição refrescante sem álcool preparada em copo longo com 3 cl de grenadine e 3 cl de sumo de limão. Preencher com água gaseificada.
AlcopopsDesignação inglesa para os pré-mixes alcoólicos.
Aldeia NovaMarca de aguardente bagaceira incolor.
Aldeia VelhaMarca de bagaceira ligeiramente envelhecida.
Ale FlipComposição fortificante preparada em copo longo com uma gema de ovo e 8 g de açucar. Preencher com cerveja tipo pale ale e polvilhar com nóz-moscada.
AlesCervejas de alta fermentação produzidas especialmente Grã-Bretanha, Alemanha e Bélgica.
Alexander BrandyComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de creme de cacau escuro e 2 cl de natas. Polvilhar o topo com canela ou nóz-moscada.
Alexander GinComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de creme de cacau escuro e 2 cl de natas. Polvilhar o topo com canela ou nóz-moscada.
Alexander SisterComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de creme de menthe e 2 cl de natas. Polvilhar o topo com canela ou nóz-moscada.
AlfonsoComposição aperitiva preparada em flûte com 1 cubo de açúcar de açúcar, 2 dashes de angostura bitter, 4 cl de dubonnet e 10 cl de espumante natural. Decorar com casquinha de limão.
AlginatoAditivo de origem natural, extraído de algas castanhas, um gelificante, que, na presença de cálcio permite produzir as chamadas esferificações
AliançaNome de caves situadas em Sangalhos que comercializam várias bebidas entre as quais: vinhos de mesa espumantes e aguardentes.
Alice MineComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vermute tinto, 3 cl de kummel e 4 gotas de scotch whisky.
AlizeMarca de anizado francês.
AlleluiaComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de tequila, 1 cl de marrachino, 1 cl de blue curaçau, 1 cl de sumo de limão e 1 dash de clara de ovo. Preencher com limonada gaseificada e decorar com rodela de laranja, ramo de hortelã e 2 cerejas.
AlliesComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de vermute seco e 4 gotas de kümmel.
Alma NovaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Almeirim Caves VelhasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Ribatejo.
AlsaceRegião vinícola francesa produtora principalmente de vinhos brancos.
Alt BierTipo de cerveja de alta fermentação de origem alemã, escura, aromática e amarga.
AltaïMarca de vodka produzida na Sibéria.
AltanoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Alto do monteMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
AltovisoCaves situadas na Anadia produtoras de vinhos e espumantes.
AlvaraçaCasta de uvas brancas cultivada em várias regiões.
AlvarelhãoCasta de uvas tintas cultivada em várias regiões.
AmadeusLicor holandês obtido a partir de natas com whisky.
AmandaLicor holandês feito a base de natas e brandy.
AmarettoLicor italiano, começou por ser produzido perto de Saronno (Itália), a partir de amêndoas e caroços de damasco.
AmargosBebidas de sabor amargo obtidas por meio de infusão em álcool de raízes, frutos, flores, sementes e quinino, com açúcar e corantes em alguns casos. Os amargos podem ter características: aperitivas, estomacais e aromatizantes.
AmaroTermo italiano para a designar os amargos.
Amaro 900Marca de amargo estomacal italiano.
Amaro CoraAmargo aperitivo italiano de cor laranja.
Amaro MontenegroAmargo estomacal italiano.
Amaro TedescoMarca de amargo estomacal italiano.
AmarulaLicor sul africano obtido a partir de natas com frutos silvestres provenientes da árvore da marula.
AmbaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de scotch whisky, 2 cl de rum escuro, 1 cl de vermute tinto e 1 cl de apricot brandy. Decorar com 1 cereja.
AmbassadeurVinho quinado francês, aromatizado com genciana e laranja.
AmbrãesMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
AmealMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Amêndoa amargaLicor português produzido principalmente no Algarve, a partir de amêndoas amargas.
AmerTermo francês para designar os amargos.
Amer PiconAmargo aperitivo francês de cor castanha fabricado em Marselha.
AméricaComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 1,5 cl de marrachino, 1,5 cl de red curaçau, 1,5 cl de chartreuse verde e 1,5 cl de brandy.
American BarTipo de bar também designado por cocktail-bar. Caracteriza-se pela venda de misturas para além das bebidas simples. É normalmente um local de decoração requintada e com uma barra clássica ao comprimento do balcão.
American BeautyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de brandy, 1,5 cl de vermute seco, 1,5 cl de grenadine, 1,5 cl de sumo de laranja e 1 dash de creme de menthe branco. Adicionar 1 dash de Porto tinto no topo.
American Blend WhiskeyWhisky americano obtido a partir da mistura de cereais, tais como; milho, cevada, centeio e trigo.
American HoneyLicor americano obtido a partir de bourbon whiskey “wild turkey” com mel.
AmericanaComposição aperitiva preparada em taça a champagne com 5 cl de bourbon whiskey, 4 g de açúcar e 1 dash de angostura bitter. Preenche-se com espumante natural. Decora-se com pêssego.
AmericanoComposição refrescante preparada em copo médio com 4 cl de campari e 2 cl de vermute tinto. Preenche-se com água gaseificada e decora-se com rodela de laranja e rodela de limão.
Americano PadillaMarca de vinho quinado francês.
AmerimandarineComposição refrescante preparada em copo longo com 2 cl de mandarine e 4 cl de campari. Preenche-se com espumante natural e decora-se com rodela de limão e cereja.
AmontilladoTipo de vinho de Jerez seco ou meio seco de cor âmbar.
AmoreComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de amaretto, 2 cl de creme de café e 2 cl de natas.
AmrutMarca de whisky indiano.
An CnocMarca de malt scotch whisky.
AncoraAntiga fábrica portuguesa produtora de xaropes e licores.
AndechsMarca de cerveja alemã.
Angel's DreamComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 2,5 cl de apricot brandy e 2,5 cl de natas.
Angel's FaceComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de apricot brandy e 2 cl de calvados.
Angel's LipsComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 3 cl de bénèdictine e 2 cl de natas.
Angel's TipComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 2,5 cl de creme de cacau escuro e 2,5 cl de natas.
Angel's TitComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 3 cl marrachino e 2 cl de natas.
Angel's WingComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 2,5 cl de creme de cacau escuro e 2,5 cl de prunelle brandy. Colocar gotas de natas no topo.
Angel’s KissComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 1,5 cl de creme de cacau, 1,5 cl de creme de violetas, 1,5 cl de prunelle brandy e 1,5 cl de natas.
AngelusMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bairrada.
Angers RoseComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de bourbon whiskey, 2 cl de cointreau, 2 cl de sumo de ananás e 1 dash de clara de ovo. Decorar com uma rodela de laranja pequena e uma cereja.
AnglersComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de rye whisky, 2 cl de vermute seco e 2 dashes de xarope de framboesa. Decorar com 1 cereja.
Angostura BitterAmargo aromatizante fabricado actualmente em Porto de Espanha (ilha de Trininad) e também na Alemanha. Foi inventada na cidade venezuelana de Angostura em 1820, pelo Dr. G.B. Siergert. É obtido a partir de genciana, gengibre, canela, sândalo, casca de árvore da China, etc…
AnisO anis, ou erva-doce, é uma planta cujo fruto, sob a forma de sementes, é usado em confeitaria e em licores, caracterizando-se por um sabor aromático forte e um odor poderoso.
Anis EscarchadoLicor português obtido a partir de sementes de anis. Contém normalmente um ramo de anis dentro da garrafa, ao qual se seguram cristais de açúcar provenientes da grande quantidade de açúcar utilizado no seu fabrico, dando ao ramo um aspecto de uma árvore de cristal.
AnisadosBebidas aperitivas de origem francesa, também conhecidas por pastis, obtidas a partir de álcool, sementes de anis e outras plantas e sementes, tais como: hissopo, alcaçus e coentros. Existem ainda anisados famosos produzidos noutros países, tais como: ouzo, raki, mastika e absinthe.
AnisetteDesignação francesa para os licores obtidos a partir de sementes de anis.
Anita IComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de sumo de laranja, 3 cl de sumo de limão e 3 dashes de angostura bitter. Preencher com água gaseificada. Decorar com rodela de laranja e rodela de limão.
Anita IIComposição refrescante sem álcool preparada em copo longo com 10 cl de sumo de laranja, 10 cl de sumo de ananás e 5 cl de sumo de limão. Colocar 5 cl de natas no topo. Decorar com hortelã e cerejas.
Anjou MousseuxEspumante francês produzido na região de Val de Loire.
Anta da SerraMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Alentejo (Redondo).
AntarcticaMarca de refrigerante e cerveja brasileira.
AntipodesMarca de água australiana.
AntiquaryMarca de blended scotch whisky.
AOCAppellation d'Origine Contrôlée - designação francesa para classificar os vinhos produzidos em regiões com denominação de origem controlada.
AperolAmargo aperitivo italiano pouco alcoólico.
ApfelweinDesignação para cidra não gaseificada produzida na Alemanha.
ApollinarisMarca de água com gás alemã.
ApothekeComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de creme de menthe verde e 2 cl de fernet branca.
ApparentComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3cl de dubonnet e 2 gotas de absinto.
AppetizerComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de dubonnet e 2 cl de sumo de laranja.
AppleComposição aperitiva preparada no copo miturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de cidra, 2 cl de apple brandy, 1 cl de brandy e 1 cl de gin.
Apple BeerMarca de refrigerante gaseificado de maçã.
Apple JackComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de vermute tinto, 3 cl de brandy e 1 dash de angostura bitter.
Apple Jack SpecialComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de brandy, 1 cl de grenadine e 1 cl de sumo de limão.
Apple LiqueurDesignação usada para grande parte dos licores obtidos a partir de maças.
Apple Martini IComposição aperitiva preparada no mixing glass e servida em taça a cocktail com: 4 cl vodka, 1,5 cl apple schnaps, 1,5 cl sumo de lima. Decorar com 1 rodela de maçã.
Apple Martini IIComposição aperitiva preparada no mixing glass e servida em taça a cocktail com: 4 cl vodka, 1,5 cl apple schnaps, 1,5 cl triple sec ou cointreau. Decorar com 1 rodela de maçã.
Apple Martini IIIComposição aperitiva preparada no mixing glass e servida em taça a cocktail com: 3 cl vodka, 1 cl apple liqueur, 2 cl sumo de maçã. Decorar com 1 rodela de maçã.
Apple Pie IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 3 cl de vermute tinto, 4 gotas de apricot brandy, 4 gotas sumo de limão e 2 gotas de grenadine.
Apple Pie IIComposição refrescante preparada no blender e servida em copo longo com 4 cl de sumo de maçã, 1 cl de vermute tinto e 1 cl de lime juice. Preenche-se com água gaseificada e decora-se com uma rodela de limão e uma rodela de maçã.
Apple SchnapsAguardente forte extraída a partir de maçã.
ApplejackComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3cl de vermute tinto, 3 cl de brandy e 1 dash de angostura bitter. Aguardente produzida nos Estados Unidos da América a partir da destilação de maçãs.
AppletonMarca de rum produzido na Jamaica.
ApricotComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de apricot brandy, 1,5 cl de sumo de laranja, 1,5 cl de sumo de limão e 3 gotas de gin.
Apricot BlushComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de apricot brandy e 2 cl de natas. Polvilhar o topo com canela.
Apricot BrandyDesignação usada para a maioria dos licores feitos a partir de damascos, incluído os seus caroços.
Apricot CoolerComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de rum branco, 1 cl de sumo de limão, 2 dashes de grenadine e 1 dash de angostura bitter.. Preenche-se com água gaseificada e decora-se com rodela de laranja, casca de limão em espiral e 1 cereja.
Apricot LadyComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo médio com gelo moído. 3 cl de rum escuro, 3 cl de apricot brandy, 1 cl de lime juice, 3 dashes orange curaçau e 2 dashes de clara de ovo. Decorar com uma rodela de laranja.
AquariusBebida isotónica não gaseificada.
AquavitAguardente de origem escandinava, obtida a partir da destilação de cereais. É aromatizada com alcaravia, anis, coentros e cominhos. Apresentando-se no mercador incolor e cor de palha.
AquilaMarca de água sem gás produzida na República Checa.
ArábicaVariedade de café.
AragoComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de creme de banana e 2 cl de natas.
ArakaOutra designação para raki.
ArakiOutra designação para raki.
ArakúLicor produzido na Venezuela a partir de café.
ArandoBaga muito ácida, de cor vermelha-viva e brilhante. Tal como as amoras silvestres, ainda podemos encontrar arandos em arbustos no norte da Europa e da Ásia e na América do Norte. Quando cultivado, este fruto cresce em vinhas rentes ao chão, encimando grandes pântanos de areia.
Arbois MousseuxEspumante francês produzido na região de Jura e Savoie.
Arc-en-Ciel IComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 1 cl de grenadine, 1 cl de anisete, 1cl de creme de menthe verde, 1 cl de blue curaçau, 1cl de parfait amour, 1 cl de gold liqueur e 1 cl de cognac.
Arc-en-Ciel IIComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 2 cl de creme fraises, 1 cl de cherry brandy, 1 cl de creme de menthe verde, 1 cl de bénèdictine e 1 cl de kümmel.
Arco-ÍrisComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 1 cl de creme de cacau escuro, 1 cl de creme de violetas, 1 cl de chartreuse amarelo, 1 cl de marrachino, 1 cl de bénèdictine, 1 cl de chartreuse verde e 1 cl de brandy.
ArdbergMarca de malt scotch whisky.
ArdbergMarca de malt scotch whisky.
ArdmoreMarca de malt scotch whisky.
ArealvaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vidigueira (Alentejo).
Ares da raiaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Argentine 78Composição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de grand marnier, 1,5 cl de gin, 1,5 cl de vermute seco, 1,5 cl de sumo de laranja e 2 dashes de angostura bitter.
ArikiOutra designação para raki.
ArintoCasta de uvas brancas cultivada em várias regiões.
Arinto Caves VelhasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bucelas.
AristocratMarca de whisky indiano.
ArmagnacÉ uma aguardente vínica produzida na região de armagnac em França, região situada no coração da Gasconha. A região está dividida em três sub-regiões que são: Haut-armagnac, Bas-armagnac e Ténarèse.
ArneirinhoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bairrada.
ArrackAguardente de origem indiana, obtida a partir de melaço de cana-de-açúcar e seiva de palmeira previamente fermentados.
Arte VelhaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vidigueira (Alentejo).
ArticMarca de licores italiana.
Artisan CaskTipo de whisky de malte escocês envelhecido num casco novo (first fill).
Artist's SpecialComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de scotch whisky, 2 cl de jerez seco, 1 cl de sumo de limão e 1 cl de groselha.
ArtosAmargo francês aromatizado com alcachofra.
ArvieMarca de água com gás francesa.
AsahiMarca de cerveja japonesa.
Asbach uraltMarca de aguardente vínica alemã.
AshbourneLicor Irladês obtido a partir e natas com whisky.
Asom BrosoMarca de tequila mexicana.
AstiEspumante italiano produzido na região de Piemonte. É obtido a partir de castas moscatéis e apresenta-se doce.
Asti RicadonnaMarca de vinho espumante produzido em Itália.
AstraMarca de cerveja alemã.
Atholl BroseLicor escocês obtido a partir de mel com whisky; Composição digestiva preparada em copo tipo pousse-café com: 3 cl scotch whisky e 1,5 cl de mel. Mexer os 2 ingredientes e adicionar 1,5 cl de natas no topo.
Atholl BroseComposição digestiva preparada em copo tipo pousse-café com 3 cl de scotch whisky e 1,5 cl de mel. Mexer os 2 ingredientes e adicionar 1,5 cl de natas no topo.
Atlantic breezeComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de rum branco, 2 cl de apricot brandy, 8 cl de sumo de limão, 8 cl de sumo de ananás. Adicionar 1 cl de grenadine no topo. Decorar com ananás e cereja.
Atom bombComposição digestiva preparada em cálice a licor com 2,5 cl de absinto e 2,5 cl de brandy.
Atta boyComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco e 3 gotas de grenadine.
AttyComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de gin, 1,5 cl de vermute seco, 3 gotas de absinto e 3 gotas de creme de violetas.
Aube RoséeComposição "after dinner" preparada no blender e servida em taça grande com 2,5 cl de gin, 2,5 cl de creme de coco e três morangos. Decorar com ananás e uma cereja.
Aube tropicaleComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin e 2 cl de sumo de laranja. Adicionar 2 cl de campari no topo.
AuchentoshanMarca de malt scotch whisky.
AuerhahnAmargo estomacal alemão.
AuroraComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vodka e 3 cl de parfait amour. Decorar com casquinha de limão.
AurumLicor italiano obtido a partir de tangerinas.
Aurum CocktailComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de vermute tinto e 1,5 cl de aurum.
AusleseDesignação usada nos vinhos alemães que significa selecção/escolha. As uvas para estes vinhos só podem ser vindimadas quando os cachos estão perfeitamente maduros.
AutmoreMarca de malt scotch whisky.
AveledaMarca comercial de aguardentes e vinhos.
AverhahnAmargo estomacal alemão.
AvernaAmargo estomacal italiano produzido na Sicília.
AvezeAmargo francês aromatizado com genciana.
AviationComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin e 2 cl de sumo de limão. Decorar com rodela de limão.
Aviation American GinGin originário de Portland, EUA, pertencente à categoria New Weastern Gin.
AviatorComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de dubonnet, 1,5 cl de vermute seco, 1,5 cl de vermute tinto e 1,5 cl de gin.
AwamoriAguardente destilada de arroz produzida na ilha de Okinawa (Japão).
AyingerMarca de cerveja alemã.
AyranBebida turca obtida a partir da mistura de yogurt com água e por vezes sal.
Azal da lixaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
B & BComposição digestiva preparada em balão com 2,5 cl de brandy e 2,5 cl de bénèdictine.
B. 52Composição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 2cl de creme de café, 2 cl de bailey’s e 2 cl de grand marnier.
B. 52 (versão II)Composição do grupo dos shots preparada por camadas em copo a shot com 2 cl de creme de café, 2 cl de bailey’s e 2 cl de absinto. Incendiar e servir a arder.
B. S. E. (branco seco especial)Vinho de mesa branco seco regional Terras do Sado.
BabosaCasta de uvas brancas cultivadas em diversas regiões.
Baby test tubeComposição tipo shot preparada em copo próprio com 5 cl de tequila e 1 cl de cointreau. Colocar 1 dash de leite no meio da bebida com o auxílio de 1 palhinha.
BabychamMarca de perada inglesa produzida por Showering Lta.
BacardiMarca internacional de rum original de Cuba. A bebida espirituosa mais vendida em todo o mundo, apreciada em mais de 170 países.
Bacardi 8Rum envelhecido durante 8 anos em pequenos barris de carvalho branco. Consumido preferencialmente simples ou com gelo.
Bacardi BreezerMarca de pré mix alcoólico produzido pela casa Bacardi.
Bacardi carta blancaRum branco originário de Cuba. Consumido simples, com gelo ou mixado.
Bacardi CiclónTipo de rum produzido pela casa “Bacardi” a partir de Bacardi Gold com aromas de agave e lima.
Bacardi CocktailComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de rum branco, 1, 5 cl de sumo de limão e l dash de grenadine.
Bacardi CôcoTipo de rum produzido pela casa “Bacardi” a partir de Bacardi aromatizado com côco.
Bacardi límonUma proposta contemporânea única com um sabor jovem e irreverente. Consumido simples, com gelo ou mixado.
Bacardi OTipo de rum produzido pela casa “Bacardi” a partir de Bacardi aromatizado com laranja.
Bacardi RazzTipo de rum produzido pela casa “Bacardi” a partir de Bacardi aromatizado com amoras.
Bacardi rigoMarca de pré-mix de baixo teor alcoólico obtido a partir de rum Bacardi, extractos de lima e água gaseificada.
Bacardi VanilaTipo de rum produzido pela casa “Bacardi” a partir de Bacardi aromatizado com baunilha.
BaccaratTipo de cognac produzido pela casa Camus.
BachusDeus do vinho segundo a mitologia romana.
Backer'sMarca de bourbon whiskey.
BadoitMarca de água com gás francesa.
BagaCasta de uvas tintas cultivadas em diversas regiões.
BagaceiraAguardente destilada a partir do bagaço da uva.
BagaçoOutra designação para aguardente destilada a partir do bagaço da uva.
BagpiperMarca de whisky indiano.
BaileysLicor irlandês obtido a partir de natas com whisky.
Bairrada Caves VelhasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bairrada.
BalalaikaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de sumo de limão e 2 cl de triple sec.
BalblairMarca de blended scotch whisky.
Balkan 176Marca de vodka bulgara com 176 proof ( 88% Vol.).
BallantinesMarca de blended scotch whisky.
Balli TraderComposição "after dinner" preparada em copo on-the-rocks com gelo, 4 cl de vodka e com 2 cl de pisang ambon.
Balling ScaleEscala de densidade criada por um químico checo. É usada para medir o grau de açúcar dos vinhos e é também conhecida por “palato”.
BallorMarca de licores italianos obtidos a partir de vodka.
BalthazarGarrafa de champagne com capacidade de 12 litros.
BalvenieMarca de malt scotch whisky.
BambooComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de jerez seco, 3 cl de vermute seco e 1 dash de orange bitter. Decora-se com casquinha de limão.
Banana blissComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy e 3 cl de creme de banana.
Banana DaiquiriComposição aperitiva preparada no liquidificador com gelo moído e servida em taça de cocktail dupla. 3 cl rum branco, 2 cl sumo de limão, 2 cl creme de banana* e ½ banana, decorar c/ 1 rodela de banana. * Em substituição do creme de banana e da banana pode usar-se puré de banana feito na proporção de 1 banana para 4 cl de creme de banana.
Bandeira italianaComposição tipo pousse-café preparada por camadas em copo próprio com 2 cl de xarope de grenadine, 2 cl de anisette e 2 cl de creme de menthe verde.
BanjinoComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de sumo de laranja e 4 gotas de creme de banana.
BansheeComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça grande com gelo moído. 1,5 cl de creme de cacau branco, 1,5 cl de creme de banana, 3 cl de natas e 1 dash xarope de açúcar.
BanyulsTipo de vinho fortificado, doce, produzido na localidade do mesmo nome na região do Midi, ao sul da França, a partir das uvas grenache.
BarEstabelecimento similar de hotelaria que fornece bebidas a copo para serem consumidas no próprio local mediante remuneração. O seu nome diz-se derivar da corrupção da palavra «barre» (barra), devido à barra usada nos balcões, cópia de antigas tabernas francesas.
BaraccasComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de vermute tinto e 2 cl de fernet branca.
Barack PalinkaAguardente húngara obtida a partir da destilação de damascos.
Barão de FigueiraMarca de vinho regional das Beiras.
Barão de ForesterPersonalidade ligada ao estudo da região do Douro. Tipo de vinho do Porto da casa OFFLEY.
BarbaraComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de creme de cacau escuro e 2 cl de natas.
BarbeitoMarca de vinho da Madeira.
BarbicanComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de whisky escocês, 1 cl de drambuie e 1 cl de sumo de maracujá.
BarbiereMarca italiana de amargos e licores.
Barbieri BitterMarca de amargo aperitivo italiano.
Barca VelhaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
BarcelóMarca de rum produzido na República Dominicana.
BardinetMarca de brandy francês.
BarenMarca de vodka alemã.
BärenfangMarca de licor alemão aromatizado com mel.
BärenfangMarca de licor alemão aromatizado com mel.
BärenjägerMarca de licor alemão aromatizado com mel.
BärenjägerMarca de licor alemão obtido a partir de mel.
BarkeeperDesignação inglesa para chefe de bar.
Barley WineTipo de cerveja de alta fermentação de origem inglesa, bastante alcoólica, escura e com forte sabor a cevada.
BarlistDesignação inglesa para carta de bar «lista de preços».
BarmaidDesignação inglesa para o profissional de bar de sexo feminino.
BarmanDesignação inglesa para o profissional de bar do sexo masculino.
BaronComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco, 4 gotas vermute tinto e 6 gotas de curaçau.
Baron de BrouMarca de champagne francês.
Baron de LustracMarca de armagnac.
Baron de SogognacMarca de armagnac.
Baron OtardMarca de cognac francês.
Baron Saint FausteMarca de armagnac.
BaronialComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 5 cl de lillet, 1 cl de lemon gin, 2 dashes de angostura bitter 2 dashes de cointreau.
BarracudaComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de rum escuro, 1 cl de galliano, 2 cl de sumo de ananás, 1 cl de sumo de lima ou limão e 2 dashes de xarope de açúcar. Preenche-se com espumante. Decora-se com rodela de limão e cereja.
Barrel Proof BourbonTipo de whisky bourbon não desdobrado com água, “engarrafado com o grau alcoólico que tiver no momento do engarrafamento”.
BarrocãoCaves situadas na Fogueira-Anadia, produtoras de vinhos, espumantes e aguardentes.
BarspoonDesignação inglesa para a colher de bar de cabo comprido com um pilão na ponta, usada para misturar as bebidas no copo misturador.
BartenderDesignação americana para o profissional de bar do sexo maculino.
Bartender CocktailComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de gin, 1,5 cl de jerez seco, 1,5 cl de dubonnet, 1,5 cl de vermute seco e 1 dash de grand marnier.
BartissolMarca de Vin Doux Naturel francês.
BartonMarca de vodka produzida nos Estados Unidos da América. Marca de bourbon whisky, vodka e gin.
Bas ArmagnacSub-região da região de Armagnac.
Basil Hayden'sMarca de bourbon whiskey.
BassMarca de cerveja inglesa.
Bass WyattComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de cherry brandy, 2 cl de sumo de limão e 4 gotas de orange bitter. Polvilha-se com pó de baunilha e noz-moscada.
BastardoCasta de uvas tintas cultivadas em diversas regiões.
Batida de abacaxiComposição brasileira preparada no blender com 1 rodela de abacaxi, 2 cl de leite condensado e 4 cl de aguardente de cana. Serve-se em copo médio com gelo moído.
Batida de bananaComposição brasileira preparada no blender com 1 banana, 2 cl de leite condensado e 4 cl de aguardente de cana. Serve-se em copo médio com gelo moído.
Batida de cocoComposição brasileira que se encontra engarrafada sob a forma de licor. É obtida a partir de aguardente de cana, coco e leite condensado. Nalgumas zonas do Brasil é ainda adicionado amendoim.
Batido de bananaComposição fortificante não alcoólica preparada no blender com 1 banana, 12 cl de leite frio e 15 g de açucar. Servir em copo longo.
Batido de ChocolateComposição fortificante, não alcoólica, preparada no liquidificador e servida em copo longo com 15 g de chocolate em pó, 12 cl de leite frio e 15 g de açúcar.
Batido de GroselhaComposição fortificante preparada no shaker e servida em copo longo com 5 cl de xarope de groselha e 12 cl de leite frio.
Batido de MorangoComposição fortificante, não alcoólica, preparada no liquidificador e servida em copo longo com 3 morangos, 12 cl de leite frio e 15 g de açúcar.
Batidos (milk shakes)São composições fortificantes feitas a partir de leite com frutas, chocolate, xaropes ou gelados.
Baumé ScaleEscala de densidade criada por Antoine Baumé. É usada para medir o grau de açúcar dos vinhos em muitos países.
BavariaMarca de cerveja holandesa.
BawlsMarca de high energy drink.
BaybreezeComposição refrescante preparada em copo longo com 4 cl de vodka, 10 cl de sumo de ananás e 10 cl de sumo de arando acre.
BeamishMarca de cerveja irlandesa.
BeaufortMarca francesa produtora de licores.
BeautifulComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 1 cl de rum escuro, 1 cl de sumo de limão, 0,5 cl de triple sec e 0,5 cl de xarope de grenadine.
Bebidas (classificação)Em relação à sua grande variedade e tipos de bebidas podem classificar-se em alcoólicas e não alcoólicas.
Bebidas (definição)As bebidas podem ser definidas como sendo géneros alimentícios líquidos que servem especialmente para combater a sede, nutrir ou estimular, dependendo das suas características.
Bebidas AlcoólicasAs bebidas alcoólicas podem dividir-se em três grupos: Fermentadas (vinho, cerveja, cidra, perada, saké, etc.); Destiladas ou espirituosas (aguardentes, licores e anisados) e Compostas (vínicos e amargos).
Bebidas Alcoólicas DestiladasDestiladas ou Espirituosas: São as que se obtêm através da destilação alcoólica de produtos fermentados que contém álcool. Classificam-se neste grupo as aguardentes, os licores e os anisados.
Bebidas Alcoólicas FermentadasSão as que se obtém através da fermentação alcoólica dos sumos de frutos, sucos de plantas ou cereais sacarificados. Classificam-se neste grupo o vinho, a cerveja, a cidra, a perada, o saké, etc.
Bebidas não alcoólicasÁguas, sumos, refrigerantes, xaropes, leite, café, chá e cacau.
BecherovkaAmargo estomacal checo.
Beck’s bierMarca de cerveja alemã.
BeeComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de vodka, 2 cl de sumo de limão, 1 cl de mel e 1 cl de mandarine. Preencher com sumo de laranja. Decorar com 3 cerejas, limão e hortelã.
BeefeaterMarca de London dry gin.
BeerenausleseDesignação para os vinhos alemães cujas uvas são colhidas bago a bago em estado de maturação perfeitos.
Before Dinner DrinkBebida que se toma antes de uma refeição para estimular o apetite. São normalmente misturas de sabor amargo ou seco, curtas e alcoólicas.
BeliniComposição aperitiva ou refrescante preparada em flûte com 4 cl de sumo de pêssego e 10 cl de espumante natural.
Bell’sMarca de blended scotch whisky.
Belle de BrilletLicor francês obtido a partir de cognac com peras “william”.
Belle VueMarca de cervejas de fermentação espontânea produzidas em Bruxelas.
BelmontComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 2 cl de grenadine e 1 cl de natas.
BelvedereMarca de vodka polaca.
BelzebuthMarca de cerveja francesa.
BenchmarkMarca de bourbon whiskey.
BénèdictineLicor francês que começou por ser fabricado no século XVI pelos monges bénèdictinos cuja divisa é «deo óptimo máximo» (DOM) que significa «A deus muito grande e muito bom». Produz-se actualmente em Fécamp a partir de 27 plantas entre as quais: hissopo, angélica, mirra e erva cidreira.
BennettComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de gin, 1,5 cl de sumo de limão e 3 gotas de angostura.
BennevisMarca de malt scotch whisky.
BenrinnesMarca de malt scotch whisky.
BenromachMarca de malt scotch whisky.
BentleyComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de apple jack ou calvados e 3 cl de dubonnet
BeretaComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de vermute seco, 2 cl de gin, 2 cl de orange curaçau e 2 dashes de angostura bitter. Preencher com vinho branco.
BereznikoffMarca de vodka.
BergerAnisado francês, obtido a partir da destilação de anis. Comercializa-se em duas cores, branco e castanho.
Berlinder KindlMarca de cerveja alemã.
Berlinner weisseCerveja feita em Berlim (Alemanha) a partir de malte trigo e cevada com elevado teor de gás carbónico.
Bermuda RoseComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1 cl de apricot brandy, 1 cl de grenadine e 1 cl de sumo de limão.
BerriachMarca de malt scotch whisky.
BerruecoMarca de tequila mexicana.
Berry WallComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de vermute tinto, 3 cl de gin e 2 dashes de curaçau.
BetonPré-mix alcoólico checo, obtido a partir de amargo becherovka com tónica.
Betty JamesComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de sumo de limão e 1,5 cl de marrachino.
Between-the-sheetsComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum branco, 2 cl de brandy, 2 cl de cointreau e 1 dash de sumo de limão.
BevelandMarca espanhola produtora de licores.
BiancoTipo de vermute branco doce.
BiancosartiAmargo aperitivo italiano.
BiarritzComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1 cl de curaçau e 1,5 cl de sumo de ananás.
Bica AbertaProcesso de vinificação pelo qual se obtêm os vinhos brancos e alguns rosés. Por este processo as partes sólidas do mosto são separadas logo após o esmagamento das uvas, fermentando desta forma só o líquido.
Bich’s specialComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de lillet e 2 gotas de angostura bitter. Decora-se com 1 casquinha de laranja.
BicherinCafé preparado e servido da seguinte forma: 1/3 do copo com chocolate quente 1/3 café 1/3 natas
BierbrandDesignação para aguardentes obtidas a partir da destilação de cerveja. São também conhecidas por eau de vier de biérre.
BiffyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de ponche sueco e 1,5 cl de sumo de limão.
Big BossMarca de Gin portuguesa.
Big boyComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de triple sec e 1,5 cl de xarope de limão.
BijouComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de chartreuse, 2 cl de vermute tinto e 2 gotas de orange bitter. Decora-se com 1 cereja e casquinha de laranja.
Billy hamiltonComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de orange curaçau, 2 cl de creme de cacau escuro e 1 dash de clara de ovo.
Bird of ParadiseComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de tequila, 1,5 cl de creme de cacau branco, 1,5 cl de amaretto e 1,5 cl de natas.
BirnengeistDesignação alemã para as aguardentes obtidas a partir de pêras. Podem também ser designadas por birnenwasser.
BirnenwasserDesignação alemã para as aguardentes obtidas a partir de peras. Podem também ser designadas por birnengeist.
BishopComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum escuro, 2 cl de vinho tinto, 2 cl de sumo de limão e 4 gotas de groselha.
BisottiMarca de espumante italiano.
BisquitMarca de cognac francês.
BitburguerMarca de cerveja alemã.
BitterTermo inglês para classificar as bebidas de gosto amargo.
Bitter BeerTipo de cerveja de alta fermentação de origem inglesa, escura e amarga.
Bitter CinzanoAmargo aperitivo italiano de cor vermelha.
Bitter CocktailComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de chartreuse verde, 1,5 cl de sumo de limão e 2 gotas de absinto.
Bitter LemonRefrigerante obtido a partir de água gaseificada, sumo de limão, açúcar e quinino.
Bitter MartiniAmargo aperitivo italiano de cor vermelha.
Black & WhiteMarca de blended scotch whisky.
Black BoosterMarca de high energy drink.
Black BottleMarca de blended scotch whisky.
Black bottomComposição fortificante preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1 gema de ovo, 3 cl de chartreuse amarelo, 2 cl de amer picon e 1 cl de xarope de grenadine.
Black BullMarca de blended scotch whisky. Composição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl tequila e 3 cl de vandermint.
Black CockMarca de blended scotch whisky.
Black DeathMarca de vodka luxemburguesa.
Black in WhiteComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de leite com chocolate e 2 cl de curaçau branco.
Black JacketComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de frangelico, 2 cl de creme de café, 1 cl de vodka e 1 cl de natas. Decorar com 3 grãos de café.
Black LadyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vodka, 3 cl de cointreau e 1 dash de sumo de limão.
Black MagicComposição refrescante preparada em flûte com 4 dashes de sumo de uva e 2 dashes de mandarine. Preenche-se com espumante natural. Decora-se com 2 bagos de uva (1 submerso e 1 no bordo do flûte).
Black RussianComposição "after dinner" preparada em copo on-the-rocks com gelo, 4 cl de vodka e 2 cl de creme de café.
Black StripeComposição do grupo dos hot drinks preparada em copo para bebidas quentes com 5 cl de rum escuro e 1 cl de mel. Preenche-se com água a ferver.
Black VelvetMarca de whisky canadiano. Composição refrescante preparada em copo médio com 10 cl de cerveja preta (stout) fria com 10 cl de champagne ou espumante.
BlackbarrelMarca de grain scotch whisky.
Blackberry LiqueurLicor de origem inglesa obtido a partir de amoras silvestres.
Blackwood'sMarca de gin produzida da Escócia.
Blair AtholMarca de malt scotch whisky.
Blanc de BlancsDesignação para o champagne obtido a partir de uvas chardonnay; Vinho branco preparado a partir exclusivamente de uvas brancas. Esta designação é principalmente usada na região de Champagne.
BlancheComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de triple sec, 2 cl de anisette e 2 cl de curaçau branco.
BlancoTipo de tequila incolor (nova).
Blandy’sMarca de vinho da Madeira.
Blanquette de limouxEspumante francês produzido na região de Languedoc.
Blanton'sMarca de bourbon whiskey.
BlavodMarca de vodka negra aromatizada com cauchu.
Blended Malt WhiskyTipo de whisky de malte obtido a partir de whiskies de malte provenientes de várias destilarias.
Blended Scotch WhiskyWhisky produzido na Escócia a partir de uma mistura de malt whisky com grain whisky.
BlenderUtensílio eléctrico munido de um copo com um triturador (liquidificador).
BlendzMarca de refrigerantes.
BlentonComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco e 2 gotas de angostura bitter.
BlériotComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de vermute seco, 1 cl de peach bitter e 1 cl de cherry brandy.
Bling H2OMarca de água dos EUA, cuja garrafa é decorada com cristais “swarovski”.
Block and FallComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de cointreau, 2 cl de apricot brandy, 1 cl de anisete e 1 cl de apple jack ou calvados.
Blood and SandComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1, 5 cl de scotch whisky, 1,5 cl de sumo de laranja, 1,5 cl de cherry brandy e 1,5 cl de vermute tinto.
Blood HoundComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de vermute tinto, 1,5 cl de vermute seco e 2 morangos esmagados.
Blood TransfusionComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 3 cl de sumo de limão e 4 gotas de grenadine.
BloodshotComposição revigorante preparada em copo médio com 3 cl de vodka, 2 cl de consomé frio, 6 cl de sumo de tomate, 1 dash de sumo de limão, 1 dash de molho inglês, sal e pimenta.
Bloody BullComposição revigorante preparada em copo médio com 4 cl de vodka, 6 cl de consomé frio, 6 cl de sumo de tomate, sal, pimenta, 1 dash de molho inglês e 1 dash de sumo de limão.
Bloody MaryComposição revigorante preparada em copo médio com 4 cl de vodka, 10 cl de sumo de tomate, 2 gotas de sumo de limão, 2 gotas de molho inglês, sal, pimenta e 2 gotas de molho picante (opcional). Decora-se com ½ rodela de limão.
BloomGin floral, no qual prevalece o saber de madressilva e pomelo.
Blue AngelComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de natas, 1 cl de blue curaçau, 1 cl de parfait amour e 1 dash de sumo de limão.
Blue BirdComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de gin, 1,5 cl de blue curaçau e 2 dashes de angostura bitter.
Blue blazer IComposição do grupo dos hot drinks preparada em copo para bebidas quentes com 4 cl de sctoch whisky, 8 cl de água quente e 8 g de açúcar. Decorar com 1 casca de limão.
Blue blazer IIComposição do grupo dos hot drinks preparada em copo para bebidas quentes com 4 cl de irish whiskey, 1 cl de sumo de limão, 1 cl de mel e 8 cl de água quente.
Blue BoarComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de vodka, 1 cl de drambuie, 1 cl de blue curaçau, 1 dash de sumo de limão e 1 dash de clara de ovo. Decorar com uma cereja e um raminho de hortelã.
Blue BottleComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de blue curaçau e 1,5 cl de sumo de maracujá.
Blue HawaiianComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com gelo moído. Preparar com 3 cl de rum branco, 1,5 cl de blue curaçau, 6 cl de sumo de ananás e 3 cl de creme de coco.
Blue heavenComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo médio com gelo moído. Preparar com 1,5 cl de rum branco, 0,5 cl de amaretto, 0,5 cl de blue curaçau, 0,5 cl de sumo de lima e 3 cl de sumo de ananás. Decorar com 1 triângulo de ananás e 1 cereja.
Blue JacketComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de blue curaçau e 1,5 cl de orange bitter.
Blue LadyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de blue curaçau, 2 cl de sumo de limão e 1 dash de clara de ovo.
Blue lagoon IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vodka, 2 cl de sumo de limão e 1 cl de blue curaçau. Decoração (opcional) 1 casquinha de limão.
Blue lagoon IIComposição refrescante preparada em copo longo com 5 cl de gin e 1 cl de blue curaçau. Preenche-se com limonada gaseificada. Decorar com ½ rodela de laranja e 1 cereja.
Blue lagoon IIIComposição refrescante preparada em copo longo com 3 cl de vodka e 3 cl de blue curaçau. Preenche-se com limonada gaseificada. Decorar com ½ rodela de laranja e 1 cereja.
Blue MondayComposição aperitiva prepara no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de vodka, 1,5 cl de triple sec e 1 dash de blue curaçau.
Blue MoonComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de gin, 1 cl de blue curaçau, 1 cl de triple sec e 1 cl de sumo de ananás, preencher com limonada gaseificada. Decorar com ananás e cereja verde.
Blue Mountain CoffeeTipo de café de alta qualidade, bastante caro, produzido na Indonésia.
Blue RibandComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2,5 cl de gin, 2,5 cl de triple sec e 1 cl de blue curaçau.
Blue RibbonGin de nacionalidade espanhola.
Blue SeaComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de vodka, 1 cl de blue curaçau e 2 cl de batida de coco. Preencher com limonada gaseificada. Decorar com limão, laranja e cereja.
Blue SeeComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de vodka, 1 cl de sumo de ananás, 1 cl de blue curaçau e preencher com bitter lemon. Decorar com uma rodela de limão, casca de laranja, limão e cereja.
Blue Sky IComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vodka e 3 cl de blue curaçau. Decora-se com uma casquinha de limão.
Blue Sky IIComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em copo tipo flip com 3 cl de batida de coco e 3 cl de creme de menta azul. Decorar com uma cereja e hortelã.
Blue StarComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de blue curaçau, 1 cl de lillet e 1 cl de sumo de laranja.
Blue tonicMarca de Água tónica espanhola.
Blue TrainComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de triple sec, 1, 5 cl de sumo de limão e 2 gotas de blue curaçau.
Blue Train SpecialComposição aperitiva preparada no copo médio com gelo moído, 2 cl de brandy, 2 cl de xarope de ananás e 2 cl de espumante natural.
Blue-do-itComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo médio com 1,5 cl de gin, 1,5 cl de vodka, 1,5 cl de tequila, 1,5 cl de blue curaçau, 3 cl de sumo de limão e 1 dash de clara de ovo. Preenche-se com água gaseificada.
Blue-tail-flyComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de blue curaçau, 1,5 cl de creme de cacau branco e 1,5 cl de natas.
BluecoatMarca norte-americana de do estilo New Western Gin, que tem a particularidade de ter menor predominância de zimbro na sua composição.
BoalCasta de uvas branca cultivada em diversas regiões. O nome desta casta quando colocado numa garrafa de vinho da Madeira indica que o vinho é do tipo meio-doce.
Bobby BurnsComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de scotch whisky, 3 cl de vermute tinto e 2 dashes de bénèdictine.
BocchinoMarca de grappa.
Bois ComunsSub-região da região de Cognac.
Bois ordinairesSub-região da região de Cognac.
BoissiereMarca de vermute italiano.
BollingerMarca de champagne francês.
BollõtâMarca de Gin português.
BoloComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 1,5 cl de sumo de laranja, 1,5 cl de sumo de limão e 2 dashes de xarope de açúcar.
BolsMarca holandesa produtora de licores, aguardentes e xaropes.
Bomba AtómicaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin e 2 cl de bénèdictine.
BombayMarca de London dry gin.
Bombay CocktailComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de vermute tinto, 1,5 cl de vermute seco, 1 dash de pernod e 2 dashes de orange curaçau.
Bombay SapphireGin super premium, de aroma e sabor distintivo com uma aparência única. Bombay Sapphire é elaborado segundo um método exclusivo, datado de 1761, que destila em separado os cereais e as plantas aromáticas, ao contrário dos outros gins. Bombay Sapphire utiliza 10 plantas aromáticas enquanto a maioria dos gins utilizam 4 a 6.
BommerlunderMarca de aquavit alemã.
Bon Accord 67Composição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de scotch whisky, 1,5 cl de drambuie, 1,5 cl de apricot brandy, 2 gotas de cherry brandy, 2 gotas de orange bitter e 2 gotas de sumo de limão.
Bon-SecourMarca de cerveja belga.
Bonded BourbonTipo de whiskey bourbon com pelo menos 4 anos de idade e graduação alcoólica de 100 proof “50% Vol.”.
Bonito BitterAmargo estomacal alemão.
Bons BoisSub-região da região de Cognac.
Booker'sMarca de bourbon whiskey.
Bookseller's Special PridComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de apple brandy e 1,5 cl de sumo de laranja. Colocar 1 dash de orange curaçau no topo e decorar com uma cereja verde.
BoomerangComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rye whisky, 2 cl de ponche sueco, 2 cl de vermute seco, 4 gotas de sumo de limão e 4 gotas de angostura bitter.
BoomsmaAmargo estomacal holandês.
BoonekampAmargo estomacal alemão.
BoonoonoosComposição refrescante preparada em caneca grande com 2 cl de rum escuro, 2 cl de rum branco, 1 cl de sumo de manga, 2 cl de sumo de laranja, 1 cl de sumo de limão, 3 dashes de angostura bitter e 2 dashes de xarope de orchata. Preenche-se com água gaseificada. Decora-se com ½ rodela de ananás e 1 cereja.
BoosterComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de brandy, 1 clara de ovo e 4 gotas de curaçau. Polvilhar com nóz-moscada.
BordeauxRegião vinícola francesa produtora de vinhos tintos e brancos, composta por várias denominações entre as quais; Medoc, Graves, Pulliac, Margaux, etc…
Bordeaux MousseuxEspumante francês produzido na região de Bordeaux.
BorderiesSub-região da região de Cognac.
BorgesMarca de vinhos e aguardentes.
Borrado das MoscasCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
BorricaMarca de rum originário da Jamaica.
BoruMarca de vodka irlandesa.
Bosford’sMarca de London dry gin consumido habitualmente com água tónica, gelo e limão ou mesmo só com gelo. Bosford’s é uma bebida leve e refrescante, de sabor agradável.
Bosom caresserComposição fortificante preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1 cl de orange curaçau, 1 gema de ovo e 2 dashes de grenadine.
Bossa NovaComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2,5 cl de rum branco, 2,5 cl de galliano e 1 cl de apricot brandy.
Bossa Nova SpecialComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com gelo moído, 2 cl de rum branco, 2 cl de galliano, 1 cl de apricot brandy, 1 cl de sumo de limão, 3 gotas de clara de ovo e preencher com sumo de ananás. Decorar com uma rodela de laranja, ananás e cereja.
Boston shakerDesignação para o shaker composto unicamente por dois corpos.
BotranMarca de rum produzido na Guatemala.
BottleDesignação inglesa para garrafa.
BottlegreenMarca inglêsa de refrigerantes.
BoukhaAguardente destilada a partir de figos produzida na Tunísia.
BounoukBebida fermentada produzida na África ocidental a partir de seiva de palmeira.
Bourbon FogComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de bourbon whisky, 2 cl de café frio e 2 cl de gelado de baunilha.
Bourbon WhiskeyTipo de whiskey americano elaborado a partir da fermentação de 65 a 80 % de milho com centeio e cevada, sendo envelhecido em barris de carvalho novos, no mínimo durante 2 anos. 99% de bourbon é produzido no Kentucky. Bourbon é comparável com um single malt scotch ou whisky irlandês.
BourbonellaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de bourbon whiskey, 1,5 cl de vermute seco, 1,5 cl de orange curaçau e 1 dash de grenadine.
Bourgogne et BeaujolaisRegião vinícola francesa, composta por várias sub-regiões como por exemplo; Chablis, Cotê de Nuit, Cotê de Beaune, Cotê Chalonaise, Mâconnaise e Beaujolais.
BowenMarca de cognac francês.
Bowman'sMarca de canadian whisky.
BowmoreMarca de malt scotch whisky.
BoylanMarca de Água tónica criada em 1891, em Nova Iorque.
BraccobaldoComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de campari, 2 cl de sumo de ananás e 2 cl de sumo de laranja. Decorar com triângulo de ananás.
BracieuxMarca de champagne francês.
BrahmaMarca de cerveja e refrigerantes brasileira.
Brain Storm IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 5 cl irish whiskey, 4 gotas de fradictine e 4 gotas de vermute seco. Decorar com uma casquinha de limão.
Brain Storm IIComposição aperitiva preparada no copo misturador e servido em taça a cocktail com 3 cl de scotch whisky, 1, 5 cl de bénèdictine e 1,5 cl de vermute tinto. Decorar com uma rodela de laranja.
Branca MentaComposição preparada a partir de Fernet Branca com Creme de menta. Pode encontrar-se já engarrafada e pronta para consumo.
Branco ValenteCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
BrandaMarca de aguardente de cana produzida na ilha da Madeira.
BrandweinDesignação alemã para designar as aguardentes obtidas a partir da destilação de vinho. Ainda conhecidas por “brennwein” ou “branntwein”.
BrandySignifica vinho destilado (aguardente de vinho). Pela legislação portuguesa considera-se brandy o produto resultante da destilação de vinho com envelhecimento mínimo, em cascos, de seis meses podendo apresentar características conferidas pela adição de benfeitorias.
Brandy 1900Marca de brandy espanhola.
Brandy 1920Marca de brandy nacional.
Brandy BlaserComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 1 cubo de açúcar e 5 cl de brandy. Decorar com casquinha de limão e casquinha de laranja.
Brandy CobblerComposição refrescante preparada em taça grande com gelo moído: ½ pêssego em calda, 3 cl de brandy, 1 cl curaçao branco e 1 cl de xarope de grenadine. Decora-se com 3 cerejas verdes e 3 vermelhas.
Brandy CrustaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça grande com 4 cl de brandy, 2 cl sumo de limão, 5 g de açúcar, 2 gotas de marrachino e 2 gotas de angostura bitter. Reborda-se a taça com açucar e decora-se com casca de limão em espiral.
Brandy Egg NogComposição fortificante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de brandy, 1 ovo e 15 g de açucar. Preenche-se com leite frio ou quente e polvilha-se com nóz moscada ou canela.
Brandy GuinessComposição tipo "shot" preparada por camadas, com: 3 cl de sambuca negra e 3 cl de baileys.
Brandy GumpComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 3 cl de sumo de limão e 2 dashes de xarope de grenadine.
Brandy MeltComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de creme de café e 1,5 cl de natas. Polvilhar o topo com nóz-moscada.
Brandy ou BrandeÉ sinónimo de vinho destilado (aguardente de vinho). Segundo a legislação portuguesa, considera-se brandy o produto resultante da destilação de vinho com envelhecimento mínimo, em cascos, de seis meses, podendo apresentar caraterísticas conferidas pela audição de benfeitorias.
Brandy SmasheComposição refrescante preparada em copo on-the-rocks com gelo moído, 10 g de açúcar granulado, 5 folhas de hortelã esmagadas, 1 dash de água e 4 cl de brandy. Decora-se com uma rodela de laranja, uma rodela de limão e uma cereja.
BrandymelLicor português fabricado em Portimão a partir de aguardente de medronho com mel.
BranntweinDesignação alemã para designar as aguardentes obtidas a partir da destilação de vinho. Ainda conhecidas por “brennwein” ou “brandwein”
BrännvinDesignação sueca para aguardente de cereais e ou batata.
BranquinhaMarca de aguardente de cana produzida na ilha da Madeira.
Braulio AmaroMarca de amargo aperitivo italiano.
Brave bullComposição after dinner preparada em copo on-the-rocks com 3 cl de tequila e 3 cl de creme de café.
BrazilComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de jerez seco, 3 cl de vermute seco, 1 dash angostura bitter e 1 dash de pernod. Decorar com casquinha de limão.
Breakfast IComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de Porto tinto, 1,5 cl de creme de cacau escuro, 1,5 cl de sumo de limão, 2 dashes de rum escuro e 1 dash de clara de ovo. Polvilhar o topo com noz-moscada.
Breakfast IIComposição fortificante preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de grenadine e 1 clara de ovo.
Brecon GinMarca de Gin do País de Gales.
BreezerPré-mixes alcoólicos produzidos pela marca Bacardi.
Brendan's (saint)Licor irlandês obtido a partir de natas com whisky.
BrennansMarca de irish whiskey.
BrennivinAguardente produzida na Islândia a partir da destilação de batatas e aromatizada com alcaravia.
BrennweinDesignação alemã para designar as aguardentes obtidas a partir da destilação de vinho. Ainda conhecidas por “brandwein” ou “branntwein”.
BricoutMarca de champagne francês.
BridãoMarca de vinho de mesa produzida na denominação de origem Cartaxo (Ribatejo).
BrigandMarca de cerveja belga.
BrisaMarca de refrigerantes da Ilha da Madeira.
BritvicMarca de Água tónica britânica.
Brix ScaleEscala de densidade criada por Adolf F. Brix. É usada principalmente na Áustria para medir o grau de açúcar dos vinhos.
BrockmansGin de nacionalidade inglesa.
BrogansMarca de licor produzido na Irlanda a partir de natas com irish whiskey.
Broker'sMarca inglesa de London Dry Gin.
Broker'sMarca London dry gin.
BronxComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1cl de vermute tinto, 1 cl de vermute seco e 1 cl de sumo de laranja.
Bronx expressComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de vermute tinto, 2 cl de sumo de laranja e 1 dash de pernod.
Bronx silverComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 1 cl de vermute tinto, 1 cl de sumo de laranja, 1 cl de vermute seco e 1 clara de ovo.
Bronx TerraceComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco e 1 dash de sumo de lima. Decorar com uma cereja.
BrooklynComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de rye whiskey, 3 cl de vermute tinto, 1 dash de marrachino e 1 dash de amer picon.
BroraMarca de malt scotch whisky.
Brown BeerCerveja de alta fermentação de origem inglesa.
Brown CowComposição fortificante preparada em copo longo com 5 cl de creme de café e preenchida com leite frio.
BrugalMarca de rum produzido na República Dominicana.
Bruichladdich IslayMarca de malt scotch whisky produzido na Escócia.
BrutDesignação francesa para espumantes e champagnes do tipo bruto.
Brut de FramboiseEspumoso gaseificado francês aromatizado com extractos de framboesa.
Brut de KiwiEspumoso gaseificado francês aromatizado com extractos de kiwi.
Brut de PecherEspumoso gaseificado francês aromatizado com extractos de pêssego.
BrutosMarca de blended scotch whisky.
Bucanero CervejaMarca de cerveja cubana.
Bucanero CervejaMarca de cerveja cubana.
Bucanero RumMarca de rum cubano.
Bucanero RumMarca de rum cubano.
Bucelas Caves VelhasMarca de vinho branco de mesa produzido na denominação de origem Bucelas.
Buck’s fizzComposição refrescante preparada em flûte com 4 cl de sumo de laranja e 10 cl de espumante natural. Decorar com rodela de laranja.
BuckinghamMarca de London Dry Gin.
BucklerMarca de cerveja sem álcool holandesa.
Bud (budweiser)Marca de cerveja norte americana.
BudelsMarca de cerveja alemã.
Bufalo TraceMarca de bourbon whiskey.
BulldogMarca de Gin premium que possui na sua composição 12 botânicos de 4 continentes diferentes. É um Gin quatro vezes destilado, triplo filtrado.
BullephantMarca de cerveja sueca.
BullshotComposição revigorante preparada em copo longo com 4 cl de vodka, 1 dash de sumo de limão, 2 dashes de molho inglês e sal. Preenche-se com consomé frio.
BundabergMarca de rum produzido na Austrália.
BunnahabhainMarca de malt scotch whisky.
BuondiMarca portuguesa de café.
Burg SchoneckMarca de espumante alemão.
BurmesterMarca de vinho do Porto.
BurnMarca de high energy drink.
BurstMarca de high energy drink.
BushMarca de cerveja belga.
BushmillsMarca de irish whiskey.
Bushmills CreamLicor irlandês obtido a partir de natas com whiskey “Bushmills”.
BusnelMarca de aguardente Calvados.
ButterflyComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de vodka, 1 cl de mandarine, 1 cl de xarope de morango e 1 cl de natas. Preencher com limonada gaseificada. Decorar com cerejas, limão, laranja e hortelã.
ButterscotchLicor obtido a partir de caramelo.
Buttershots CaramelLicor holandês obtido a partir de caramelo.
ByhrrVinho quinado produzido em França.
ByteMarca de pré-mix de fraca graduação alcoólica, obtido a partir de álcool de origem agrícola com água, açúcar, sumo e extractos de laranja ou limão.
CabaretComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de gin, 1 cl de vermute seco, 0,5 cl de bénèdictine e 1 dash de angostura bitter. Decora-se com 1 cereja.
Cabeça de BurroMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Cabernet SauvignonCasta de uvas tintas cultivada em diversas regiões.
Cabeza NegraMarca de rum mexicano.
Cabin StillMarca de bourbon whiskey.
Cacau Mit NussDesignação alemã para licores de cacau aromatizados com avelã.
CachaçaCachaça, pinga ou canha é o nome dado à aguardente de cana, uma bebida alcoólica tipicamente brasileira.
Cachaça 51pirassununga – Marca de aguardente de cana produzida no Brasil.
CachiriÉ uma designação usada no Brasil para a cachaça. A mesma designação é ainda usada num tipo de licor produzido na Guiana.
CaciqueMarca de rum originário de Venezuela.
Cadbury's CreamLicor inglês obtido a partir de natas com brandy.
CaféBebida estimulante obtida a partir da infusão em água quente das sementes do cafeeiro após torradas e moídas.
Café à ItalianaCafé expresso servido curto. (cerca de 4/5 cl).
Café Bom BomCafé servido em copo com 3 cl de leite condensado e 6 cl de café quente.
Café CremeDesignação usada para classificar alguns licores obtidos a partir do café.
Café de BalãoCafé preparado em aparelho especial composto por um funil, filtro, bola, suporte e lamparina. (também conhecido por kona coffee).
Café de ParisComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 1 cl de natas, 1 clara de ovo e 1 dash de anisette.
Café ExpressoCafé tirado em máquina de pressão. (cerca de 6/7 cl).
Café MacchiatoCafé normalmente servido em copo com uma grande quantidade de espuma de leite no topo. Actualmente existem outras variantes c/adição de licores. Por exemplo: Amaretto macchiato.
Café OrientalLicor alemão obtido a partir do café.
Café RistrettoCafé curto tirado em máquina de pressão (expresso à italiana).
Café VienenseCafé servido frio em copo, com chantily no topo.
CaipirãoComposição preparada no próprio copo médio com uma lima partida em oitavos, 5 cl de licor beirão e gelo moído. OBS: Esmagar a lima, adicionar o licor, mexer e juntar o gelo.
CaipirenseMarca de aguardente de cana brasileira.
CaipirinhaComposição típica brasileira preparada no próprio copo médio com gelo partido. 1 lima partida em oitavos, 10 g de açúcar e 5 cl de aguardente de cana. Obs: Esmagar a lima com o açúcar, adicionar a aguardente, mexer e juntar gelo.
CaipiríssimaComposição refrescante preparada em copo baixo a partir de uma lima cortada em cruz à qual se acrescentam 3 a 4 colheres de açúcar e 2 cubos de gelo picado, sendo estes calcados com o pilão até formarem uma calda espessa. Finaliza-se com rum Bacardi Carta Blanca e um pouco mais de gelo picado.
CaipiroskaComposição típica brasileira preparada no próprio copo médio com gelo partido. 1 lima partida em oitavos, 10 g de açúcar e 5 cl de vodka. Obs: Esmagar a lima com o açúcar, adicionar a vodka, mexer e juntar o gelo.
CalancoMarca de xarope de anis francês.
Calços do TanhaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
CalémMarca de vinho do Porto.
CalifórniaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de bourbon whiskey, 1 cl de sumo de limão e 1 cl de grenadine. Decora-se com 1 cereja e casquinha de limão.
CallabrigaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro pela Casa Ferreirinha.
CalvadosAguardente francesa produzida na Normandia a partir da destilação da cidra (sumo de maçãs fermentadas). Só se comercializa envelhecida.
Calvados DomfrontaisAguardente obtida a partir da destilação de maçãs e peras na percentagem de pelo menos 30% na zona de Domfrontais na região de Calvados (França).
Calvados du Pays D'AugeAguardente produzida a partir da destilação de maçãs numa zona restrita situada na região de Calvados.
Calvados FlambéComposição do grupo dos hot drinks preparada em copo para bebidas quentes com 4 cl de calvados, 8 cl de água quente, 1 dash de angostura bitter, 2 cravinhos da índia e 1 casquinha de limão. Adicionar 2 cl de calvados no topo e incendiar.
CalvaresMarca de vinho do Porto.
Calypso CoffeeComposição do grupo dos hot drinks preparada em copo tipo irish coffee com 2 cl de rum, 2 cl de creme de café 2 dashes de xarope de açúcar 6 cl de café quente. Colocar 3 cl de natas no topo.
Cameron BrigMarca de grain scotch whisky.
Camillo AlvesMarca de vinho de mesa comercializado em garrafa e embalagem Tetra Brick.
CaminoMarca de tequila mexicana.
CamitzMarca de vodka sueca gaseificada.
CampariAmargo aperitivo italiano de cor vermelha.
CampbeltownZona de produção de whisky de malte na Escócia.
CampeloMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Campo da FeiraMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Campo da VinhaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Campo DarteMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Campo dos FradesVinho de mesa regional Ribatejano.
Campo NovoMarca de vinho de mesa regional do Minho.
CamusMarca de cognac francês.
Cana SacarinaMarca de aguardente de cana produzida na Ilha da Madeira.
Canadian Club (C.C.)Marca de whisky canadiano.
Canadian HostMarca de canadian whisky.
Canadian MistMarca de whisky canadiano.
CanavieiraMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bucelas.
Cancela VelhaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
CancelãoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
CancúnMarca de tequila.
CanebièreMarca de anisado francês.
CanephoraVariedade de café também conhecido por robusta.
CaneyMarca de rum cubano.
CanicasMarca de tequila mexicana.
Caninha da RoçaMarca de aguardente de cana brasileira.
Canteiro (vinho de canteiro)Vinho da Madeira que tem que ser alcoolizado logo após a fermentação e com envelhecimento mínimo de 2 anos.
CantillonMarca de cerveja lambic produzida em Bruxelas.
Caol IlaMarca de malt scotch whisky.
CaorunnMarca escocesa de Gin.
Cap CodComposição refrescante preparada em copo longo com 4 cl de vodka e preenchida com sumo de groselha. Decora-se com rodela de limão.
Cap CorseVinho quinado italiano aromatizado com quina, genciana, cascas de laranjas amargas e cacau.
CapelaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bairrada.
CapiléXarope obtido a partir de açúcar e caramelo.
Capitan HukMarca de rum produzido em Espanha.
Capitan KiddMarca de rum produzido na ilha da Madeira.
Capitan MorganMarca de rum produzido na Jamaica.
CapucchinoCafé duplo com espuma de leite no topo e polvilhado com chocolate em pó.
CapuchoMarca de vinho de mesa regional Ribatejano.
CapucineLicor austríaco obtido a partir de natas aromatizado com chocolate.
CaracolCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
CarambaComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo médio com gelo moído. 4 cl de tequila, 2 cl de sumo de toranja e 1 dash de xarope de açúcar. Decora-se com rodela de toranja e cereja.
CaramelaCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
CaramuloMarca de água sem gás portuguesa.
CaranguejoMarca de aguardente de cana brasileira.
Carão de MoçaCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
CaravellaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
CarciofoAmargo aperitivo italiano aromatizado com alcachofra.
CarculhoCasta de uvas tintas cultivada em diversas regiões.
CardealMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Dão.
CardhuMarca de malt scotch whisky.
CardicasComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 1,5 cl de Porto seco e 1,5 cl de triple sec.
CardinalMarca de vodka holandesa.
CardinaleComposição refrescante preparada em copo a vinho tinto com 2 cl de creme de cassis e 10 cl de vinho tinto.
Caribbean SunsetComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 1 cl de creme de banana, 1 cl de blue curaçau, 1 cl de sumo de limão, 1 cl de natas e 1 dash de xarope de grenadine.
Caribbean TwistMarca de pré-mix alcoólico.
CarilloAmargo aperitivo finlandês.
CarinComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de dubonnet, 1,5 cl de mandarine napoléon. Decora-se com casquinha de limão.
CarinhanaCasta de uvas tintas cultivada em diversas regiões.
Carl JungMarca de vinho sem álcool produzido na Alemanha.
Carlos IMarca de brandy espanhol.
CarlsbergMarca de cerveja dinamarquesa.
CarltonMarca de espumoso gaseificado francês aromatizado com frutos.
CarnevaleComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de apricot brandy, 2 cl de lillet, 1 dash de kirsch e 1 dash de sumo de laranja.
CarolansLicor irlandês obtido a partir de whisky com natas e aromatizado com chocolate.
Carolans Coffe CreamLicor irlandês obtido a partir de natas com whisky e aromatizado com café.
CarpanoMarca italiana de vermutes.
CarstairsMarca de american blend whiskey.
Cartagene LanguedocVin De Liqueur produzido em pequenas quantidades na região de Languedoc-Roussilon (França).
Carte D'ArgentTipo de cognac produzido pela marca Renault.
Cartlande CureComposição fortificante preparada no blender e servida em copo médio com 1 ovo, 1 banana, 1 cl de mel, 3 cl de yogurte natural e 6 cl de leite. Colocar raspas de avelã no topo.
CartuxaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Évora (Alentejo).
CarusoComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de vermute seco e 2 cl de creme de menta verde.
CarvalhelhosMarca de água com e sem gás portuguesa.
Casa CadavalMarca de vinho de mesa regional Ribatejano.
Casa da SenaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Casa da TapadaMarca de vinho de mesa produzido a denominação de origem Vinhos Verdes.
Casa da VárzeaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Távora-Varosa.
Casa de CerdeiroMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Casa de FundevilaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Casa de OleirosMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Casa de PancasMarca de vinho de mesa regional da Estremadura.
Casa de S. JoséMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Casa de SaimaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bairrada.
Casa de SantarMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Dão.
Casa de SezimMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Casa do ValleMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Casa dos CunhasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Casa GrandeMarca de aguardente de cana brasileira.
Casa RealMarca boliviana produtora de “pisco” e outras aguardentes
Casa VelhaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Casa-de-Vila-VerdeMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
CasablancaMarca de cerveja Marroquina; Composição refrescante preparada no shaker e servida em copo médio com gelo moído, 4 cl de rum branco, 1 cl de creme de coco, 6 cl de sumo de ananás e 2 dashes de grenadine.
Casal da CoelheiraMarca de vinho de mesa regional Ribatejano.
Casal da EiraMarca de vinho de mesa em embalagem Tetra Brick comercializado pelas Adegas Camillo Alves.
Casal das CovasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bucelas.
Casal de MirandaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Casal GarciaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
CasaleiroMarca de vinhos, brandy e aguardente velha produzidos pelas Caves D. Teodósio (Rio Maior).
CasanisMarca de anisado francês.
CasanovaLicor checo obtido a partir de ovos com leite.
CasinoComposição aperitiva preparada em copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de sumo de limão, 1,5 cl de marrachino e 1 dash de orange bitter. Decora-se com 1 cereja.
Cask Strenght MaltTipo de whisky de malt proveniente de um único casco e engarrafado com o grau alcoólico que tiver no momento do engarrafamento “não desdobrado”.
CasoniMarca italiana produtora de vermutes e amargos.
Casque D'OrMarca de armagnac.
Cassis LambicCerveja belga de fermentação espontânea aromatizada com groselhas pretas.
CastarèdeMarca de armagnac.
Castas AromáticasSão aquelas cuja polpa também contém substâncias aromáticas para além da película. Ex: Moscatel.
Castas TintureirasSão aquelas que contém matéria corante na polpa para além da película. Ex: Vinhão.
CastelinhoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
CasteloMarca de água com gás portuguesa.
Cata PereiroMarca de vinho regional Ribatejano.
CatarinaMarca de vinho de mesa branco regional Terras do Sado.
Catto’sMarca de blended scotch whisky.
CatujalMarca de vinho de mesa em embalagem Tetra Brick comercializado pelas Adegas Camilo Alves.
CatumbelaMarca de aguardente bagaceira portuguesa.
CavaDesignação espanhola para espumantes produzidos pelo método clássico.
CaveAdega ou cave normalmente subterrânea onde se guarda o vinho.
Caves da porcaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
CCCComposição refrescante preparada no próprio copo médio com 5 cl de whisky canadiano. Preenche-se com coca-cola.
CercialCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
Cerebro IComposição do grupo do shots preparada em copo a shot com 4 cl de vodka e 2 cl de groselha. Introduzir 0,5 cl de baileys no meio da bebida com o auxílio de uma palhinha.
Cerebro IIComposição do grupo dos shots preparada em copo a shooter com 2 cl de vodka, 2 cl triple sec e 1 dash de groselha. Mexer e adicionar 1 cl de baileys no meio da bebida com o auxílio de uma palhinha.
CeresMarca de cerveja dinamarquesa.
CerisMarca de cerveja cabo verdiana.
Cerro da VinhaMarca de vinho de mesa comercializado pelas Adegas Camillo Alves.
CervejaBebida fermentada obtida a partir de água, malte, lúpulo e leveduras entre outros.
Cerveja ArtesanalDesignação para as cervejas de fabrico artesanal produzidas na Bélgica. São nomeadamente as cervejas trappistes, refermentadas e lambics.
Ch’tiMarca de cerveja francesa.
CháBebida estimulante obtida a partir da infusão em água quente das folhas do chá (camélia sinensis). Tem como principais tipos produzidos: black tea; green tea; white tea; yellow tea; pu-erh tea. Existindo dentro destes tipos vários lotes como por exemplo: English breakfast, ceylon, etc. E ainda lotes aromatizados como por exemplo: Earl grey, mandarine, etc.
Chafariz dos FradesMarca de vinho de mesa regional das Beiras.
ChaiTermo francês para adega ou edifício onde se guarda o vinho.
ChamberyMarca francesa de vermutes.
ChambonMarca de água sem gás francesa.
ChambordLicor francês obtido a partir de framboesas.
Chambord LiqueurMarca de licor obtido a partir de framboesas.
ChambrerTermo francês usado para elevar a temperatura dos vinhos.
ChaminéMarca de vinho regional Alentejano.
ChampagneVinho com gás carbónico natural proveniente de uma segunda fermentação alcoólica. Produz-se na região de Champagne a nordeste de França.
Champagne CocktailComposição aperitiva preparada em taça a champagne com 1 cubo de açúcar, 1 dash de triple sec, 1 dash de brandy, 5 gotas de angostura bitter e 10 cl de espumante natural. Decorar com rodela de laranja e cereja.
Champagne cupComposição refrescante preparada em recipiente grande com 4 cl de brandy, 4 cl de triple sec, 20 g de açúcar, 1 dash de angostura bitter e 75 cl de espumante natural. Adicionar fruta partida em brunesa. Decorar com rodelas de laranja, limão e pepino.
Champagne for GirlComposição refrescante preparada em flûte com 2 folhas de hortelã esmagadas com 6 g de açúcar, 1 cl de água e preencher com espumante natural. Decorar com uma rodela de laranja e um bago de uva.
Champagne JulepComposição refrescante preparada em copo longo com gelo moído. 12 folhas de hortelã esmagadas com 10 g de açúcar, uma gota de brandy e 10 cl de espumante natural. Decora-se com ½ rodela de laranja, uma cereja e um raminho de hortelã.
Champagne pick-me-upComposição refrescante preparada em flûte com 3 cl de brandy, 2 cl de sumo de laranja, 1 dash de grenadine e 10 cl de espumante natural.
Champagne Side CarComposição refrescante preparada no shaker e servida em flûte com 3 cl de brandy, 1,5 cl de sumo de limão e 1,5 cl de triple sec. Preenche-se com espumante natural.
ChampionComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de scocth whisky, 2 cl de vermute seco, 1 cl de creme de cacau branco e 1 cl de bénèdictine.
ChampomyMarca de refrigerante para crianças embalado em garrafas tipo champagne.
Champs ÉliséesComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça à cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de chartreuse amarelo, 1,5 cl de sumo de limão e 1 dash de angostura bitter.
ChancelaMarca de aguardente velha nacional.
ChantelMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Chão da PortelaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Chapéu de PalhaMarca de aguardente de cana brasileira.
CharambaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
ChardonnayCasta de uvas brancas cultivada em diversos países europeus, principalmente França e Portugal.
Charles HouseMarca de blended scotch whisky.
Charles laffiteMarca de champagne francês.
Charles MignonMarca de champagne francês.
Charleston FolliesLicor obtido a partir de frutos tropicais produzido pela casa Marie Brizard.
Charleston IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1 cl de gin, 1 cl de kirsch, 1 cl de marrachino, 1 cl de curaçau, 1 cl de vermute tinto e 1 cl de vermute seco. Decora-se com 1 casquinha de limão.
Charleston IIComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 1 cl de brandy mel, 1 cl de pisang ambon, 1 cl de natas e 1 cl de kiwi liqueur. Polvilha-se o topo com chocolate em pó.
CharnecoMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
CharolaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Tomar (Ribatejo).
ChartreuseLicor francês que começou por ser fabricado no mosteiro de Chartreuse, em França pelos monges cartuxos, em 1607. É actualmente produzido em Voiron, a partir de mais de 130 plantas. Comercializa-se em três cores: verde, amarelo e incolor com graduações alcoólicas diferentes.
ChâteauVinhas com castelo existentes na região de Bordéus em França.
Château AusoneVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Château BeauséjourVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Château BelairVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Château BuscautVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Graves.
Château CânonVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Château Cheval BlancVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Chateau ClimensVinho branco de colheita tardia produzido na região de Bordéus.
Château D'YquemVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Sauternes.
Chateau de FarguesVinho branco de colheita tardia produzido na região de Bordéus.
Chateau de LaubadeMarca de armagnac.
Chateau de MarletMarca de armagnac.
Chateau de MonsMarca de armagnac.
Chateau de RavignanMarca de armagnac.
Château FigeacVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Château FourtetVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Château Haut-BrionVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Médoc.
Château la GaffelièreVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Château Lafite-RothschieldVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Médoc.
Château LatourVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Médoc.
Château MagdelaineVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Château MargauxVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Médoc.
Château Mouton-RothschieldVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Médoc.
Château PavieVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Chateau TerraubMarca de armagnac.
Château TrottevieilleVinho de mesa francês produzido na denominação de origem Saint-Emilion.
Châteauneuf-du-PapeVinho de mesa francês produzido na região de Cote du Rhone.
ChateldonMarca de água francesa.
Chave d’OuroMarca nacional de café.
ChayaMarca de tequila mexicana.
CheersMarca de cerveja sem álcool portuguesa.
Cheese Cake CocktailComposição aperitiva preparada no shaker c/gelo e servida em taça de cocktail com 2 cl advocaat, 2 cl de sumo de limão, 1 cl xarope de açúcar e 2 cl licor de framboesa.
ChequersMarca de blended scotch whisky.
Cherri-SuisseLicor suíço obtido a partir de cerejas e aromatizado com chocolate.
Cherry BlossomComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3,5 cl de cherry brandy, 2,5 cl de brandy, 1 dash de sumo de limão, 1 dash de curaçau e 1 dash de grenadine. Decora-se com uma cereja.
Cherry BomLicor português obtido a partir de cerejas.
Cherry BrandyDesignação usada para classificar grande parte dos licores de cor vermelha obtidos a partir de cerejas.
Chi-chiComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de sumo de ananás, 2 cl de leite de coco e 2 dashes de curaçau.
ChicagoComposição aperitiva preparada em taça a champagne rebordada com açúcar 3 cl de brandy, 1 dash de angostura bitter, 1 dash de curaçau e 10 cl de espumante natural.
Chicha AndinaBebida fermentada obtida a partir de farinha de milho. É uma bebida indígena produzida na Argentina, Venezuela e Panamá. É usada em rituais religiosos para invocar os espíritos.
Chicha de JoraBebida popular peruana obtida a partir de fermentação de milho branco germinado.
ChimayMarca de cerveja Belga.
China MartiniAmargo estomacal italiano.
ChinottoRefrigerante obtido a partir de uma espécie de laranjas amargas, cafeína, água gaseificada, caramelo e açúcar.
Chivas RegalMarca de blended scotch whisky. Comercializa-se com 12, 18 ou 21 anos.
Chocolat Mint LiqueurDesignação usada para classificar alguns licores de hortelã-pimenta aromatizados com chocolate.
Chocolat NutComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vodka, 1 cl de licor de coco, 1 cl de creme de banana, 1 cl de sumo de laranja e 1 dash de clara de ovo.
Chocolate SoldierComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl vermute seco, 2 cl creme de cacau escuro e 2 dashes de orange bitters.
Chop NutComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vodka, 1 cl de licor de coco, 1 cl creme de banana, 1 cl sumo de laranja e 1 dash de clara de ovo.
ChopinMarca de vodka polaca.
Christians HavnerMarca de aquavit dinamarquesa.
ChristineComposição refrescante sem álcool preparada em copo médio com gelo moído 13 cl de sumo de maçã e 4 cl de sumo de groselha. Decorar com maçã.
Chu Yen Ching ChiewAguardente chinesa obtida a partir de arroz e bambu.
ChupacabrasComposição mexicana preparada em copo médio com 4 cl de tequila, 5 cl sumo de tomate, 5 cl sumo de laranja, 1 cl sumo de limão, gotas de molho inglês e sal.
Churchill’s PortMarca de vinho do Porto.
CidraBebida fermentada gaseificada obtida a partir de sumo de maçãs. É muito popular em França e Espanha.
CieloMarca de tequila mexicana.
CinderelaComposição refrescante sem álcool preparada no shaker e servida em copo médio com 6 cl de sumo de laranja, 3 cl de sumo de limão e 3 cl de sumo de ananás. Decorar com rodela de laranja.
CintraMarca de cerveja produzida em Portugal e no Brasil.
CinzanoMarca italiana produtora de amargos, vermutes e espumantes.
Cinzano LimettoTipo de vermute aromatizado com lila/limão, produzido pela casa Cinzano.
Cinzano OrancioTipo de vermute aromatizado com laranja, produzido pela casa Cinzano.
CîrocMarca de vodka francesa destilada a partir de vinho.
CitadelleMarca de gin produzido em França.
CitroLicor alemão obtido a partir de limão.
CitróngeLicor mexicano obtido a partir de laranjas.
Civet CoffeeTambém conhecido por “KOPI LUWAC”, é um café produzido com grãos de café que foram ingeridos e passaram pelo sistema digestivo do CIVETA (espécie de esquilo). Os grãos passam intactos pelo sistema digestivo do animal e depois de serem defecados são recolhidos e plantados. Este processo acontece nas ilhas de SUMATRA, JAVA e SULAWESI no arquipélago da Indonésia e nas Filipinas . É um café vendido entre 120 e 600 Dolares (1/2 kilo).
Clairette de Die MousseuxEspumante francês produzido na região de Vallée du Rhône.
ClairinTipo de rum leve produzido no Haiti.
Clan CampellMarca de blended scotch whisky.
Clan MacgregorMarca de blended scotch whisky.
ClaretTermo inglês para classificar os vinhos de Bordéus.
Clarete Caves VelhasMarca de vinho de mesa regional da Estremadura.
ClaridgeComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de vermute seco, 1 cl de apricot brandy e 1 cl de triple sec.
ClassicComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1 cl de orange curaçau, 1 cl de marrachino e 1 cl de sumo de limão.
ClausthalerMarca de cerveja sem álcool alemã.
ClaymoreMarca de blended scotch whisky.
ClearEspirituoso bastante alcoólico produzido nos Estados Unidos da América.
Cles des DucsMarca de armagnac.
ClimatDesignação francesa para classificar os vinhedos particulares da região de Borgonha.
ClonmelMarca de irish whiskey.
Cloreto de CálcioComposto químico formado por cálcio e cloro, extremamente solúvel em água.
ClosDesignação francesa para classificar os vinhedos cercados especialmente na região de Borgonha.
Cloud JuiceMarca de água australiana.
Clover ClubComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de sumo de limão, 1,5 cl de xarope de grenadine e 1 dash de clara de ovo.
Clover Club RoyalComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de sumo de limão, 1,5 cl de xarope de grenadine e uma gema de ovo.
Clover LeafComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de sumo de limão, 1,5 cl de grenadine e 1 dash de clara de ovo. Decorar com um raminho de hortelã.
ClynelishMarca de malt scotch whisky.
CobblersSão composições refrescantes preparadas em taças grandes com gelo moído a partir de aguardentes, vinhos licorosos ou licores com frutas variadas. Como por exemplo o Wine cobbler: 6 cl de Porto tawny ou Madeira, 1 dash de triple sec, 4 g de açúcar e 1 dash de creme de menta verde. Decora-se com ½ pêssego, 2 cerejas verdes e 2 vermelhas.
CobraMarca de cerveja indiana; Composição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de galliano, 2 cl de amaretto e 2 cl de natas.
Coca ButonMarca de licor italiano, obtido a partir de folhas de coca.
Coca-ColaMarca internacional de refrigerante.
Cocktail BarTipo de bar caracterizado pela venda de composições.
CocktailsDesignação para as composições curtas preparadas no shaker ou no copo misturador. Podem ser before dinner ou after dinner.
Coco D'AmourLicor produzido nas Seichelles a partir de coco.
Coco FrozenComposição after dinner preparada no shaker e servida dentro de 1 coco cheio de gelo moído com 3 cl de batida de coco e 3 cl de malibu.
Coco LocoComposição refrescante preparada no blender e servida em copo longo com gelo moído com 2 cl de rum escuro, 2 cl de licor de coco, 2 cl de leite de coco, 2 cl de sumo de papaia, 2 cl de sumo de laranja, 2 cl de sumo de ananás e 2 dashes de grenadine. Decorar com um triângulo de ananás e uma cereja.
CocomintLicor alemão obtido a partir de coco com hortelã-pimenta.
Coconut BreezeComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum escuro, 1,5 cl de leite de coco, 1,5 cl de sumo de ananás, 1 dash de xarope de orchata e 1 dash de marrachino.
Coconut LiqueurDesignação usada para classificar alguns licores incolores obtidos a partir de coco.
CocoribeLicor americano produzido em Ohio a partir de rum e extractos de coco.
Cocur de LionMarca de aguardente calvados.
CocuyAguardente venezuelana produzida em “Lara” a partir da destilação do suco de uma piteira préviamente fermentado.
CodegaCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
CodorníuMarca de espumante espanhol.
Coeur de CognacTipo de cognac produzido pela marca Remy Martin.
Coffee LiqueurDesignação usada para classificar alguns licores obtidos a partir de café.
CoffeesSão composições do grupo dos hot drinks preparadas em copo tipo irish coffee com um ingrediente alcoólico, açúcar, café quente e natas no topo. Mudam de nome consoante o ingrediente alcoólico utilizado. Irish Coffee irish whiskey, Highland Coffee scotch whisky, Gaelic Coffee scotch whisky, Caribbean Coffee rum, Prince Charles Coffee drambuie, Italien Coffee strega, Dutch Coffee genebra, Mont Christ Coffee – kahlua/drambuie, Belgian Coffee elixir d’anvers, Monks Coffee bénèdictine, Normandy Coffee calvados, Mexican Coffee kahlua, Calypso Coffee rum/tia maria e German Coffee kirsch.
Coffey StillProcesso de destilação inventado por Aencas Coffey em 1831. É também designado por «fogo contínuo».
CognacAguardente obtida a partir da destilação de vinho branco, produzida na região de Cognac em França. Só se comercializa com mínimo de dois anos de envelhecimento em cascos.
CoingEAU DE VIE DE COING - Designação usada em França para classificar aguardentes obtidas a partir da destilação de marmelos.
Coing LiqueurDesignação usada para classificar alguns licores obtidos a partir de marmelos.
CoingsLicor francês obtido a partir de uma espécie de peras.
CointreauLicor francês, incolor, produzido em Angers, a partir da destilação de cascas de laranjas.
Cointreau CreamLicor francês obtido a partir de natas com licor cointreau.
Colares ChitasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Colares.
Colares Real VinícolaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Colares.
Cold PunchComposição refrescante preparada em recipiente grande com 8 cl de rum branco, 8 cl de red curaçau, 8 cl de sumo de limão , 8 cl de grenadine e 1 litro de água gaseificada. Decora-se com rodelas de limão e rodelas de laranja.
Colinas de CisterMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Alcobaça.
Collares visconde de SalreuMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Colares.
CollinsSão composições refrescantes preparadas em copo longo a partir de aguardentes com sumo de limão, xarope de açúcar e água gaseificada. Exemplo: Tom Collins.
ColoradoComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de cherry brandy, 2 cl de kirsch e 2 cl de natas.
ComandoComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de bourbon whiskey, 1 cl de pernod, 1 cl de curaçau e 1 cl de sumo de limão.
CombierMarca de licor francês obtido a partir de laranjas.
CommanderieVinho licoroso produzido na Costa sul do Chipre.
CommodoreMarca de London dry gin produzida em Portugal; Composição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de bourbon whiskey, 1 cl de mel, 1 cl de sumo de limão, 5 g de açúcar e 2 dashes de orange bitter.
CompalMarca nacional de néctares e sumos 100%.
ComparsitaComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo médio com gelo moído. 2 cl de brandy, 1 cl de apricot brandy, 1 cl de kirsch, 1 cl de vermute seco, 1 cl de natas e 6 cl de sumo de laranja. Colocar 3 dashes de grenadine no topo. Decorar com 1 rodela de laranja e 1 cereja.
ComplexaCasta de uvas tintas cultivada em diversas regiões.
ComposiçõesMisturas de duas ou mais bebidas às quais se lhe atribuiu um nome próprio. São designadas também por mixed drinks. Devido à sua grande variedade encontram-se divididas em vários grupos, como por exemplo: cocktails, cobblers, crustas, collins, cups, ponches, juleps, smashes, sangarees, toddys, hot drinks, pousse-cafés, etc…
Comte de GuyonMarca de armagnac.
Conca D'OroComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1 cl cherry brandy, 1 cl marrachino e 1 cl de triple sec. Decorar com uma casquinha de limão.
ConcordeComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de sumo de framboesa e 1,5 cl de vermute seco.
Condado das VinhasMarca de vinho regional Alentejano.
Conde D'OurémMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Encostas d’Aire.
Conde de CantanhedeMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bairrada.
Conde de Monte RealMarca de vinho de mesa regional Ribatejano.
Conde GuiãoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Conde OsborneMarca de brandy produzido na Espanha.
Conecuh RidgeMarca de whiskey bourbon.
ConnemaraMarca de irish whiskey.
Connoisseurs ChoiceMarca de scotch malt whisky.
ConstantinoMarca de brandy português.
ControlMarca de aguardente pisco produzida no Chile.
ConventualMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
Cool BananaComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de creme de banana, 2 cl de natas, 1 cl de triple sec, 1 cl de grenadine e 1 dash de clara de ovo. Decorar com rodela de banana.
Cool FireMarca de high energy drink.
CoolersComposições refrescantes preparadas no shaker e servidas em copos longos a partir de aguardentes ou licores com xaropes, sumo de limão e água gaseificada. Ex: rum cooler. Preparar no shaker e servir em copo longo com 4 cl de rum, 1 cl de sumo de limão e 3 dashes de grenadine. Decorar com 1 rodela de laranja, casca de limão em espiral e 1 cereja.
CoorsMarca de cerveja produzida nos E.U.A.
Copo on-the-rocksTipo de copo largo e baixo de capacidades variadas onde são servidas a maioria das bebidas só com gelo.
CoquerelMarca de aguardente calvados.
CoqueteleiraUtensílio metálico composto por duas ou três peças usado na preparação dos cocktails que contenham elementos de difícil mistura. Em inglês é designado por shaker.
CoralMarca de cerveja produzida na ilha da Madeira; Marca de aguardente de cana brasileira.
CorazonMarca de tequila mexicana.
CorcovadoComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de tequila, 2 cl de blue curaçau e 2 cl de drambuie. Preencher com limonada gaseificada. Decorar com 1 rodela de limão.
Cordial CampariLicor italiano obtido a partir de framboesas.
Cordon BleuTipo de cognac produzido pela casa Martell.
Cordon JauneTipo de licor Grand Marnier
Cordon RougeTipo de champagne produzido pela marca Mumm e tipo de licor Grand Marnier.
Cordon RubisTipo de cognac produzido pela marca Martell.
Cordon VertTipo de champagne produzido pela marca Mumm.
CordovaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco, 1 dash de pernod e 3 dashes de natas.
Corenwijn ou KorenwijnProduto semelhante á genever em que no seu fabrico entra a maior quantidade de malte.
Cork Dry GinMarca de London dry gin.
CorkysMarca de pré-mix alcoólico.
Corn WhiskeyWhisky Americano produzido com pelo menos 80% de milho.
CornifestoCasta de uvas tintas cultivada em diversas regiões.
Coroa D'OuroMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
CoronaMarca de cerveja mexicana.
Coronation IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de jerez seco, 3 cl de vermute tinto, 1 dash de marrachino e 1 dash de vermute seco.
Coronation IIComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 6 cl de brandy, 1 dash de creme de menta, 1 dash de peach bitter e 2 dashes de curaçau.
Corpse ReviverComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de calvados e 1,5 cl de vermute tinto. Decorar com ½ rodela de limão.
CorsárioMarca de rum cubano.
CortelloMarca de vinho de mesa regional de Lisboa.
CorzoMarca de tequila mexicana.
CosmopolitanCocktail aperitivo preparado no shaker e servido em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de triple sec e 1 cl de lime juice e 2 cl de cranberry juice (sumo de arando).
CossackMarca de vodka inglesa.
CossartsMarca de vinho da Madeira.
Cotes de Jura MousseuxEspumante francês produzido na região de Jura e Savoie.
Country ClubComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de sumo de ananás, 1,5 cl de marrachino e 1 dash de amer picon. Decorar com ananás.
CourcelMarca de cognac francês.
CourvoisierMarca de cognac francês.
Couteaux ChampenoisDesignação para os vinhos de mesa produzidos na região de champagne.
Couteiro MorMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
Couto de FradesMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes a partir da casta alvarinho.
Cova da BeiraMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Cova da Beira (Beira Interior).
Cova JulianaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Cova da Beira (Beira Interior).
CoventryMarca de London dry gin.
CowboyComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de rye whiskey e 2 cl de natas.
Crabbie'sMarca de ginger wine.
CracoviaMarca de vodka polaca.
CragganmoreMarca de malt scotch whisky.
CraigMarca de pré mix alcoólico aromatizado com whisky.
CraigllachieMarca de malt scotch whisky.
CraignureMarca de malt scotch whisky.
Cranberry JuiceSumo de arando.
Crazy ChickenLicor alemão obtido a partir de ovos.
Crazy DrinksBebidas pertencentes ao grupo dos pré-mixes alcoólicos preparadas a partir de álcool com extractos diversos. Ex: Brainwash, Dead on arrival, Love Potion 69, Black lemonade, etc…
Crazy Ed´s Chili BeerCerveja americana aromatizada com piri-piri.
Cream (sherry)Vinho licoroso do jerez do tipo doce.
Cream GerLicor de natas espanhol.
Cream LiqueursDesignação usada para classificar os licores obtidos a partir de natas.
CreationTipo de cognac produzido pela marca Martell.
CremantTermo atribuído a champagnes e espumantes com menos gás carbónico que o normal.
Cremant D'AlsaceEspumante francês produzido na região de Alsace.
Cremant de BordeuaxEspumante francês produzido na região de Bordeaux.
Cremant de BourgogneEspumante francês produzido na região de Bourgogne.
Cremant de DieEspumante francês produzido na região de Vallée du Rhône.
Cremant de LimouxEspumante francês produzido na região de Languedoc.
Cremant de LoireEspumante francês produzido na região de Val de Loire.
Creme D'AlbaLicor espanhol obtido a partir de natas com brandy.
Creme de BananesLicor de cor amarela obtido a partir de extractos de banana.
Creme de BaunilhaLicor de cor amarela obtido a partir de extractos de baunilha.
Creme de CacauDesignação usada para classificar alguns licores obtidos a partir de cacau e baunilha. Apresentam-se no mercado incolor e castanho-escuro.
Creme de CaféDesignação usada para classificar alguns licores obtidos a partir de café.
Creme de CassisLicor de origem francesa originalmente produzido em Dijon a partir de groselha preta.
Creme de FraisesLicor francês obtido a partir de morangos.
Creme de FramboiseLicor francês obtido a partir de framboesa.
Creme de GriotteLicor francês obtido a partir de cerejas bravas.
Creme de MentheLicor de origem francesa obtido a partir de hortelã-pimenta. Comercializa-se nas cores verde e incolor.
Creme de MokaDesignação usada para classificar alguns licores obtidos a partir de café.
Creme de MuresLicor francês obtido a partir de amoras silvestres.
Creme de MyrtillesLicor francês obtido a partir de mirtilhos.
CrendainMarca de tequila mexicana.
CreoleComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de rye whiskey, 3 cl de vermute tinto, 1 dash de bénèdictine e 1 dash de amer picon. Decorar com 1 casquinha de limão.
Creole CoolerComposição fortificante sem álcool preparada em copo longo com uma rodela de ananás esmagada, com 10 g de açúcar, 2 dashes de lime juice e 2 dashes de sumo de laranja. Preenche-se com leite frio.
CreoulaMarca de aguardente de cana brasileira.
CRFAguardente portuguesa envelhecida em barris de carvalho.
Cricketer'sMarca de London dry gin.
Cricketers’sMarca de London dry gin.
CristalTipo de vodka produzida pela marca Moskovskaya.
Cristal (Marca)Marca de cerveja portuguesa produzida pela Unicer.
Cristal CervejaMarca de cerveja portuguesa produzida pela Unicer.
Cristal ChampagneTipo de champagne de grande qualidade produzido pela casa “Louis Roederer”.
Cristal VodkaTipo de vodka neutra muito refinada.
CrocodileMarca de cerveja australiana.
CrodinoAmargo aperitivo italiano com muito pouco álcool. Grad. 0,5% Vol.
CróeleComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de drye whiskey, 3 cl de vermute tinto, 1 dash de bénédictine e 1 dash de amer picon. Decorar com uma casquinha de limão.
Cross BowComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de triple sec e 2 cl de creme de cacau escuro.
Crown RoyalMarca de whisky canadiano.
CruÉ uma menção complementar que aparece nos rótulos de alguns vinhos franceses. Tem significado diferente de região para região. Normalmente é aplicado a terreno excepcional.
CrustasComposições aperitivas preparadas no shaker e servidas em taça grande rebordada com açúcar a partir de aguardentes e licores. Ex: Brandy crusta. Preparar no shaker e servir em taça grande com 4 cl de brandy, 2 cl de sumo de limão, 5 g de açúcar, 2 gotas de marrachino e 2 gotas de angostura bitter. Reborda-se com taça com açúcar e decora-se com casca de limão em espiral.
CruzanMarca de rum produzido nas Ilhas Virgens.
CruzcampoMarca de cerveja espanhola.
CruzeiroMarca de água com e sem gás portuguesa.
Cuarenta y TresLicor espanhol de cor amarela feito em Cartagena a partir de 43 plantas diferentes.
Cuba LibreComposição refrescante preparada em copo longo com 4 cl de rum Bacardi Carta Blanca preenchida com coca-cola. Decora-se com rodela de limão.
CubanComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de apricot brandy e 1,5 cl de sumo de lima ou limão.
CubanaMarca de cerveja cubana.
CubayMarca de rum cubano.
CucarrachaComposição do grupo dos shots. Preparada em copo a shot por camadas com 3 cl de tequila. Incendeia-se e serve-se a arder.
CuervoMarca de tequila mexicana.
CultMarca de high energy drink.
CumulusAmargo estomacal alemão.
Cupid's BowComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de gin, 1,5 cl de forbidden fruit, 1,5 cl de aurum e 1,5 cl de sumo de maracujá.
CupsComposições refrescantes que se preparam normalmente para grupos de pessoas em grandes recipientes. São habitualmente preparadas a partir de vinho branco, aguardentes e licores com limonadas gaseificadas ou sodas, como por exemplo o Wine Cup. Prepara-se em recipiente grande com 8 cl de brandy, 8 cl de triple sec, 8 cl de marrachino, 1 litro de vinho branco, 1 litro de limonada gaseificada ou soda. Adicionar fruta partida em brunesa. Decorar com rodelas de laranja, limão, cerejas e hortelã.
CuraçauLicor holandês obtido a partir de cascas de laranja provenientes da ilha de Curaçao. Apresenta-se no mercado nas cores verde, azul, vermelho, laranja e incolor.
CurtimentaProcesso de vinificação pelo qual se obtém os vinhos tintos. Por este processo as partes sólidas do mosto são mantidas em contacto com as partes líquidas durante todo o tempo de duração da fermentação.
Curvas D'OuroMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Cutty SarkMarca de blended scotch whiksy.
Cuvée de PrestigeDesignação para o champagne das melhores colheitas, vendido a preços bastante caros.
Cuvée Louis-AlexandreTipo de licor Grand Marnier.
Cyber BarTipo de bar com computadores ligados à rede da Internet para uso dos clientes.
CynarAmargo aperitivo italiano aromatizado com alcachofra.
Cyprus SherryDesignação para o vinho licoroso produzido no Chipre.
Czar AlexanderMarca de vodka holandesa.
D. PerignonTipo de champagne produzido pela casa Moët & Chandon.
D. SalvadorMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
D.O.P.Denominação de Origem Protegida - sigla usada para vinhos, queijos, carnes, etc. produzidos em denominações de origem.
D'AlmaMarca de aguardentes velhas portuguesas.
D'AmourComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de anisette, 1,5 cl de sumo de limão e uma clara de ovo.
D'AmourComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de anisette, 1,5 cl de sumo de limão e 1 clara de ovo.
D'AvillezVinho de mesa produzido na denominação de origem Portalegre (Alentejo).
D’AguiarMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Castelo Rodrigo (Beira Interior).
Da PipaVinho de mesa regional da Estremadura.
Da VinciComposição do tipo pousse-café preparada no próprio copo por camadas 1,5 cl parfaitt amour, 1,5 cl de marrachino, 1,5 cl chartreuse verde e 1,5 cl de brandy.
DABMarca de cerveja alemã originária de Dortmund.
DailuaineMarca de malt scotch whisky.
DaiquiriComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de rum, 1,5 cl de sumo de limão e 1 dash de xarope de açúcar.
DaisesComposições refrescantes preparadas no shaker e servidas em taça grande com aguardentes, sumos, xaropes e águas gaseificadas. Exemplo: Gin Daisy. Preparar no shaker e servir em taça grande com 3 cl de gin, 2 cl de grenadine e 1 cl de sumo de limão. Preenche-se com água gaseificada. Decora-se com 5 cerejas, 1 rodela de laranja e 1 raminho de hortelã.
DaisiesBebidas consideradas médias(medium drinks),servidas em taças duplas a cocktail e tendo por base:gotas de grenadine,sumo de limão e um ingrediente alcoólico, a que se acrescenta um pouco de soda. Ex: Star Daisy, 2cl Gin, 1,5 cl Sumo Limão, 2 cl de Calvados, 0,5 cl Xarope de Açucar, 2 gotas de Grenadine. Batido no Shaker. Adicionar soda Decoração: cerejas, rodelas de limão ou laranja.
DakanaMarca de aguardente de cana brasileira.
Dallas DhuMarca de malt scotch whisky.
DalmoreMarca de malt scotch whisky.
DalvaMarca de vinho do Porto.
DalwhinnieMarca de malt scotch whisky.
Dame BlancheComposição Refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de leite, 1,5 cl de kirsch, 1,5 cl de xarope de orchata e 1 dash de sumo de limão. Preenche-se com água gaseificada.
DamoiseauMarca de rum produzido em Guadalupe.
DamrakMarca de gin produzido na Holanda.
Dancing BarTipo de bar caracterizado pela pista de dança, com musica ao vivo ou gravada. Designa-se também por discoteca ou boîte.
DandyComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de rye whiskey, 3 cl de dubonnet, 1 dash de angostura bitter e 2 dashes de triple sec. Decora-se com casquinha de limão e casquinha de laranja.
Daniel BoujuMarca de cognac francês.
Dann the WeatherComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de sumo de laranja, 1,5 cl de vermute tinto e 1 dash de curaçau.
DanskaMarca de vodka produzida na Dinamarca.
Dão Caves VelhasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Dão.
DarbComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de apricot brandy, 2 cl de vermute seco e 2 dashes de sumo de limão.
Dark and StormyComposição refrescante preparada em copo longo com 5 cl de vodka e preenchida com ginger ale. Decora-se com 1 rodela de lima ou limão.
Dark DogMarca de high energy drink.
Dark StarComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de scotch whisky e 2 cl de creme de cacau escuro. Colocar 2 cl de natas no topo. Polvilhar com chocolate em pó e decorar com casca de limão.
DashQuantidade que sai de uma só vez de uma garrafa com conta gotas. 1 dash corresponde a 4 ou 5 gotas.
DavidoffMarca de cognac francês.
DavisComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de rum branco, 1,5 cl de vermute seco, 3 cl de sumo de limão e 2 gotas de grenadine.
DawnComposição refrescante preparada em flûte com 2 cl de jerez seco e 2 cl de sumo de limão. Preenche-se com espumante natural.
Day LightComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de gin, 1,5 cl de vermute bianco, 1,5 cl de campari, 1,5 cl de jerez seco e 1 dash de mandarine. Decora-se com 1 casquinha de limão.
De ChabracMarca de cognac francês.
De LuxeTermo usado para alguns whiskies velhos escoceses.
De VenogeMarca de champagne.
Dean's GateComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 1,5 cl de sumo de lima e 1,5 cl de drambuie. Decora-se com 1 casquinha de limão.
Dean’s GateComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 1,5 cl de sumo de lima e 1,5 cl de drambuie. Decora-se com 1 casquinha de limão.
DeanstonMarca de malt scotch whisky.
DeauvilleComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de brandy, 1,5 cl de apple brandy, 1,5 cl de triple sec e 1,5 cl de sumo de limão.
DecantaçãoActo de passar o vinho da garrafa original (que contenha depósito ou impurezas) para um decanter (garrafa de vidro transparente). Esta operação tem por fim deixar as impurezas na garrafa original passando para o decanter só o vinho limpo. Faz-se normalmente nos vinhos tintos velhos. Se o vinho for muito velho e a rolha estiver deteriorada impedindo a introdução do saca-rolhas, corta-se o gargalo da garrafa com uma tenaz quente e só depois se procede à decantação.
DecanterGarrafa de vidro incolor ou de cristal para onde se passam os vinhos que contém depósito na garrafa original.
DeceiverComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de tequila e 1,5 cl de galliano.
Deep SeaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de vermute seco, 1 gota de absinto. Decora-se com 1 azeitona verde e 1 casquinha de limão.
DegorgementOperação de fabrico do champagne e espumante natural que consiste na extracção da cápsula provisória das garrafas e no preenchimento das mesmas com licor de expedição.
DekuypperMarca holandesa de licores.
DelaMainMarca de cognac.
DelapierreMarca de espumante espanhol.
DeliciosaCasta de uvas tintas cultivada em diversas regiões.
DeliriumMarca de cerveja belga bastante alcoólica.
DeltaMarca portuguesa de café.
Demi-SecDesignação francesa para vinhos, espumantes e champagnes do tipo meio doce.
Demi-Tango PanachéComposição refrescante preparada em copo médio ou tulipa com 10 cl de cerveja branca fria, 10 cl de limonana gaseificada fria e 1 cl de groselha.
DemoiselleMarca de champagne francês.
DempseyComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de apple brandy, 2 gotas de absinto e 2 gotas de grenadine. Decorar com 1 cereja.
Denis MouniéMarca de cognac francês.
DEPAZMarca de rum produzido em Martinica.
Depth BombComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 3 cl de apple brandy, 1 dash de xarope de grenadine e 1 dash de sumo de limão.
Depth Charge BrandyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl apple brandy e 2 cl sumo de limão .
Depth Charge BrandyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de apple brandy e 2 cl de sumo de limão.
Depth Charge IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl apple brandy, 1 cl sumo de limão e 1 cl de grenadine. Decorar com casquinha de limão.
Depth charge IIComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de lillet e 1 dash de absinto. Decorar com casquinha de laranja.
DerbiorMarca de vinho quinado italiano.
DerbyComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 6 cl de gin 2 dashes de peach bitter. Decorar com 2 folhas de hortelã.
Derry'sMarca de licor de natas produzido na Irlanda.
DesertComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 1 cl de cherry brandy e 1 cl de sumo de laranja.
DesperadosMarca de cerveja mexicana.
DestilaçãoÉ a operação que tem por fim separar pelo calor em recipientes fechados a parte volátil da parte fixa de uma substância.
Destilação alcoólicaÉ a operação que tem por fim separar pelo calor e em recipientes fechados o álcool de uma substância fermentada que o contenha.
Deu la DeuMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem dos Vinhos verdes a partir das casta alvarinho.
DevauxMarca de champagne francês.
Devil’sComposição aperitiva preparada em copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de vinho do Porto tinto 3 cl de vermute seco e 1 dash de sumo de limão.
Devonshire CreamLicor inglês obtido a partir de natas com brandy.
Dewar’sMarca de blended scotch whisky.
Di CagliariVinho licoroso italiano produzido na Sardenha.
DiaboloComposição refrescante sem álcool preparadas em copo longo com 4 cl de xarope e preenchido com limonada gaseificada. Ex: Diabolo menthe. Preparar em copo longo com 4 cl de xarope de menta e preenchido com limonada gaseificada.
DiagalvesCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
DiakaMarca de vodka produzida na Polónia de preço muito elevado, filtrada através de diamantes.
DiamondComposição aperitiva preparada em flûte com 2 cl de gin, 1 cl de sumo de limão, 1 cl de xarope de açúcar. Preencher com espumante natural.
DianaComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com gelo moído. 3 cl de creme de menthe verde e 3 cl de brandy.
DickleMarca de tenessee whiskey.
DieselComposição refrescante preparada em tumbler médio com 10 cl de cerveja branca e 10 cl de coca-cola.
DiesusAmargo aperitivo ou estomacal italiano.
Diki-DikiComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de calvados, 1 cl de ponche sueco e 1 cl de sumo de laranja.
DillonMarca de rum produzido em Martinica.
DimpleMarca de blended scotch whisky velho.
DinastyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum branco, 2 cl de mandarine, 1 cl de sumo de limão e 1 cl de granadine.
DinnersMarca de malt e blended scotch whisky.
DionisiusDeus do vinho segundo a mitologia grega.
DiplomatComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de vermute seco, 2 cl de vermute tinto e 2 gotas de marrachino. Decorar com 1 cereja e casquinha de limão.
Director's SpecialMarca de whisky indiano.
Dirty MartiniCocktail before dinner preparado no copo misturador e servido em taça a cocktail com 4 cl de gin , 1 cl de vermute seco e 1 cl de calda de azeitonas. Decorar com 1 azeitona verde.
DiscoveryDesignação para whisky Cutty Sark de 18 anos.
DITAMarca de licor de lichias.
DIVAMarca de vodka de elevado preço produzida na Escócia.
DixieComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de vermute seco e 1,5 cl de absinto.
Dixie (whisky)Composição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 5 cl de bourbon whiskey, 1 dash de creme de menthe, 1 dash de curaçau, 1 dash de sumo de limão, 1 dash de angostura e 1 dash de xarope de açúcar.
DizzyComposição after dinner preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks cheio de gelo moído com 2 cl bagaceira, 3 cl de brandy e 1 cl de mel.
Dizzy DameComposição after dinner preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks cheio de gelo moído com 3 cl de brandy, 3 cl de creme de café, 1 cl de natas e 1 dash de cherry brandy. Decora-se com 1 cereja.
DjangoaLicor francês obtido a partir de café e anis.
DNAMarca de pré-mix alcoólico aromatizado com limão e tomilho.
DOAbreviatura para Denominação de Origem.
DOCAbreviatura para Denominação de Origem Controlada.
Docteur PitatComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 1,5 cl de sumo de laranja e 1,5 cl de triple sec. Decorar com 1 cereja.
DoctorComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de ponche sueco e 2 cl de sumo de limão.
Dog's NoseComposição refrescante preparada em copo médio com 20 cl de creveja branca e 5 gotas de gin no topo.
Dolce VitaComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 4 cl de gin, 1cl de vermute rosé e 1 cl de licor de morango. Decorar com ½ rodela de limão e ½ rodela de laranja.
DolfiMarca francesa produtora de aguardentes de frutos e licores.
Dom CamposMarca de vinho de mesa regional da Península de Setúbal.
Dom GualdimMarca de vinho de mesa regional Ribatejano.
Dom HermanoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Almeirim (Ribatejo).
Dom MartinhoMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
Dom RafaelMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
Dom RuinartMarca de champagne francês.
DomaineDesignação francesa para propriedade ou vinhedo.
Domaine De BoingneresMarca de armagnac.
Domaine de LasgravesMarca de armagnac.
Domaine de LassaleMarca de armagnac.
Domaine de PapolleMarca de armagnac.
DomecqMarca espanhola produtora de vinhos e aguardentes.
DomusMarca de licor de anis portuguesa produzida em Campo Maior.
Don AlejoMarca de tequila mexicana.
Don JulioMarca de tequila mexicana.
Don PabloMarca de vinho do Porto.
Don PanchoMarca de tequila.
Don QMarca dum originário de Porto Rico.
Dona AntóniaTipo de vinho do Porto produzido pela casa FERREIRA.
Dona CarlotaMarca de tequila mexicana.
Dona ElviraMarca de vinho licoroso produzido pela Adega Cooperativa de Arruda dos Vinhos.
Dona NatáliaMarca de vinho licoroso produzido na região de Almeirim (Ribatejo).
Dona PaternaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Dona SofiaMarca de vinho de mesa regional Ribatejano.
DonzelinhoCasta de uvas tintas cultivada em diversas regiões.
Donzelinho BrancoCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
DoornkaatMarca de aguardente do tipo korn produzida na Alemanha.
DOPAbreviatura para Denominação de Origem Protegida.
DoppelbockTipo de cerveja de origem alemã de baixa fermentação.
Dorna VelhaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
DortmunderTipo de cerveja de baixa fermentação produzida na região de Dortmund (Alemanha).
Dortmunder UnionMarca de cerveja alemã originária de Dortmunder.
Dot's Hot SpotComposição quente preparada com 5 cl de sumo de uva, 5 cl de sumo de maçã, 1 cl de mel e 1 pau de canela. Aquecer todos os ingredientes e servir em copo para bebidas quentes. Colocar uma rodela de limão a flutuar.
DouglasMarca de cerveja escocesa.
DouregalMarca de blended scotch whisky.
Douro ValleyComposição refrescante preparada em copo médio com 6 cl de Porto tinto, 4 gotas de grenadine e 12 cl de limonada gaseificada.
DouxDesignação francesa para alguns vinhos, espumantes e champagnes do tipo doce.
DovganMarca de vodka russa.
Dow'sMarca de vinho do Porto.
Dr. PepperMarca de refrigerante gaseificado.
Dracula's BloodLicor alemão de cor vermelha obtido a partir de gengibre e pimento.
Dragon BallComposição tipo “shot” preparada em balão com 2,5 cl de gold strike e 2,5 cl de absinto. Servir a arder.
DrambleComposição refrescante preparada em copo médio com 3 cl de scotch whisky e 3 cl de sumo de limão. Preenche-se com gingerale. Decora-se com 1 rodela de limão e casca de laranja.
DrambuieLicor escocês feito a base de whisky e mel. O seu nome deriva do gaélico «an dram buildleach» que significa «bebida que satifaz».
Drambuie CreamLicor escocês obtido a partir de licor Drambuie com natas.
DrappierMarca de champagne francês.
DreamLicor de natas francês, obtido a partir de aguardente Calvados; Composição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de brandy, 2 cl de curaçau e uma gota de pernod.
DreherMarca de aguardente de cana brasileira.
DrinkTermo inglês para a bebida. To drink – beber.
Druichan IslayMarca de malt scotch whisky.
DrumguishMarca de malt scotch whisky.
DryTermo inglês para seco. Em termos de bebidas significa grau de açúcar baixo ou nulo. Usa-se para vinhos de mesa, vinhos licorosos, espumantes, champagnes e vermutes.
Dry MartiniCocktail "before dinner" preparado no copo misturador e servido em taça a cocktail com 5 cl de gin e 1 cl de vermute seco. Decorar com uma casquinha de limão ou 1 azeitona verde.
Duas QuintasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
DubonnetMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Dubonnet CocktailComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de dubonnet e 3 cl de gin. Decorar com 1 casquinha de limão.
DucastaingMarca de armagnac.
DuchessComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vermute tinto, 2 cl de vermute seco e 2 cl de pernod.
DuéMarca de vodka italiana.
DufftownMarca de malt scotch whisky.
DujardinMarca de brandy alemão.
DukeComposição refrescante preparada no shaker e servida em taça a champagne com 3 cl de drambuie, 1,5 cl de sumo de laranja, 1,5 cl de sumo limão e 1 ovo. Preenche-se com espumante.
DumanginMarca de champagne francês.
DumonteMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
Dunhill 71Composição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de licor de chocolante e 2 cl de creme de banana. Colocar 1 cl de natas no topo.
Dunhill 74Composição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 0,5 cl de apricot brandy, 0,5 cl de peach brandy, 0,5 cl de sumo de laranja, 0,5 cl de sumo de limão e 1 clara de ovo. Decora-se com ½ rodela de laranja e 1 cereja.
Dunhill SpecialComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de jerez seco, 2 cl de vermute seco, 2 dashes de curaçau e 1 dash de absinto. Decora-se com 1 azeitona.
DunlopComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de rum escuro, 2 cl de jerez doce e 1 dash de angostura bitter.
Dunphy's CreamLicor irlandês obtido a partir de natas com whisky.
DupeyronMarca de armagnac.
DuppyComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de scotch whisky, 2 cl de curaçau e 1 dash de orange bitter.
Duque de VizeuMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Dão.
DuvalMarca de licores e anisados franceses.
Duval LeroyMarca de champagne francês.
DuvelMarca de cerveja de alta fermentação belga refermentada na própria garrafa.
DYCMarca de whisky espanhol.
DynastyMarca de vinho produzido na China.
Eagles DreamComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 1,5 cl de creme de yvette, 1,5 cl de sumo de limão. 1 cl de clara de ovo e 3 dashes de xarope de açúcar.
Early TimesMarca de bourbon whiskey.
East and WestComposição aperitiva preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com gelo moído com 1,5 cl de brandy, 1,5 cl de porto tawny, 1,5 cl de orange curaçau e 1,5 cl de sumo de limão. Decorar com rodela de laranja e rodela de limão.
East IndiaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl d brandy, 1 cl de sumo de ananás, 1 cl de triple sec e 1 dash de angostura bitter. Decorar com casquinha de limão e cereja.
East IndiesComposição refrescante preparada em caneca com 3 cl de pisang ambon e 2 cl de scotch whisky. Preencher com limonada gaseificada. Colocar 2 dashes de grenadine no topo. Decorar com rodela de laranja, 2 cerejas, hortelã e maçã.
Eau BéniteMarca de cerveja canadiana.
Eau de Vie de BiérreDesignação para aguardentes obtidas a partir da destilação de cerveja. São também conhecidas por bierbrand.
EblanaMarca de licor irlandês obtido a partir de whisky, mel e plantas.
Echt StonsdorferAmargo estomacal alemão.
EclipseComposição aperitiva que se prepara da seguinte forma: Colocar 1 azeitona verde numa taça de cocktail e cobrir com grenadine. Depois com cuidado para não misturar adicionar uma mistura de 2 cl de dry gin com 2 cl de sloe gin previamente feita no shaker. Decorar com casquinha de limão.
EcussonMarca de cidra francesa.
Ed's BabzComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum escuro, 1 cl de cherry brandy, 1 cl de curaçao, 1 cl de creme de banana e 3 dashes de sumo de limão.
Eddie BrownComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de lillet e 1 dash de apricot brandy. Decorar com casquinha de limão.
EdduMarca de whisky francês.
EdelweissMarca de cerveja austríaca.
Egg Nog (sem álcool)Composição fortificante sem álcool preparada no shaker e servida em copo longo com 1 ovo inteiro, 8 g de açúcar e 15 cl de leite frio. Polvilhar-se com nóz-moscada ou canela.
Egg NogsSão composições fortificantes feitas à base de leite, ovos, açúcar e aguardentes. Ex: Brandy egg nog. Prepara-se no shaker e serve-se em copo longo com 4 cl e brandy, 1 ovo e 15 g de açúcar. Preenche-se com leite frio ou quente e polvilha-se com noz-moscada ou canela.
Eight BellsComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum escuro, 1 cl de vermute seco, 1 cl de van der hum e 1 cl de sumo de laranja. Polvilhar com nóz-moscada no topo.
Eira do BispoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
EisbergMarca de espumante sem álcool.
EisweinDesignação para vinho doce produzido principalmente na Áustria e Alemanha a partir de uvas colhidas em pleno Inverno (congeladas).
EkuMarca de cerveja alemã.
El GaiteroMarca de cidra espanhola.
El JimadorMarca de tequila mexicana.
El PresidenteComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de rum branco, 1 cl de sumo de ananás, 1 cl de grenadine e 1 dash de sumo de limão.
El VieijitoMarca de tequila mexicana.
ElderMarca de cerveja alemã.
ElefanteMarca de vinho quinado brasileiro.
Elijah CraigMarca de bourbon whisky.
ElisaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum branco, 1 cl de bitter averna, 1cl de apricot brandy, 1 cl de vermute tinto e 1 cl de espumante. Decorar com casquinha de laranja e cereja.
ElitTipo de vodka produzida pela marca “stolichnaya”.
ElkComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de prunelle brandy e 1 dash de vermute seco.
Elk’s ownComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rye whiskey, 2 cl de Porto tinto, 2 cl de sumo de limão, 1 dash de clara de ovo. Decorar com 1 triângulo de ananás.
EllipseTipo de cognac produzido pela marca Hennessy.
ElsenhamMarca de água inglesa.
ElyséeMarca de vinho espumante finlandês.
ElzitaMarca de vinho espumoso gaseificado português.
Embassy RoyalComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de bourbon whiskey, 1,5 cl de drambuie, 1,5 cl de vermute tinto e 2 dashes de sumo de laranja.
EmeraldDesignação para o whisky Cutty Sark 12 anos.
Emerald IslayComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 5 cl de gin, 1 cl de creme de menthe verde e 3 dashes de angostura bitter.
EmersonComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 2 cl de vermute tinto e 1 cl de marrachino.
EmigranteComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de cognac, 1 cl de creme de café, 1 cl de moscatel de Setúbal e 1 cl de natas. Decorar com 1 cereja e 1 folha de hortelã.
Emmets CreamLicor irlandês obtido a partir de natas com whisky.
EmpireComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de apple brandy e 1,5 cl de apricot brandy.
Encosta de MourosMarca de vinhos de mesa produzido na denominação de origem Bairrada.
Encosta de paderneMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Encostas de PaderneMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Energy DrinksTipo de refrigerantes que contêm alcalóides de efeito estimulante tais como; a cafeína, a taurina, etc…
EngaçoMatéria lenhosa que sustenta os bagos das uvas. É também conhecido por «canganho» ou «cangaço».
EngelMarca de cerveja alemã.
English RoseComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de apricot brandy, 1,5 cl de vermute seco, 1 dash de sumo de limão e 1 dash de xarope de grenadine.
EnkeltAmargo estomacal dinamarquês.
Entre SerrasMarca de vinho de mesa regional das Beiras.
EntropiaGim galego que na sua composição mistura ginseng, guaraná, café e hibisco.
Erin Go BraghMarca de irish whiskey.
EristoffMarca internacional de vodka. É uma vodka jovem, irreverente, algo enigmática e envolta nalgum mistério associado a sua origem russa. Possui um sabor agradável e é bastante versátil, pode ser tomada pura, em long drinks (misturada com sumos de fruta ou refrigerantes), ou sem caipiroskas.
Eristoff BlackVodka com sabor a amoras selvagens.
Eristoff BloodPré-mix alcoólico feito à base de vodka com sumo de laranja, ginseng e guaraná.
Eristoff iceMarca de pré-mix de baixo teor alcoólico obtido a partir de vodka Eristoff, limão e água gaseificada. Deverá ser consumido muito fresco e pela garrafa.
EsbjaergMarca de vodka.
Escolha dos SóciosMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bairrada.
Escudo da ComendaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Esferificação BásicaTécnica de gelificação de um líquido. Através do uso de alginato no líquido, o mesmo é submerso numa solução rica em cálcio, a qual cria uma película externa gelificada, perdendo o líquido no seu interior.
Esgana CãoCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
EskalonyAmargo estomacal alemão.
EspadeiroCasta de uvas tintas cultivada em diversas regiões.
EspigaMarca de vinho de mesa regional da Estremadura.
EsporãoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Reguengos (Alentejo).
Espuela de OroMarca de tequila mexicana.
Espumante Arinto Caves VelhasMarca de espumante produzido na denominação de origem Bucelas.
Espumante NaturalDesignativos de qualidade: RESERVA- quando o vinho espumante tenha entre 12 e 24 meses de cave antes do degorgement. SUPER RESERVA ou EXTRA RESERVA - quando o vinho espumante tenha entre 24 e 36 meses de cave antes do degorgement. VELHA RESERVA ou GRANDE RESERVA- quando o vinho espumante tenha mais de 36 meses de cave antes do degorgement.
Espumante NaturalMétodos de Fabrico: Método clássico – quando a segunda fermentação tiver lugar na própria garrafa. Método charmat – quando a segunda fermentação tiver lugar em cubas fechadas. Método contínuo – quando a segunda fermentação tiver lugar em cubas fechadas interligadas.
Espumante Natural (definição)É um vinho cuja efervescência ou gás carbónico que contém, resulta de uma segunda fermentação alcoólica feita em garrafas ou em cubas fechadas.
Espumante Natural (graus de doçura)Bruto, extra seco, seco, meio doce e doce.
Espumoso GaseificadoVinhos brancos ou palhetes aos quais se juntou licor de expedição e gás carbónico por meio de aparelhos apropriados a baixa temperatura.
EstepeMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Redondo (Alentejo).
EstevaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Estrela GaliciaMarca de cerveja espanhola.
EthelComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de curaçau, 2 cl de creme menthe verde e 2 cl de apricot brandy.
Eucário GonzalezMarca de tequila mexicana.
EuropaMarca de cerveja portuguesa produzida pela Central de Cervejas.
Evan WilliamsMarca de bourbon whiskey.
EvansComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 6 cl de rye whiskey, 1 dash de apricot brandy e 1 dash de curaçau.
ÉvasionComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a coktail com 4 cl de rum branco, 1 cl de creme de menthe verde e 1 cl de creme de banana. Decora-se com uma cereja e uma folha de hortelã.
EvelMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
EvianMarca de água sem gás francesa.
ExplorerMarca de vodka sueca; Composição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de vodka, 1,5 cl de blue curaçau, 1,5 cl de triple sec e 1,5 cl de vermute seco.
ExpressoCafé tirado em máquina de pressão 6/7 cl.
Expresso MartiniComposição after dinner preparada no shaker c/gelo e servida em taça grande com 3 cl de vodka, 3 cl de licor de café, 2 cl xarope de açúcar e 6 cl de café expresso. Decorar com 3 grãos de café no topo.
ExquisiteTipo de vodka premium produzida pela marca polaca wyborowa.
ExtaseMarca de anisado português.
Extase CocktailComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum branco, 2 cl de cherry brandy e 2 cl de curaçau.
ExtraSímbolo de envelhecimento usado em cognacs, armagnacs e calvados.
Extra-SecDesignação francesa para espumantes e champagnes do tipo extra-seco.
Extracto de AbsintoAnisado português, obtido a partir de álcool, açúcar, anis e extractos vegetais.
Eye-OpenerComposição fortificante preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3,5 cl de rum branco, 0,5 cl de creme de cacau branco, 0,5 cl de triple sec, 0,5 cl de absinto, 5 g de açúcar e 1 gema de ovo.
EyguebelleLicor francês obtido a partir de plantas. Também conhecido por Aiguebele.
F.O.F. (french oack finish)Tipo de whiskey de malte produzido pela marca Glenlivet estagiado em cascos de carvalho anteriormente utilizados para envelhecer cognac.
FairbankComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco, 1 dash de campari e 1 dash de natas.
Fairy BelleComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de gin, 1,5 cl de apricot brandy, 1 clara de ovo e 2 dashes de grenadine.
FaisãoMarca de vinho de mesa comercializado pelas Adegas Camillo Alves.
Falcão de CimaMarca de mesa produzido na denominação de origem Cartaxo (Ribatejo).
FalcoariaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Almeirim (Ribatejo).
FalernumXarope obtido a partir de amêndoa, gengibre, cravinho, lima e por vezes baunilha.
Fallen AngelComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de gin, 1,5 cl de sumo de limão, 2 dashes de creme de menthe e 1 dash de angostura bitter.
Famous GrouseMarca de blended scotch whisky.
Famous Grouse LiqueurLicor escocês obtido a partir de especiarias, citrinos e gengibre com scotch whisky.
FantaMarca internacional de refrigerantes.
FantasiaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 3 cl de vermute seco, 1 dash de creme de menthe branco e 1 dash de marrachino. Decora-se com 1 cereja.
FarizoaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Alentejo.
Farol da BarraMarca de aguardente de cana brasileira.
FassbindMarca de aguardentes de frutos Suiça.
FastioMarca de água sem gás portuguesa.
Favin ZeroMarca de vinho sem álcool.
FavouriteComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de apricot brandy, 2 cl de vermute seco e 1 dash de sumo de limão. Decora-se com 1 cereja.
FeiglingLicor alemão obtido a partir de vodka aromatizado com figo.
FentimansMarca britânica famosa pela sua Água tónica.
FerintoshMarca de malt scotch whisky.
FermentaçãoÉ o processo de transformação dos açúcares ou da sacarificação dos amidos em álcool etílico ou etanol. É produzida por enzimas segregadas por micro organismos, bactérias ou leveduras; estas, na maioria das vezes, estão incorporadas à matéria-prima (frutas, cereais, etc), cujo suco é fermentado em tanques ou tinas apropriadas.
Fermier CalvadosIndicação para a aguardente Calvados de muito boa qualidade produzida a partir de maçãs provenientes de cultura tradicional.
Fernão PiresCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
Fernet BrancaAmargo estomacal italiano de cor castanho-escuro.
Fernet CinzanoAmargo estomacal italiano.
Fernet FranziniAmargo estomacal italiano.
Fernet LuggaMarca de amargo estomacal italiano.
Fernet-MentheComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com gelo moído, 4 cl de fernet branca e 2 cl de creme de menthe verde.
FerrarelleMarca de água com gás italiana.
FerreiraMarca de vinho do Porto.
Ferry-BoatComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de campari, 1,5 cl de marrachino, 1,5 cl de brandy e 1,5 cl de gelado de nóz.
FestrusComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de bitter cinzano, 2 cl de vodka e 2 cl de grand marnier. Decora-se com 1 casquinha de limão.
Fever TreeMarca de Água tónica. O seu nome refere-se à árvore-da-febre, situada entre Ruanda e Congo, da qual se extrai o quinino natural.
FiestaMarca de tequila mexicana.
Fifth AvenueComposição tipo pousse-café preparada no próprio copo por camadas com 2 cl de creme de cacau escuro, 2 cl de apricot brandy e 2 cl de natas.
Fifty PoundsMarca britânica de Gin London Dry.
Fighting CockMarca de bourbon whiskey.
FilfarLicor cipriota obtido a partir de laranjas.
Fim de SéculoMarca de aguardente velha portuguesa.
FindlatersMarca de blended scotch whisky.
FinéMarca de água japonesa.
Fine ChampagneTermo usado para os cognacs produzidos com 50% de vinhos de grand champagne e 50% de vinhos de petite champagne.
FinlandiaMarca de vodka finlandesa; Composição tipo pousse-café preparada no próprio copo por camadas com 2 cl de grenadine, 1 cl de creme de menthe verde, 1 cl de marrachino e 1 cl de blue curaçau.
Finlandia BlueComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de vodka, 1 cl de blue curaçau, 1 cl de marrachino e 1 cl de lime juice. Preenche-se com bitter lemon. Decorar com rodela de limão e casca de laranja.
Finlandia Long DrinkComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de vodka, 1 cl de natas e 1 cl de triple sec. Preenche-se com limonada gaseificada e adiciona-se 1 cl de blue curaçau no topo. Decorar com rodela de limão, cereja, hortelã e casca de pepino.
FinoDesignação para o vinho do Jerez seco.
Fire CrackerComposição do grupo dos hot drinks que se prepara normalmente em grandes quantidades. Receita para 8 copos: 1 litro de vinho tinto, ½ litro de água, 25 g de açúcar, 10 cl de sumo de limão, 4 paus de canela e 4 cravinhos da india. Ferver a água durante 5 minutos com o açúcar, o sumo de limão a canela e o cravinho. Adicionar o vinho e deixar iniciar a fervura. Servir imediatamente em copos para bebidas quentes.
Fireman DaisyComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de vermute seco e 2 cl de creme de cassis. Preencher com água gaseificada.
First AidComposição refrescante sem álcool preparada em copo longo com 3 cl de limão e 3 cl de xarope de groselhas negras. Preencher com água gaseificada. Decora-se com rodela de limão.
First NightComposição after dinner preparada no shaker e servida e em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1 cl de creme de café, 1 cl de van-der-hum e 1 cl de natas.
FischerMarca de cerveja francesa.
FiuzaMarca de vinho de mesa regional Ribatejano.
Five LakesMarca de whisky canadiano.
Five LordsMarca de blended scotch whisky.
FixerComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de creme de noyau, 1 cl de prunelle brandy e 1 cl de natas.
FixesComposições curtas preparadas em copo on-the-rocks com gelo moído a partir de aguardentes com sumo de limão e licores. Ex: Brandy fixe. Preparar em copo on-the-rocks com gelo moído. 3 cl de brandy, 1 cl de cherry brandy, 1 cl de sumo de limão e 1 dash de xarope de açúcar. Decorar com ½ rodela de laranja, ½ rodela de limão e 1 cereja.
FizzesComposições refrescantes preparadas no shaker e servidas em copos médios a partir de aguardentes com sumo limão, açúcar e água gaseificada. Ex: Gin fizz. Prepara-se no shaker e serve-se em copo médio com 4 cl de gin, 1 cl de sumo de limão e 10 g de açúcar. Preenche-se com água gaseificada e decora-se com 1 rodela de limão.
FjorowkaMarca de vodka.
FlagshipMarca de vodka russa.
FlairÉ um estilo de atendimento de bar que ao contrário do que muitos possam pensar existe há mais de 150 anos. Tecnicamente falando, Flair são as ferramentas necessárias para a elaboração de Cocktails envolvendo movimentos de serviço com muita técnica. "Speed Bartending" é uma forma de Flair onde as bebidas são elaboradas de forma rápida utilizando várias garrafas em simultâneo com vários utensílios de bar manipulando-os de forma artística.
Flair de ExibiçãoÉ dirigido para o entretenimento e competição onde geralmente envolve longas coreografias.
Flair de TrabalhoÉ um tipo de Flair para se utiliza no dia-a-dia de trabalho de bar, utilizando movimentos rápidos e certeiros sem atrasar o serviço. A maioria dos movimentos de Flair de Trabalho envolve copos, shaker, decoração e por vezes movimentos com uma ou mais garrafas.
Flairy BelleComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de gin, 1,5 cl de apricot brandy, 1 clara de ovo e 2 dashes de grenadine.
Flamming ShotComposição do grupo dos shots preparada por camadas em copo a shot com 2,5 cl de creme de café e 2,5 cl de tequila. Servir arder.
Flavored VodkaDesignação para as vodkas aromatizadas.
Fleischmann's PreferredMarca de bourbon whiskey, vodka e gin.
FlensburgerMarca de cerveja alemã.
FlipsOs Flips são composições médias (médium-drinks). Têm como ingredientes base: gema de ovo e açúcar. Podem ser feitos com, Gin,Whisky,Brandy, Rum,Sherry,Porto ou Champagne. No entanto os primeiros Flips foram feitos com vinho do Porto Tawny. São servidos em copo próprio tipo Flip cuja capacidade é de 10 a 12 cl. Ex: Porto Flip.6cl Porto Tawny, 1 colher a chá de açúcar, 1 gema de ovo é batido no shaker e polvilhado com noz-moscada.
Floc de GascogneVin de liqueur (VDL) francês produzido na região de Armagnac.
FloreffeMarca de cerveja de abadia produzida na Bélgica.
FloridaComposição refrescante sem álcool preparada no shaker e servida em copo longo com gelo moído. 2 cl de sumo de toranja, 2 cl de sumo de laranja, 2 cl de xarope de açúcar e 2 dashes de sumo de limão. Preencher com água gaseificada. Decorar com 1 ramo de hortelã.
Florida SunsetComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de gin, 1cl de triple sec, 1 cl de sumo de laranja e 1 cl de sumo de limão. Preenche-se com água gaseificada e decora-se com 1 rodela de laranja e 1 cereja.
Fluffy DuckComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de gin, 2 cl de advocaat, 1 cl de sumo de laranja e 1 cl de cointreau. Preenche-se com água gaseificada e decora-se com uma rodela de laranja e uma cereja.
Fluffy RuffesComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco e 3 cl de vermute tinto. Decorar com casquinha de limão.
Flying HorseMarca de high energy drink.
Flying ScotchmanComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de scotch whisky, 3 cl de vermute tinto, 2 gotas de angostura bitter e 2 gotas de xarope de açúcar.
Fog CutterComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de brandy, 1 cl de rum branco, 1 cl de gin, 6 cl de sumo de ananás e 6 cl de sumo de limão. Decora-se com 1 triângulo de ananás e 1 cereja.
FolgasãoCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
Folle NuitComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail rebordada com açúcar, 3 cl de gin, 1,5 cl de vermute tinto, 1,5 cl de vermute seco e 1 dash de sumo de laranja. Decorar com uma casquinha de limão.
Fontanário de PegõesMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Palmela.
FontenovaMarca de água sem gás portuguesa.
Fontes (7 fontes)Marca de água sem gás nacional.
ForalMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Formula 3Composição refrescante preparada em copo médio com 3 cl de vodka, 2 cl de sumo laranja e 1 cl de licor de morango. Preenche-se com água tónica.
Forty CreekMarca de whisky canadiano.
FórumMarca de cerveja alemã.
Foster'sMarca de cerveja australiana.
Four RosesMarca de whiskey bourbon.
Fourth DegreeComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de vermute tinto, 2 cl de vermute seco e 2 dashes de pernod.
Fourty EightComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1 cl de apricot brandy, 1 cl de vermute seco, 1 cl de orange curaçau e 1 dash de sumo de limão.
Fox HoundComposição aperitiva preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com 3 cl de brandy, 1,5 cl de kümmel, 1,5 cl de sumo de arando acre e 1 dash de sumo de limão. Decorar com uma rodela de limão.
Fox Trot IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 3 cl de sumo de limão e 4 gotas de orange curaçau.
Fox Trot IIComposição refrescante preparada em copo longo com 4 cl de vinho branco e 1 cl de curaçau. Preenche-se com água gaseificada.
Foxe (James)Marca de whisky canadiano.
Foz do DouroComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de vinho Porto branco (doce), 3 cl de vermute seco e 1 dash de marrachino. Decorar com 1 cereja.
Fraga de OuroMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
FragolinoLicor italiano produzido pela marca “Toschi” a partir de morangos dos bosques.
Fraîcheur du soirComposição refrescante preparada em copo longo com 2 dashes de agostura bitter e 2 dashes de sumo de lima ou limão. Preenche-se com ginger ale e decora-se com 2 rodelas de lima.
Fraîcheur du SoirComposição refrescante preparada em copo longo com 2 dashes de agostura bitter e 2 dashes de sumo de lima ou limão. Preenche-se com ginger ale e decora-se com duas rodelas de lima.
Fraise du BoisLicor francês obtido a partir de morangos silvestres.
Fraise RoyaleComposição refrescante preparada em flûte com 2 morangos esmagados, 1 dash de licor de morango e 10 cl de espumante natural.
Framboise (eau-de-vie)Aguardente de origem francesa obtida a partir da destilação de framboesas.
Framboise LambicTipo de cerveja de fermentação espontânea aromatizada com framboesas.
FranciacortaEspumante italiano DOCG produzido na Lombardia, provincia de Brescia, a partir das castas “pinot” e “chardonnay”.
FrangelicoLicor italiano produzido a partir de avelãs e bagas silvestres.
FrankenRegião vinícola alemã.
FranziskanerMarca de cerveja alemã.
FrapinMarca de cognac.
FrappésSão basicamente short drinks. Servem-se com gelo moído.Na gíria dos bares é também conhecido por gelo frapé. Preparam-se directamente no próprio copo. Normalmente os frapés mais pedidos são os licores. No entanto, algumas misturas podem ser servidas em frapé . O mais conhecido dos frapés é o Pipperminth Frapé.
FrasqueiraCategoria especial do vinho da Madeira obtido a partir de castas de nobres com envelhecimento de 20 anos e mais 2 em garrafa.
Freddy FuddComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de tequila e 3 cl de galiano. Preenche-se com sumo de laranja.
Frei JoãoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bairrada.
FreixenetMarca de espumante espanhol.
French 125Composição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de brandy, 3 cl de sumo de limão e 8 g de açúcar. Preenche-se com espumante natural e decora-se com casca de limão.
French 75Composição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de gin, 3 cl de sumo de limão e 8 g de açúcar. Preenche-se com espumante natural e decora-se com casca de limão.
French 95Composição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de bourbon whiskey, 3 cl de sumo de limão e 8 g de açúcar. Preenche-se com espumante natural e decora-se com casca de limão.
French ConnectionComposição after dinner preparada em copo on-the-rocks com 3 cl de brandy e 3 cl de amaretto.
French FruitComposição after dinner preparada no shaker e servida em e servida sumo de laranja. Decora-se com 1 rodela de laranja.
French KissComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 3 cl de vermute tinto e 3 cl de vermute seco. Decora-se com casquinha de limão.
FrizeMarca de água com gás portuguesa.
FronteraComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de jerez seco e 2 cl de dubonnet. Decorar com casquinha de limão.
FrozenTermo usado para a forma de servir algumas composições sobre gelo moído. Ex: Frozen daiquiri.
Frozen DaiquiriComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça grande com gelo moído, 4,5 cl de rum branco, 1,5 cl de sumo de limão e 1 dash de xarope de açúcar.
Frozen iceDesignação usada para gelo moído. Outras designações: cobbler ice, gelo neve, gelo frappé e gelo pilé.
Frozen MargaritaComposição aperitiva preparada no blender c/gelo moído e servida em taça grande com 3 cl de tequila, 2 cl de sumo de limão e 2 cl triple sec.
Frozen SteppesComposição after dinner preparada no blender e servida em taça grande com 3 cl de vodka, 2 cl de creme de cacau escuro e 1 bola de gelado de baunilha.
FrühlingComposição aperitiva preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com 3 cl de gin, 1 cl de red curaçau, 1 cl de sumo de limão, 1 cl de grenadine e 1 dash de clara de ovo. Decorar com rodela de limão, casca de limão, cereja e hortelã.
FrutiniMarca portuguesa de refrigerantes.
Fu ManchuComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça grande com gelo moído: 3 cl de rum branco, 1 cl de orange curaçau, 1 cl de creme de menthe branco e 1 cl de lime juice. Decora-se com 1 casquinha de limão.
FullDesignação inglesa para o vinho do Porto retinto.
Full HouseComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 1,5 cl de vermute seco e 1,5 cl de ponche.
Fun and GamesComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de creme de cassis, 1,5 cl de sumo de limão e 2 gotas de angostura bitter. Decora-se com casquinha de limão.
FusionMarca de refrigerante (active drink) obtido a partir de sumos de frutos com chá.
FuturityComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de sloe gin, 3 cl de vermute tinto e 2 dashes de angostura bitter.
G’VineMarca de gin produzido em França.
GabiaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
GaeirasMarca de vinho de mesa regional da Estremadura.
Gaelic CoffeeComposição do grupo dos hot drinks preparada em copo tipo irish coffee com 6 cl de café quente, 4 cl de scotch whisky e 10 g de açúcar mascavado. Colocar 3 cl de natas no topo.
GaffelMarca de cerveja alemã.
Gaillac MousseuxEspumante francês produzido na região de Sud-Ouest.
GalaMarca de cerveja sem álcool portuguesa.
Galego DouradoCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
GalenoCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
GaleriaMarca de vinho de mesa regional das Beiras.
Galeria barTipo de bar onde se procede regularmente a exposições de artes plásticas.
GallianoLicor italiano de cor amarela obtido a partir de plantas e sementes entre as quais; hortelã, erva-doce, gengibre, anis e baunilha.
Galliano hot shotComposição do grupo dos shots preparada em copo a shot por camadas com 2 cl de galliano, 2 cl de café quente e 2 cl de natas.
GallisayMarca espanhola produtora de licores e xaropes.
GalloMarca de vermute produzida nos EUA.
GallonMedida de capacidade inglesa que corresponde a 4,544 litros.
GallweysLicor irlandês obtido a partir de natas com whisky e ervas aromáticas.
GambrinusMarca de cerveja alemã.
Gamm el danskAmargo estomacal dinamarquês.
Gammel DanskAmargo estomacal dinamarquês.
GanciaMarca italiana produtora de vermutes e espumantes.
Garden FruitMarca de sumos e néctares.
GaribaldiComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 3 cl de campari e 7 cl de sumo de laranja. Decora-se com ½ rodela de laranja.
Garruda CreamLicor irlandês obtido a partir de natas com aguardente.
GaselaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Gaston de LagrangeMarca cognac francês.
GatãoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
GautierMarca de cognac.
GavinhasFios de videira com os quais ela se segura às árvores e aos arames das latadas. São também designadas por «guias».
Gay LussacQuímico francês que estabeleceu a formula química da fermentação. Graus Lussac “ G.L.” exprimem a percentagem de álcool numa bebida. Ex: 40 GL = 40% Vol.
GazelaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
GazetteComposição preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 3 cl de vermute tinto, 3 gotas de sumo de limão e 3 gotas de xarope de açúcar.
GeikkeikanMarca de saké japonês.
GelasMarca de armagnac.
GellidaMarca de água gaseificada.
GenepyLicor italiano obtido a partir de plantas.
GeneverTipo de gin produzido na Holanda.
GengiMarca de saké japonês.
Genmai ChaTipo de chá verde produzido no Japão.
GentianeAmargo aperitivo francês obtido a partir de genciana amarela.
GermanaMarca de aguardente cana brasileira.
GermaniaMarca de cerveja sem álcool alemã.
Gerstel BräuMarca de cerveja sem álcool alemã.
GewurtztraminerCasta de uvas brancas cultivada em diversos países europeus, principalmente França e Alemanha.
Geyser PeakMarca de vinho de mesa produzido na Califórnia (E.U.A.).
GibsonComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 5 cl de gin e 1 cl de vermute seco. Decora-se com 1 cebolinha de cocktail.
Gibson’sMarca de London dry gin.
GiffardMarca francesa de licores e xaropes.
Gilbert's PortMarca de vinho do Porto.
Gilbey'sMarca de London dry gin.
GimletComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin ou vodka e 2 cl de lime juice. Pode ainda ser preparada em copo on-the-rocks adicionada de 1 dash de água gaseificada.
GinAguardente de cereais que começou por ser produzida na Holanda e que os ingleses refinaram e divulgaram. É uma aguardente incolor aromatizada principalmente com bagas de zimbro, cascas de laranja, cascas de limão, coentros, amêndoas, canela, etc… Dos tipos mais divulgados salientam-se o London dry gin, genever, old tom gin e steinhäger.
Gin and FrenchComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin e 3 cl de vermute seco. Decora-se com casquinha de limão.
Gin and ItComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin e 3 cl de vermute tinto. Decora-se com uma cereja.
Gin and ItalienComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin e 3 cl de vermute tinto.
Gin and MixComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de vermute tinto e 1,5 cl de vermute seco. Decora-se com casquinha de limão.
Gin ChicGin alicorado no qual o sabor que prevalece no palato é o da canela.
Gin DaisyComposição refrescante preparada no shaker e servida em taça grande com 3 cl de gin, 2 cl de grenadine e 1 cl de sumo de limão. Preenche-se com água gaseificada. Decora-se com 5 cerejas, 1 raminho de hortelã e uma rodela de laranja.
Gin FizzComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo médio com 4 cl de gin, 1 cl de sumo de limão e 10 g de açúcar. Preenche-se com água gaseificada e decora-se com uma rodela de limão.
Gin Hendrick´sMarca de gin produzida na Escócia. Além dos aromatizantes tradicionais inerentes a esta bebida, Hendrik's é ainda perfumado com pétalas de rosa e pepino.
Gin MareMarca de Gin espanhola que se destaca por conter quatro ingredientes mediterrâneos, como a azeitona Arbequina, manjericão, alecrim e tomilho.
Gin RickeyComposição refrescante preparada em copo médio com 5 cl de gin e 1 cl de sumo de lima ou limão. Preenche-se com água gaseificada e decora-se com uma rodela de limão.
Gin SulMarca de Gin destilado Hamburgo, no entanto com raízes com raízes portuguesas. Os botânicos selecionados são frescos e de qualidade com presença de características cítricas e mediterrâneas.
Gin VermuteComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin e 3 cl de vermute tinto. Decora-se com uma casquinha de limão.
Gin Vine GMarca de gin produzido em França a partir da destilação de vinho, que para além dos aromatizantes tradicionais do gin contém flor de videira.
GincerinoMarca de refrigerante amargo gaseificado produzido em Itália.
Ginger AleRefrigerante gaseificado obtido a partir de água gaseificada, açúcar, extractos de gengibre e caramelo.
Ginger WineBebida fermentada popular na Grã-Bretanha e Austrália, obtida a partir de água com açúcar, gengibre, limão e uvas; Forma de Preparação: (quantidade para 5 litros) 5 litros de água, 1,5 kg açúcar granulado, Sumo e casca de um limão, 40g de gengibre descascado e moído, uma colher de chá de fermento (leveduras), 120 g de bagos de uva partidos e 8 cl brandy. Ferva a água com a casca de limão, o açúcar e o gengibre durante cerca de 1 hora. Retire do lume, filtre e deixe arrefecer. Quando a água estiver tépida junte o fermento e deixe descansar 12 horas. Junte o sumo do limão e os bagos de uva partidos e deixe fermentar ao longo de 2 semanas. Vá mexendo uma vez por dia. Após as 2 semanas, junte o brandy, faça uma filtragem final e engarrafe.
GiniMarca de refrigerantes.
GinjaLicor português que começou a ser produzido em Alcobaça a partir da infusão de ginjas.
GirafMarca de cerveja dinamarquesa.
Giro de CagliariVinho licoroso italiano produzido na Sardenha.
GirvanMarca de grain scotch whisky.
GLGay Lussac - Químico francês que estabeleceu a formula química da fermentação. Graus Lussac, G.L., exprimem a percentagem de álcool numa bebida. Ex: 40 GL = 40% Vol.
GlaciarMarca de água sem gás portuguesa.
Glad EyeComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de pernod e 2 cl de creme de menthe verde.
GlasgowComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de scotch whisky, 3 cl de vermute tinto, 1 dash de angostura bitter e 1 dash de pernod.
GlayvaLicor escocês feito á base de whisky e mel.
GlenDesignação escocesa para «vale».
Glen CrinanMarca de blended scotch whisky.
Glen DeveronMarca de malt scotch whisky.
Glen ElginMarca de malt scotch whisky.
Glen FarioMarca de malt scotch whisky.
Glen GariochMarca de malt scotch whisky.
Glen GrantMarca de malt scotch whisky.
Glen KeithMarca de malt scotch whisky.
Glen LairgMarca de malt scotch whisky.
Glen LossieMarca de malt scotch whisky.
Glen MorayMarca de malt scotch whisky.
Glen OrdMarca de malt scotch whisky.
Glen ORGMarca de malt scotch whisky.
Glen RosaMarca de malt scotch whisky.
Glen TanchersMarca de malt scotch whisky.
Glen TurnerMarca de malt scotch whisky.
GlenallachieMarca de malt scotch whisky.
GlenburgieMarca de malt scotch whisky.
GlencadamMarca de malt scotch whisky.
GlendronachMarca de malt scotch whisky.
GlendullanMarca de malt scotch whisky.
GlenfarclasMarca de malt scotch whisky.
GlenfiddichMarca de malt scotch whisky.
GlenfoyleMarca de blended scotch whisky.
GlenfyneMarca de scotch malt whisky.
GlengoyneMarca de malt scotch whisky.
GlenkinchieMarca de malt scotch whisky.
GlenlanarachMarca de malt scotch whisky.
GlenlivetMarca de malt scotch whisky.
GlenmorangieMarca de malt scotch whisky.
GlenrothesMarca de malt scotch whisky.
GlenstagMarca de malt scotch whisky.
GlenturretMarca de malt scotch whisky.
Glide BailleysMarca de pré-mix alcoólico obtido a partir de licor Baileys.
Gloag'sMarca de London dry gin.
GlobusMarca de vinho de mesa regional do Tejo.
Gloire du MatinComposição refrescante preparada no shaker e servida num copo longo com 4 cl de scotch whisky, 1 cl de sumo de limão, 1 cl de xarope de açúcar, 3 dashes de clara de ovo e 1 dash de pernod. Preencher com água gaseificada e decorar com duas rodelas de lima ou limão.
Gloom Chaser IComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de grand marnier, 1,5 cl de curaçau branco, 1,5 cl de grenadine e 1,5 cl de sumo de limão.
Gloom Chaser IIComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco, 2 dashes de grenadine e 1 dash de pernod.
GlóriaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Gloria FerrerMarca de champagne francês.
GlühweinComposição do grupo dos hot drinks. Prepara-se num recipiente em lume brando e serve-se em copo para bebidas quentes. 2 cubos de açúcar, ½ rodela de limão, 1 pau de canela e 25 cl de vinho tinto. Aquecer todos os ingredientes misturados.
GlüweinComposição de Inverno alemã, preparada a partir de vinho branco ou tinto quente, com açúcar, brandy, canela, cravinho, cascas de laranja e cascas de limão.
Goast BastersComposição do grupo dos crazy drinks preparada em dois copos. 1º Colocar num copo de shot 1,5 cl de kahlua, 1,5 cl de creme de menthe verde e 1,5 cl de natas. 2º Introduzir o copo com a mistura anterior dentro de um copo médio e preencher este com cerveja.
GodchildComposição refrescante preparada em copo longo com 4 cl de creme de cassis e 1 dash de sumo de limão. Preenche-se com limonada gaseificada e decora-se com 1 rodela de limão.
GodfatherComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de scotch whisky e 2 cl de amaretto.
GodmotherComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de vodka e 2 cl de amaretto.
GoetheMarca de brandy alemão.
Gold FasslMarca de cerveja austríaca.
Gold LabelDesignação usada pela marca Johnnie Walker para o seu blended scotch whisky 18 anos.
Gold LiqueurLicor incolor obtido a partir de cascas de laranja, especiarias e sementes. Apresenta-se no mercado com flocos de ouro em suspensão dentro da garrafa.
Gold StrikeLicor holandês bastante alcoólico obtido a partir de canela. Apresenta-se incolor e com partículas de ouro em suspensão.
Gold Strike Apple BangLicor holandês produzido pela marca “BOLS”, bastante alcoólico obtido a partir de maçã. Apresenta-se incolor e com partículas de ouro em suspensão.
Golden BeerMarca de cerveja portuguesa produzida pela Central de Cervejas.
Golden CadillacComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de galliano, 2 cl de creme de cacau branco e 2 cl de natas.
Golden DownComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de gin, 1,5 cl de calvados, 1,5 cl de apricot brandy, 1,5 cl de sumo de laranja e 1 dash de grenadine.
Golden DreamComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de galliano, 1,5 cl de triple sec, 1,5 cl de sumo de laranja e 1,5 cl de natas.
Golden FizzComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo médio com 4 cl de gin, 1 cl de sumo de limão, 10 g de açúcar e 1 gema de ovo. Preenche-se com água gaseificada e decora-se com uma rodela de limão.
Golden Gate IComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin e 1 bola de gelado de laranja.
Golden Gate IIComposição aperitiva preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com 3 cl de gin, 1 cl de rum branco, 1 cl de creme de cacau escuro e 1 cl de sumo de limão. Decora-se com 1 rodela de laranja.
Golden GleamComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de grand marnier, 1 cl de sumo de laranja e 1 cl de sumo de limão.
Golden JubileeTipo de whisky Cutty Sark comemorativo dos 50 anos de reinado da rainha Victória.
Golden MedallionComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de galliano, 2 cl de sumo de laranja e 1 dash de clara de ovo. Decora-se com casquinha de laranja.
Golden RussianComposição after dinner preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com 3,5 cl de vodka e 2,5 cl de galiano. Decora-se com uma casquinha de limão.
Golden SlippeComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de chartreuse amarelo, 3 cl de gold liqueur e 1 gema de ovo.
Golden SunMarca de bourbon whiskey.
Golden TangComposição after dinner preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com 3 cl de vodka, 1 cl de strega, 1 cl de creme de banana e 1 cl de sumo de laranja. Decora-se com uma cereja.
Golden WhitePadrão de cor para o vinho do Porto branco muito velho.
GoldschlagerMarca de licor suíço obtido a partir de canela e pimenta. Apresenta-se de incolor e com flocos de ouro em suspensão.
GoldwasserLicor alemão originário de Danzig obtido a partir de ervas e especiarias. Apresenta-se incolor e com flocos de ouro em suspensão.
GolfComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco e 2 dashes de angostura bitter. Decora-se com 1 azeitona verde.
Gomme SyroupDesignação inglesa para o xarope de açúcar puro sem qualquer aromatizante.
GonetMarca de champagne francês.
Gonzalez ByassMarca de vinho de Jerez.
GorbatchowMarca de vodka alemã.
Gordon'sMarca inglesa de London Dry Gin e vodka.
GorjãoVinho de mesa produzido na denominação de origem Alenquer.
GösserMarca de cerveja austríaca.
GossetMarca de champagne francês.
Gôut AmericanDesignação francesa para o champagne do tipo seco.
Gôut AnglaisDesignação francesa para o champagne do tipo extra seco.
GouveioCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
GraceMarca de vinho de mesa regional da Estremadura.
GragganmoreMarca de malt scotch whisky.
Graham'sMarca de vinho do Porto.
Grain WhiskyTipo de whisky escocês produzido na região dos Lowlands a partir de cereais não maltados com uma pequena quantidade de malte. Usa-se principalmente para fazer lotes com malt whisky dando origem ao blended scotch whisky. Existem ainda no mercado algumas marcas deste whisky sem ser lotado.
Gran Duque D'AlbaMarca de brandy espanhol.
Gran TorinoMarca italiana de vermutes.
GranadaComposição refrescante preparada em copo longo com 2 cl de brandy, 2 cl de jerez seco e 2 cl de orange curaçau. Preenche-se com água tónica e decora-se com 1 rodela de laranja.
Grand MarnierLicor francês obtido a partir de laranja e cognac.
Grand Marnier CreamLicor francês obtido a partir de natas com grand marnier.
Grand MontMarca de vinho doce de mesa regional das Beiras.
Grand SlamComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de ponche sueco, 1,5 cl de vermute seco e 1,5 cl de vermute tinto.
Grande ChampagneSub-região de Cognac.
GrandjóMarca de vinho de mesa adamado produzido na denominação de origem Douro.
GranpecherLicor incolor obtido a partir de pêssego.
GranpomierLicor incolor obtido a partir de maçã.
GrantomMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
GrantsMarca de blended scotch whisky e London dry gin.
GranvasDesignação espanhola para espumantes cuja segunda fermentação é feita em cubas fechadas.
Grão VascoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Dão.
Grapefruit LiqueurDesignação para alguns licores obtidos a partir de toranja.
GrappaDesignação italiana para aguardente bagaceira. Em Itália esta aguardente é aromatizada com planta arruda.
GrasshopperComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de creme de cacau branco, 2 cl de creme de menthe verde e 2 cl de natas.
Grau BauméGrau de doçura dos vinhos.
Grau LussacMedida europeia de volume de álcool contido nas bebidas. Ex: 40 GL = 40% Vol.
Green BeanComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de tequila e 3 cl de creme de menthe verde.
Green BriarComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de jerez seco, 2 cl de vermute seco e 1 dash de peach bitter. Decora-se com uma folha de hortelã.
Green DragonComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de creme de menthe verde, 1 cl de kümmel e 1 cl de sumo de limão.
Green HopeComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de green curaçau, 1 cl de creme de banana e 1 cl de sumo de limão. Decora-se com uma cereja verde e uma cereja vermelha.
Green RoomComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 4 cl de vermute seco e 2 dashes de orange curaçau.
Green SandsMarca de bebida preparada a partir de cerveja com água gaseificada, açúcar, extractos de maçã e extractos de lima.
Green SpotMarca de irish whiskey.
Greenall'sMarca de London dry gin.
GreenoreMarca de irish grain whisky.
Grenadine (xarope)Xarope de cor vermelha obtido a partir de romãs.
Gressy CreamLicor irlandês obtido a partir de natas com whisky.
Grey GooseMarca de vodka francesa produzida na região de Cognac.
Grey HoundComposição refrescante preparada em copo longo com 4 cl de vodka e preenchida com sumo de laranja.
GrimbergenMarca de cerveja belga.
GrinaldaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
GrogComposição do grupo dos hot drinks preparada em copo para bebidas quentes com 4 cl de rum escuro, 8 cl de água quente com casca de limão ou chá, 1 rodela de limão e 10 g de açúcar. 1º Colocar o chá no copo. 2º Colocar a rodela de limão por cima de forma a que se ajuste às paredes do copo. 3º Colocar o açúcar e o rum por cima do limão e incendiar.
Grog AmericanoComposição do grupo dos "hot drinks" preparada em copo para bebidas quentes com 4 cl de rum escuro, 8 cl de água quente com casca de limão ou chá, uma rodela de limão e 10 g de açúcar, sumo de 1/2 limão, 3 cravinhos da índia e canela.
Grogs / Hot DrinksEstas bebidas são servidas sempre quentes, tipo médium. São preparadas à base de uma bebida alcoólica, que se mistura com açúcar, mel, melaço, chá e água quente. Devem ser preparadas em copos com grande resistência ao calor. Desta classe os mais conhecidos são o Grog (recomendado para o tempo frio e constipações) e o Irish Coffee.
GrolschMarca de cerveja holandesa.
GroselhaFruto utilizado na produção de xaropes, estes muito apreciados, entre portugueses e brasileiros, quando misturados com água ou leite.
Guard's CocktailComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2,5 cl de vermute seco, 2,5 cl de gin e 2 dashes de curaçau.
Gueuze LambicTipo de cerveja de fermentação espontânea produzida na Bélgica e não aromatizada.
GuiasFios da videira com os quais ela se segura às árvores e aos arames das latadas. São também designadas por «gavinhas».
GuignoletLicor francês produzido em Dijon a partir de cerejas.
Guignolet-kirschComposição after dinner preparada em copo on-the-rocks com 3 cl de guignolet e 3 cl de kirsch.
GuillonMarca de whisky francês.
GuinessMarca de cerveja preta de alta fermentação irlandesa.
GuviMarca de high energy drink.
GwenrocMarca de whisky francês.
GyokuroTipo de chá verde produzido no Japão.
H & BMarca de blended scotch whisky (Hedges & Butler).
H. GermainMarca de champagne francês.
Hacienda ViejaMarca de tequila mexicana.
HaigMarca de blended scotch whisky.
Half-om-HalfLicor holandês obtido a partir de laranjas doces e amargas.
Hamburger MichelMarca alemã produtora de aguardentes.
Hancock’sMarca de bourbon whiskey.
Hankey BannisterMarca de blended scotch whisky.
HansenMarca de rum originário da Holanda.
Happy MediumComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 1 cl de pimms cup nº 1, 1 cl de triple sec, 1 cl de lillet e 1 cl de sumo de laranja.
Happy ReturnComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de triple sec, 1,5 cl de cherry brandy e 2 dashes de sumo de limão. Decora-se com 1 cereja vermelha.
Happy YouthComposição refrescante preparada em flûte com 1 cubo de açúcar, 2 cl de cherry brandy e 2 cl de sumo de laranja. Preenche-se com espumante natural e decora-se com ½ rodela de laranja e 1 cereja.
Hard CorePré-mix alcoólico feito a partir de vodka com piri-piri e canela.
Harry WallbangerComposição refrescante preparada no shaker e servida em flûte com 2 cl de vodka, 2 cl de cointreau e 2 cl de sumo de laranja. Preenche-se com espumante natural.
HartzMarca australiana de águas e refrigerantes.
HarvardComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 3 cl de vermute tinto, 2 dashes de angostura bitter e 1 dash de xarope de açúcar. Decora-se com 1 casquinha de limão.
Harvey CowpuncherComposição fortificante preparada em copo longo com 4 cl galliano e preenche-se com leite frio.
Harvey WallbangerComposição refrescante preparada em copo longo com gelo moído e 4 cl de vodka, preenche-se com sumo de laranja e adiciona-se 1 dash de galliano no topo. Decora-se com 1 rodela de laranja e 1 cereja.
Harvey'sMarca de vinho de Jerez.
HastyComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco, 1 dash de pernod e 2 dashes de xarope de grenadine.
Haut-ArmagnacSub-região da região de Armagnac.
HavanaComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de apricot brandy, 1,5 cl de ponche sueco, 1,5 cl de gin e 1 dash de sumo de limão.
Havana BeachComposição refrescante preparada no blender e servida em copo longo com 4 cl de rum branco, 4 cl de sumo de ananás, 5 g de açúcar e ½ lima partida em quartos sem casca. Preenche-se com ginger ale e decora-se com uma rodela de limão e uma cereja.
Havana ClubMarca de rum originário de Cuba.
Hawaiian IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de sumo de laranja e 1 dash de orange curaçau.
Hawaiian IIComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de triple sec e 1,5 cl de sumo de ananás.
Hayman'sMarca de Gin inglesa.
Healey’sMarca de London Dry Gin.
Heather CreamLicor escocês obtido a partir de natas com whisky.
Heaven HillMarca de bourbon whiskey.
Heavy WaterMarca de vodka sueca.
Hendrick’sMarca de gin produzida na Escócia que para além dos aromatizantes tradicionais do gin é ainda aromatizado com pétalas de rosa e pepino.
HenksMarca holandesa produtora de aguardentes e licores.
HennessyMarca de cognac francês.
Henri AbeléMarca de champagne francês.
Henri BardouinMarca de anisado francês.
Henri IVTipo de Cognac que é produzido pela Maison Dudognon cuja proprietária é Claudine Dudognon-Buraud, descendente direta de Henri IV. A casa produz cognac desde 1776 e o líquido engarrafado em homenagem ao Rei da França foi guardado por mais de cem anos, mas não só por isso vale tanto, a grande culpada pelo preço estratosférico é a embalagem, pesando 8Kg é banhada em platina, ouro e cravejada por uma manta de 6,5 mil diamantes. Custa cerca de 2 milhões de dólares.
Herdade de Santa MartaVinho de mesa regional Alentejano.
Herdade do CebolalVinho de mesa regional Terras do Sado.
Herdade dos OurivesMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Granja-Amareleja (Alentejo).
Hero do CastanheiroMarta de vinho regional Terras do Sado.
HerraduraMarca de tequila mexicana.
HesitationComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 de ponche sueco, 1,5 cl de bourbon whiskey e 1 dash de sumo de limão.
HeyMarca de refrigerantes.
Hibernian SpecialComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de cointreau, 2 cl de green curaçau e 1 gota de sumo de limão. Decora-se com 1 casquinha de limão.
HidromelBebida fermentada obtida a partir de mel com água e leveduras. É também conhecida por “mead”.
HigballsSão composições tipo long-drink (25 a 30 cl), fáceis de preparar, muito populares e de características refrescantes. São a combinação de um espírito com um refrigerante(Tonic,Ginger-ale,Cola,Bitter Lemon,etc.) Os Higballs mais conhecidos são: Cuba Libré, Gin Tónico e Horse’s Neck.
High Energy DrinksRefrigerantes que contém alcalóides de efeito estimulante como por exemplo a cafeína e a taurina.
High FieldsMarca de licor irlandês obtido a partir de natas com whisky.
High FlyerComposição after dinner preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de strega e 1,5 cl de van-der-hum. Decora-se com 1 casquinha de limão.
HighballsSão composições refrescantes preparadas no próprio copo longo a partir de aguardentes ou licores com refrigerantes. Exemplo: Snowball.
Highland ClanMarca de blended scotch whisky.
Highland NectarMarca de blended scotch whisky.
Highland ParkMarca de malt scotch whisky.
Highland QueenMarca de blended scotch whisky.
Highland TowerMarca de blended scotch whisky.
HighlandsÁrea de produção de scotch malt whisky.
HildonMarca de água inglesa.
Hilton FlingComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de dubonnet, 2 cl de drambuie e 1 dash de orange bitter. Decorar com 1 casquinha de laranja.
HineMarca de cognac francês.
HiteMarca de cerveja coreana.
HoegaardenMarca de cerveja belga.
HofbräuMarca de cerveja alemã.
HokkaidoComposição aperitiva prepara no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de bénèdictine, 2 cl de apple brandy, 2 cl de sumo de limão e 1 dash de triple sec.
HolstenMarca de cerveja alemã.
HoneymoonComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de bénèdictine, 2 cl de apple brandy, 2 cl de sumo de limão e 1 dash de triple sec.
Honolulu IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 6 cl de gin, 1 dash de angostura bitter, 1 dash de sumo de ananás, 1 dash de sumo de limão, 1 dash de sumo de laranja e 1 dash de xarope de açúcar; Composição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de bénèdictine e 2 cl de marrachino.
Honolulu IIComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de bénèdictine e 2 cl de marrachino.
HoochMarca de pré-mix de fraca graduação alcoólica, obtido a partir de álcool de origem agrícola com água, açúcar, sumo e extractos de frutos.
HooplaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de brandy, 1,5 cl de triple sec, 1,5 cl de lillet e 1,5 cl de sumo de limão.
Hoots MonComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de scotch whisky, 1,5 cl de lillet e 1,5 cl de vermute tinto.
HorizontComposição aperitiva preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com 2 cl de gin, 2 cl de kontiki e 2 cl de sumo de ananás. Decora-se com ½ rodela de limão, 1 casca de limão, 1 cereja e hortelã.
Hors D´ÂgeSímbolo de envelhecimento utilizado no cognac, armagnac e calvados.
Horse CarComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a champagne com gelo moído, 2 cl de rye whisky, 2 cl de vermute tinto, 2 cl de vermute seco e 1 dash de angostura. Decora-se com 1 cereja.
Horse' S NeckComposição refrescante preparada em copo longo com 4 cl de brandy e preenchida com ginger ale. Decora-se com uma casca de limão em espiral.
HorseradishPlanta aromática da qual se usa a raíz para aromatizar bebidas e molhos.
Horta da NazaréMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Coruche (Ribatejo).
Horta do RossioMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Borba (Alentejo).
Hot Buttered RumComposição do grupo dos hot drinks preparada em copo para bebidas quentes com 4 cl de rum escuro, 4 g de manteiga, 1 cubo de açúcar e 4 cravinhos da índia. Preenche-se com água a ferver.
Hot DeckComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de rye whisky, 1,5 cl de vermute tinto e 2 gotas de orange bitter.
Hot IrishComposição do grupo dos hot drinks preparada em copo para bebidas quentes com 2 rodelas de limão com cravinhos espetados, 4 cl de irish whiskey, 10 g de açúcar mascavado e 10 cl de água a ferver. 1º Colocar dentro do copo 1 rodela de limão com cravinhos espetados. 2º Adicionar a água a ferver com o açúcar e o whisky (mexer bem) e decorar com a segunda rodela de limão com cravinhos.
Hot PunchComposição preparada em recipiente grande com 8 cl de brandy, 8 cl de triple sec, 8 cl de red curaçau, 8 cl de xarope de açúcar e 1 litro de água a ferver. Decorar com rodelas de limão e laranja.
HotchaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de rum branco 2 cl de jerez seco.
Houla-HoulaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de sumo de laranja e 1 dash de curaçau.
House of LordsMarca de blended scotch whisky.
House of PeersMarca de blended scotch whisky.
Hoxton GinGin britânico que na sua composição contém coco, toranja e estragão.
HpnotiqLicor francês obtido a partir de frutos tropicais com vodka e cognac.
HRMarca de cerveja espanhola.
HuckleberryMarca de bourbon whiskey.
Huda BeerMarca de cerveja produzida no Vietname.
HüllimanMarca de cerveja Suiça.
HunterComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de rye whisky e 2 cl de cherry brandy. Decora-se com 1 cereja.
Hunter's GlenMarca de malt scotch whisky.
Hurricane IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de gin, 1,5 cl de scotch whisky, 1,5 cl de creme de menthe verde e 1,5 cl de sumo de limão.
Hurricane IIComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo médio com 3 cl de rum escuro. 2 cl de rum branco e 6 cl de sumo de laranja e manga. Decora-se com 1 triângulo de ananás e 1 cereja.
Hurricane PunchComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com gelo moído, 3 cl de rum escuro, 2 cl de sumo de limão, 2 cl de sumo de maracujá e 1 cl de xarope de açúcar, adicionar 3 cl de água gaseificada. Decora-se com 1 rodela de limão.
Huzhou Ge Jie JiuAguardente de cereais chinesa obtida a partir de arroz, com um lagarto dentro da garrafa.
I.W. HarpperMarca de bourbon whiskey.
Ice BjõrMarca de cerveja islandesa.
IcebergComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 6 cl de vodka e 3 gotas de pernod; Marca de vodka canadiana.
IcewineDesignação para vinho doce produzido a partir de uvas colhidas em pleno Inverno (congeladas).
Ideal IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de vermute seco, 1,5 cl de sumo de toranja e 3 gotas de marrachino. Decora-se com uma azeitona ou com uma avelã.
Ideal IIComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de vermute seco, 1 dash de sumo de limão e 1 dash de marrachino.
IGAbreviatura para Indicação Geográfica.
IganoffMarca de vodka.
IGPAbreviatura para Indicação Geográfica Protegida.
IguazuMarca de cerveja produzida na Argentina.
IkonMarca de vodka russa.
Ilegal MezcalMarca de mezcal produzido no México.
ImaginationComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de kirsch, 1 cl de jerez doce, 1 cl de sumo de laranja e 1 cl de sumo de limão. Preencher com espumante natural. Decorar com 2 rodelas de laranja, 1 triângulo de ananás e 1 cereja.
ImeldaComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de kirsch, 1 cl de jerez doce, 1 cl de sumo de laranja e 1 cl de sumo de limão. Preencher com espumante natural. Decorar com 2 rodelas de laranja, 1 triângulo de ananás e 1 cereja.
ImperialMarca de cerveja nacional produzida pela Central de Cervejas; Marca de malt scotch whisky; Composição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de vermute seco, 1 dash de marrachino e 1 dash de angostura bitter.
ImpérioCaves situadas em Sangalhos produtoras de vinhos espumantes e aguardentes.
IncaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de gin, 1,5 cl de jerez seco, 1,5 cl de vermute tinto, 1,5 cl de vermute seco, 1 dash de xarope de orchata e 1 dash de orange bitter.
InchgowerMarca de malt scotch whisky.
InchmurrinMarca de malt scotch whisky.
IncógnitoComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de lillet, 2 cl de brandy, 1 cl de apricot brandy e 1 dash e angostura bitter.
Income TaxComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de gin, 1,5 cl de sumo de laranja, 1,5 cl de vermute tinto, 1,5 cl de vermute seco e 1 dash de angostura bitter.
Indian SummerComposição after dinner preparada no blender e servida em tumbler pequeno com gelo moído. 2 cl de leite de coco, 1 cl de creme de coco, 1 cl de rum branco, 1 cl de gin e 1 cl de natas. Decorar com 1 pedaço de coco.
Indigo JonesComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com gelo moído. 2 cl de brandy, 2 cl de marsalla e 2 cl de vinho rosé.
InêsComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 1,5 cl de vermute dry, 1,5 cl de vermute rosé e 1 cl de amaretto. Decorar com 1 azeitona verde.
InfernoMarca de vodka aromatizada com piri-piri.
Ink StreetComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rye whisky, 2 cl de sumo de laranja e 2 cl de sumo de limão.
InspirationComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de gin, 1,5 cl de vermute seco, 1,5 cl de calvados e 1,5 cl de grand marnier. Decora-se com uma cereja.
Instituto do Vinho do Porto (IVP)Instituto que controla a qualidade do vinho do Porto.
InvergordonMarca de blended scotch whisky.
InverhousseMarca de grain scotch whisky.
Inverhousse creamLicor escocês obtido a partir de natas com whisky.
IrishComposição aperitiva prepara no copo misturador e servida em taça a cocktail com 5 cl de irish whiskey, 1 dash de pernod, 1 dash de curaçau, 1 dash de marrachino e 1 dash de angostura bitter. Decora-se com 1 azeitona e 1 casquinha de laranja.
Irish CoffeeComposição dop grupo dos hot drinks preparada em copo tipo irish coffee com 6 cl de café quente, 10 g de açúcar mascavado e 4 cl de irish whiskey. Colocar 3 cl de natas no topo.
Irish mistLicor irlandês obtido a partir de whisky e mel.
Irish whiskeyDesignação para o whisky produzido na Irlanda.
IrresistibleComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vermute tinto, 1,5 cl de bénèdictine e 1,5 cl de sumo de limão.
IsautierMarca de rum agrícola produzido na Ilha de Reunião.
IskildeMarca de água dinamarquesa.
IslayÁrea de produção do scotch malt whisky.
Islay Malt WhiskyWhisky de malte escocês produzido na zona de Islay.
Islay MistMarca de blended scotch whisky.
Isle of JuraMarca de malt scotch whisky.
Isle of SkyeMarca de blended scotch whisky.
Isolabella 18Amargo estomacal italiano.
IsostarBebida isotónica não gaseificada com sabor de laranja ou limão.
IsotónicosRefrigerantes que contém sais minerais e vitaminas, que, quando ingeridos provocam um restabelecimento rápido de energia.
Italian SunburstComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de tequila, 1,5 cl de triple sec, 1,5 cl de galliano e 2 dashes de sumo de limão. Preencher com sumo de laranja.
Italiana (café)Café curto tirado em máquina de pressão (ristretto).
Itchiban ReviverComposição after dinner preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com 3 cl de cognac, 0,5 cl de bénèdictine e 0,5 cl de creme de cacau escuro. Polvilha-se com cacau.
Itza ParamountComposição aperitiva prepara no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de drambuie e 1, 5 cl de triple sec. Decora-se com 1 cereja.
IvanovitchMarca de vodka.
IVDPInstituto do Vinho do Douro e Porto. Instituto que controla a qualidade dos vinhos do Douro e Porto.
IzarraLicor francês obtido a partir de plantas. Comercializa-se incolor e verde.
Izarra CocktailComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de izarra amarelo, 1,5 cl de gin e 1,5 cl de sumo de ananás.
Izarra DryComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de izarra verde, 2 cl de gin e 2 cl de vermute seco.
IzyMarca de vodka sueca.
J & BMarca de blended scotch whisky.
J. de MalliacMarca de armagnac.
Jack DanielsMarca de whisky americano do tennessee.
Jack PineComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de sumo de laranja e 1,5 cl de vermute seco. Decora-se com 1 triângulo de ananás.
Jack RoseComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de apple brandy, 1,5 cl de sumo de limão e 1,5 cl de grenadine.
Jack-in-the-boxComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de apple brandy, 3 cl de sumo de ananás e 1 dash de angostura bitter. Decora-se com 1 cereja.
JacksonComposição aperitiva prepara no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de dubonnet e 4 gotas de orange bitter.
JacobertMarca francesa de aguardentes de frutos.
JacquartMarca de champagne francês.
JadeComposição aperitiva preparada em flûte com 1 dash de blue curaçau, 1 dash de sumo de limão e 10 cl de espumante natural.
Jadis et NaguèreComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 1 cubo de açúcar, 2 dashes de angostura bitter e 5 cl de rye whiskey. Decora-se com casca de limão e rodela de laranja.
JaffaComposição refrescante preparada em copo longo com 2 cl de cointreau e 2 cl de creme de menthe. Preenche-se com coca-cola. Decora-se com 1 casca de limão em espiral e 1 cereja.
JägermeisterAmargo estomacal produzido na Alemanha. É composto por 56 ervas, frutas e raízes
JägermeisterAmargo estomacal alemão.
JägerteeComposição de Inverno austríaca, preparada a partir de chá preto bem quente, rum, vinho tinto quente, açúcar e canela. Comercializa-se engarrado sob a forma de licor.
Jai-alaiMarca de cidra espanhola.
Jamaica JoeComposição after dinner prepara no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum branco, 2 cl de creme de café e 2 cl de advocaat. Adicionar 1 dash de grenadine e colocar noz-moscada no topo.
Jamaica rumComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 5 cl de rum escuro, 1 cl de xarope de açúcar e 1 dash de angostura bitter.
JamesonMarca de irish whiskey.
JampalCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
JaneiroMarca de aguardente de cana brasileira.
Janet VenusComposição refrescante preparada no blender e servida em copo longo cheio de gelo moído com 3 cl de rum branco, 1 damasco ou 1 pêssego, 1 cl de lime juice e 1 cl de orange curaçau. Decora-se com rodela de laranja e cereja.
JanneauMarca de armagnac.
JansenMarca de cerveja sem álcool produzida pela Central de Cervejas.
JarabeDesignação espanhola para xarope.
Jean CavéMarca de cognac francês.
Jean de la FontaineGarrafa de champagne com capacidade para 3 litros.
Jefferson’sMarca de bourbon whiskey.
JeroboamGarrafa de champagne com capacidade de cerca de 3,2 litros.
JeropigaProduto obtido a partir de mostos adicionados de aguardente vínica, antes de começar a fermentação.
Jeropiga e AbafadoProductos obtidos a partir de mostos adicionados de aguardente vínica, antes de começar a fermentação ou no seu início.
Jerry's JoeComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de lillet, 2 cl de cointreau, 1 dash de orange bitter e 1 dash de clara de ovo. Decora-se com 1 cereja.
JerseyComposição aperitiva sem álcool preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de sumo de maçã, 2 cl de sumo de framboesa e 1 dash de angostura bitter. Decora-se com 1 cereja e casquinha de limão.
Jersey LilyComposição refrescante sem álcool preparada em flûte com 1 cubo de açúcar, 2 dashes de angostura bitter e preenche-se com sumo de maçã gaseificado. Decora-se com 1 cereja.
JeverMarca de cerveja alemã.
JewelComposição aperitiva prepara no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de chartreuse verde, 2 cl de vermute tinto, 2 cl de gin e 1 gota de orange bitter. Decora-se com 1 cereja.
Jey PlackComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute tinto e 1 dash de pernod. Decora-se com 1 casquinha de limão.
Jim BeamMarca de bourbon whiskey.
JinroMarca de whisky coreano.
João PiresMarca de vinho branco regional Terras do Sado e de espumante.
Jockey ClubComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 6 cl de gin, 1 dash de angostura bitter, 1 dash de orange bitter e 1 dash de creme de noyau.
JodhpurMarca de Gin originária da Catalunha.
Joe King CarrascoComposição refrescante preparada no blender e servida em copo longo com 4 cl de tequila, 2 cl de leite de coco, 10 cl de sumo de ananás e 1 dash de tabasco.
John BullMarca de cerveja inglesa.
John CollinsComposição refrescante preparada em copo longo com 3 cl de genebra, 1,5 cl de sumo de limão, 1,5 cl de xarope de açúcar e 1 dash de angostura bitter. Preenche-se com água gaseificada e decora-se com rodela de limão e cereja.
John Power & SonMarca de irish whiskey.
John SimonComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de gin, 1,5 cl de grand marnier, 1,5 cl de creme de noyau, 1,5 cl de sumo de laranja e 1 dash de angostura bitter.
John Smith'sMarca de cerveja inglesa.
John WoodComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3,5 cl de irish whiskey, 1 cl de vermute tinto, 1 cl de vermute seco, 1 cl de sumo de limão e 0,5 cl de kümmel.
Johnie WalkerMarca de blended e malt scotch whisky.
Johnny DrumMarca de bourbon whiskey.
JoiMarca portuguesa de refrigerantes de frutos sem gás.
Jolly RogerComposição aperitiva preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com 1,5 cl de rum escuro, 1,5 cl de creme de banana e 3 cl de sumo de limão.
Jonathan’sComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum branco, 2 cl de grand marnier e 2 cl de sumo de laranja. Decora-se com ½ rodela de laranja.
Jonge GeneverDesignação usada para algumas marcas por genebras incolores (novas).
José Maria da FonsecaMarca de vinhos de mesa e licorosos da região de Setúbal.
JoselitoMarca de tequila.
JournalistComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de peach brandy, 2 cl de vermute seco e 1 dash de sumo de limão. Decora-se com 1 cereja.
JubiléeTipo de cognac produzido pela casa Camus.
JudasMarca de cerveja belga.
JudgetteComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de peach brandy, 2 cl vermute seco e 1 dash de sumo de limão. Decora-se com 1 cereja .
JulepsComposições refrescantes preparadas em copo longo cheio de gelo moído com folhas de hortelã esmagadas com açúcar e uma aguardente. Dos juleps mais conhecidos salienta-se o Mint Julep.
Juliana BlueComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1 cl de gin, 1 cl de creme de coco, 0,5 cl de cointreau, 0,5 cl de blue curaçau, 0,5 cl de sumo de lima e 2 cl de sumo de ananás.
Julie MarieComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum branco, 1 cl de aurum, 1 cl de bronte liqueur, 2 cl de sumo de laranja e 1 clara de ovo.
Julien special nº1Composição refrescante preparada em copo longo com 3 cl de vodka, 1 cl de sumo de limão e 1 dash de grenadine. Preenche-se com água tónica.
JuliusMarca de cerveja belga; Composição fortificante preparada no shaker e servida em taça grande com 1,5 cl de vodka, 1,5 cl de sumo de ananás, 3 cl de sumo de laranja, 1 ovo inteiro e 5 g de açúcar.
Juniper GreenMarca de London dry gin.
JupiterMarca de vodka produzida na Rússia; Composição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco, 1 dash de parfait amour e 2 dashes de sumo de laranja.
Jura e SavoieRegião vinícola francesa produtora de vinhos tintos, rosés e brancos.
Just for HeroesComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 4 cl de scotch whisky, 1 dash de angostura bitter, 1 dash de marrachino e 1 dash de apricot brandy. Decorar com rodela de laranja , triângulo de ananás , cereja verde e cereja vermelha.
JustineComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vodka , 1 cl de creme de noyau, 1 cl de xarope de orchata, 0,5 cl de kirsch e 0,5 cl de natas.
KabinetDesignação para os vinhos alemães não chapetalizados que permite que estes sejam designados como vinhos de qualidade (Q.m.P.).
KabinettTipo de vinho alemão de qualidade “ QmP “ com álcool potencial entre 8,6 e 9,5 %.
KahluaLicor de origem mexicana obtido a partir de café e especiarias.
KaiserdomMarca de cerveja alemã.
KakatuaMarca de licor mexicano obtido a partir de café.
KalashnikovMarca de vodka russa; Composição do grupo dos shots preparada em copo a “shot” com 5 cl de vodka, 5 g de açúcar e 10 gotas de absinto. Colocar 1 rodela de limão no topo do copo colocando por cima açúcar e canela. Verter o absinto por cima e incendiar.
KalbackMarca de cerveja sueca.
KamasutraMarca de licor obtido a partir de ginseng.
KamikazeComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 2 cl de vodka, 2 cl de triple sec e 2 cl de lime juice.
KamocMarca de licor de café.
KangarooComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de vodka e 2 cl de vermute seco. Decora-se com casquinha de limão.
Kao Liang ChiewAguardente chinesa obtida a partir de trigo e ervilhas.
KaramalzRefrigerante obtido a partir de malte.
KarooMarca de água sul africana.
KarpatiaMarca de vodka polaca.
KatinkaComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail cheia de gelo moído com 3 cl de apricot brandy, 1,5 cl de vodka e 1 ,5 cl de lime juice. Decora-se com 1 raminho de hortelã.
KeelplateComposição do grupo dos «pick me up» preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de sumo de tomate, 2 cl de molho de amêijoa, 2 dashes de molho inglês e sal.
Keep SoberComposição refrescante sem álcool preparada em copo longo com 3 cl de xarope de grenadine, 3 cl de xarope de limão e 5 cl de água tónica. Preenche-se com água gaseificada.
KeepfitComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 9 cl de sumo de laranja, 9 cl de sumo de frutos tropicais e 1 cl de xarope de grenadine. Decora-se com casca de limão e 2 cerejas.
KellerMarca de champagne francês.
KelvinComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de aquavit, 1,5 cl de grand marnier, 1,5 cl de dubonnet e 1,5 cl de sumo de laranja. Decora-se com 1 cereja.
Kentucky SunsetComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de bourbon whiskey, 1,5 cl de strega e 1,5 cl de anisette. Decora-se com 1 casquinha de limão.
Kerala WhiskyMarca de whisky indiano.
Ketel OneMarca de vodka e genever e vodka holandesa.
KGBComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em copo on-the-rocks com gelo moído. 3 cl de gin, 3 cl de vodka, 1 dash de slivovitz e 1 dash de kirsh.
KibowiTipo de licor de kiwi.
KickerComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de rum branco, 2 cl de apple brandy e 2 dashes de vermute tinto.
Kiddie CarComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de apple brandy, 1,5 cl de sumo de limão e 1,5 cl de triple sec.
KijafaMarca de cherry brandy dinamarquês.
KilbegganMarca de irish whiskey.
KinaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de lillet e 1,5 cl de vermute tinto.
King AlfonsoComposição tipo pousse-café preparada por camadas no próprio copo com 4,5 cl de creme de café e 1,5 cl de natas.
King ColeComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 5 cl de rye ou bourbon whiskey, 1 dash de fernet branca e 1 dash de xarope de açúcar. Decora-se com 1 rodela de laranja e 1 triângulo de ananás.
King George IVMarca de blended scotch whisky.
Kings RansomMarca de blended scotch whisky.
KinkapleMarca de malt scotch whisky.
KirComposição aperitiva preparada em flûte ou copo de vinho branco com 1 cl de creme de cassis. Preenche-se com vinho branco.
Kir imperialComposição aperitiva preparada em flûte com 1 cl de creme de framboesa. Preenche-se com espumante natural.
Kir RoyalComposição aperitiva preparada em flûte com 1 dash de creme de cassis. Preenche-se com espumante natural. Pode decorar-se com ½ rodela de laranja e uma cereja.
KirinMarca de cerveja japonesa.
Kirsch LiqueurLicor holandês incolor obtido a partir de cerejas.
Kirsch wasserAguardente obtida a partir da destilação de cerejas bravas.
KissComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vodka, 1,5 cl de cherri-suisse e 1,5 cl de natas. Decora-se com 1 morango.
Kiss the Boys GoodbyeComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2,5 cl de gin, 2,5 cl de brandy, 1 cl de sumo de limão e ½ clara de ovo.
Kiss-in-the-darkComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de cherry brandy e 2 cl de vermute seco. Decora-se com 1 cereja.
Kiwi CruBebida francesa obtida a partir da fermentação de sumo de uvas com sumo de kiwi.
Kiwi LiqueurDesignação usada para a maioria dos licores de cor verde obtidos a partir de kiwi.
KlachnikovComposição do grupo dos shots preparada em copo a shot com 5 cl de vodka. Colocar 1 rodela de limão no topo do copo colocando por cima açúcar e canela. Verter um pouco de absinto por cima e incendiar.
KMW(Klosterneuburger Mostwaage) - Escala de densidade usada principalmente na Áustria e Alemanha para medir o grau de açúcar dos vinhos.
Knappogue CastleMarca de irish whiskey.
KnickebeinComposição fortificante preparada directamente em taça a cocktail directamente pela ordem da receita. 2 cl de marrachino, 1 gema de ovo e 4 cl de bénèdictine. OBS: não mexer os ingredientes nem quebrar a gema do ovo.
Knickerbocker SpecialComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de rum escuro, 0,5 cl de xarope de framboesa, 0,5 cl de sumo de limão, 0,5 cl de sumo de laranja e 0,5 cl de orange curaçau. Decora-se com 1 triângulo de ananás.
Knob CreakMarca de bourbon whiskey.
Knock OutComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de absinto, 2 cl de vermute seco e 2 dashes de creme de menthe branco. Decora-se com 1 cereja.
KnockandoMarca de malt scotch whisky.
KoffMarca de cerveja finlandesa.
Koko KanuMarca de rum produzido na Jamaica.
Kölsch BierTipo de cerveja de alta fermentação alemã produzida em Colónia de cor clara, aromática e amarga.
Kona CoffeeCafé preparado em aparelho especial composto por um funil, filtro, bola, suporte e lamparina. (também conhecido por café de balão).
KontikiLicor holandês obtido a partir de gin, limão e toranja.
Kopi LuwacTambém conhecido por “CIVET COFFEE”, é um café produzido com grãos de café que foram ingeridos e passaram pelo sistema digestivo do CIVETA (espécie de esquilo). Os grãos passam intactos pelo sistema digestivo do animal e depois de serem defecados são recolhidos e plantados. Este processo acontece nas ilhas de SUMATRA, JAVA e SULAWESI no arquipélago da Indonésia e nas Filipinas . É um café vendido entre 120 e 600 Dolares (1/2 kilo).
KopkeMarca de vinho do Porto.
KorbelMarca de vinho espumante produzido na Califórnia.
Korenwijn ou CorenwijnProduto semelhante à genever que, no seu fabrico, entra uma maior quantidade de malte.
KornwasserAguardente de cereais incolor produzida na Alemanha.
KoskenkorvaMarca de vodka finlandesa. Apresenta-se incolor e aromatizada.
KrakusMarca de vodka polaca.
Krasnaya AuroraMarca de vodka russa.
KremlyovskayaMarca de vodka russa.
Kriek LambicTipo de cerveja de fermentação espontânea produzida na Bélgica e aromatizada com cerejas.
KriptonComposição after dinner preparada no shaker e servida em flûte com 3 cl de kibowi, 2 cl de pisang ambon e 2 cl de vodka. Colocar 1 cl de natas no topo e decorar com casca de pepino e cereja.
KristalTipo de vodka neutra mais refinada.
KrohnMarca de vinho do Porto.
KrólevskaMarca de vodka polaca.
KronenbourgMarca de cerveja francesa.
KronyBebida francesa preparada a partir de cerveja com sumos de frutos.
KrotzbeereLicor alemão obtido a partir de amoras silvestres.
KrugMarca de champagne francês.
KubanskayaTipo de vodka russa aromatizada com laranja e limão.
Kuei Hua Chen ChiewLicor chinês obtido a partir de flor caneleira.
KulovMarca de vodka escocesa.
KümmelLicor de origem holandesa muito famoso na Alemanha obtido a partir de cereais e aromatizado com alcaravia.
KuohviiniDesignação finlandesa para vinhos gaseificados.
KüppersMarca de cerveja alemã.
Kuss mit feurLicor alemão apresentado em garrafa com 2 compartimentos: Compartimento 1 – Rum branco. Compartimento 2 – Licor de frutos silvestres.
Kuss mit liebeLicor alemão apresentado em garrafa com 2 compartimentos: Compartimento 1 – Licor de cacau branco com avelã. Compartimento 2 – Licor de frutos silvestres.
Kuya Fusion RumMarca de rum aromatizado com especiarias e citrinos.
KV 14Amargo aperitivo checo.
KwaifehLicor holandês obtido a partir de lichias.
L. B. V.LATE BOTTLED VINTAGE - Categoria especial do vinho do Porto de uma só colheita, produzido em ano de boa qualidade, tinto , encorpado e de aroma e paladar muito fino. É engarrafado entre o 4º e o 6º ano após a colheita.
L' ArtTipo de cognac produzido pela marca Martell.
L'UshMarca de vodka e pré-mix alcoólico.
L’Etoile MousseuxEspumante francês produzido na região de Jura e Savoie.
L’orSímbolo de envelhecimento de cognac usado pela marca martell.
La BecasseMarca de cerveja de fermentação espontânea produzida na Bélgica.
La Belle OrangeLicor francês obtido a partir de laranjas e cognac.
La Biere du DemonMarca de cerveja belga bastante alcoólica.
La BleueMarca de anisado francês.
La Fin du MondeMarca de cerveja produzida no Canadá.
La GoudaleMarca de cerveja francesa.
La Grande DameTipo de champagne “cuvvé de prestige” produzido pela casa Veuve Clicquot Ponsardin.
La Holandesa RompopeLicor mexicano obtido a partir de ovos e aromatizado com baunilha.
La InaTipo de Jerez produzido pela casa Domecq.
La MaunyMarca de rum produzido em Martinica.
La Muse VertAnisado francês preparado de acordo com as receitas dos pastis antigos (sem açúcar).
La TrappeMarca de cerveja belga.
Labatt'sMarca de cerveja canadiana.
LabelDesignação inglesa para rótulo.
LabetMarca francesa de aguardente de frutos.
LäcköMarca de aquavit sueca.
Lacrima ChristiVinho fortificado, geralmente seco, produzido com uvas das vinhas cultivadas nas encostas do monte Vesúvio, na Itália. Pode ser branco ou tinto, é macio e de cor dourada.
Ladeira de EvendosMarca de água sem gás portuguesa.
LadiesComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 5 cl de bourbon whiskey, 1 cl de anisette e 1 dash de angostura bitter. Decora-se com 1 triângulo de ananás.
Lady be GoodComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de creme de menthe branco e 1,5 cl de vermute tinto.
Lady FingerComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2,5 cl de gin, 2,5 cl de cherry brandy e 1 cl de kirsch. Decora-se com 1 cereja verde.
LafontanMarca de armagnac.
Lagar VelhoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
LagavulinMarca de malt scotch whisky.
Lago BrancoComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 1 cl de mandingo, 1 cl de sumo de ananás e 2 cl de sumo de limão. Decora-se com uma cereja, casca de limão e hortelã.
Lagoa AzulComposição refrescante preparada no shaker e servida em tumbler grande com 3 cl de tequila, 2 cl sumo de limão e 2 cl de blue curaçao. Preencher com seven up e decorar com uma rodela de carambola e uma cereja.
Lagoalva de CimaVinho de mesa regional Ribatejano.
LagostaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
LagostinhaMarca de aguardente de cana brasileira.
LajidoMarca de vinho licoroso produzido na denominação de origem Pico (Açores).
LajitaMarca de tequila mexicana.
LakkaLicor finlandês obtido a partir de uma espécie de framboesas amarelas.
LambicTipo de cerveja de fermentação espontânea produzida na Bélgica. Comercializa-se nos seguintes tipos: Gueuze lambic, Framboise lambic, Kriek lambic, Pêhe lambic, Cassis lambic, Faro lambic e Tropical lambic.
LambriniMarca de perada inglesa.
LambruscoVinho frisante italiano produzido principalmente na região de Emilia-Romana a partir da casta “lambrusco”.
LambsMarca de rum produzido na Jamaica, Barbados, Trinidad e Guyana.
LangsMarca de blended scotch whisky.
Languedoc-RoussillonRegião vinícola francesa produtora de vinhos de mesa e vinhos doces naturais (VDN).
LansonMarca de champagne francês.
LaphroaigMarca de malt scotch whisky.
Lapin KultaMarca de cerveja finlandesa.
LapizMarca de tequila mexicana.
LáriosMarca de dry gin produzido em Espanha.
LarrensingleMarca de armagnac.
LarsenMarca de cognac francês.
Late HarvestDesignação inglesa para o vinho de colheita tardia. São vinhos doces produzidos a partir de uvas vindimadas tardiamente, e que, cujos bolores resultantes da super maturação das uvas consomem as substâncias azotadas que são necessárias às leveduras, morrendo esta antes de consumirem todo o açúcar existente no mosto.
Latin ConnectionComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1,5 cl de tequila, 1,5 cl de triple sec, 1,5 cl de sumo de limão e 1,5 cl de sumo de ananás.
LaurentinaMarca de cerveja moçambicana.
LavovAmargo estomacal produzido na Croácia.
LawhillComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4cl de rye whisky, 2 cl de vermute seco, 1 dash de angostura bitter, 1 dash de pernod e 1 dash de marrachino.
LazarusRefrigerante obtido a partir de ginseng, salsaparrilha, gengibre e alcaçus.
Leave it to meComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de apricot brandy, 1,5 cl de vermute tinto, 1 dash de sumo de limão e 1 dash de xarope de grenadine.
LeblonMarca de aguardente de cana brasileira.
LeewardComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 2cl de rum branco, 2 cl de calvados e 2 cl de vermute tinto. Decora-se com 1 casquinha de limão.
LeffeMarca de cerveja abadia produzida na Bélgica.
LegendDesignação para o scotch whisky J & B com 21 anos.
LegendaryMarca de blended scotch whisky.
Leiras MancasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
LelloMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
Lemon HartMarca de rum originário da Jamaica.
Lemon RoyalComposição after dinner preparada no shaker e servida dentro de um limão sem miolo com 2 cl de vodka, 2 cl de xarope de limão e 2 cl de sumo de limão. Colocar uma bola de gelado de limão no topo.
LemondreamLicor italiano obtido a partir de limão e produzido pela casa «Mangilli».
Lemongrass LiqueurLicor obtido a partir de uma planta designada por “limão-capim”.
LenaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de bourbon whiskey, 1 cl de vermute tinto, 1 cl de vermute seco, 1 cl de campari e 1 cl de galliano. Decora-se com 1 cereja.
Leroy WashingtonComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail 1,5 cl de brandy, 1,5 cl de creme de café, 1,5 cl de drambuie e 1,5 cl de natas.
LevedurasSão micro-organismos vivos que têm como função transformar o açúcar do mosto em álcool e gás carbónico.
LevelMarca de vodka sueca.
LeviathanComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de vermute tinto e 1,5 cl de sumo de laranja.
LexTipo de vodka produzida pela marca “Nemiroff”.
Libby'sMarca internacional de néctar e sumos 100%.
Libby's ParadiseComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de gin e 1 cl de triple sec. Preenche-se com sumo de laranja e adiciona-se 1 cl de grenadine no topo. Decora-se com limão, hortelã e casca de laranja.
Libby’sMarca internacional de néctares e sumos 100%.
Libby’s paradiseComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de gin e 1 cl de triple sec. Preenche-se com sumo de laranja e adiciona-se 1 cl de grenadine no topo. Decora-se com limão, hortelã e casca de laranja.
LiberaciónMarca de rum cubano.
LiberalComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de rye whisky, 3 cl de vermute tinto e 1 dash de amer picon.
LibéricaVariedade de café.
LibertineMarca de absinto francês.
LichfieldMarca de London dry gin.
Licor BeirãoLicor português produzido na Lousã a partir de plantas e sementes.
Licor de AlfarrobaLicor português produzido no Algarve a partir de Alfarroba.
Licor de ExpediçãoComposto de vinho, açúcar e brandy. É usado no fabrico do espumante natural e do champagne para conferir o grau de açúcar a estes vinhos.
Licor de Tirage ou Licor de FermentaçãoComposto de açúcar e leveduras usado para provocar a segunda fermentação no espumante natural e champgne.
LicoresBebidas espirituosas obtidas a partir de álcool e ou aguardente com água, açúcar e aromatizantes. Podem classificar-se segundo o seu fabrico como: Infusão, destilação e adição de extractos ou essências. Podem também classificar-se segundo o aromatizante de que provêm como: licores à base de frutos, licores à base de plantas, licores à base de sementes, licores à base de flores, licores à base de cascas de árvores, licores à base de natas, licores à base de ovos, licores à base de leite e licores à base de mel.
LiderMarca de refrigerantes.
LiebfraumilchVinho branco produzido na Alemanha na região de «Rheinhessen».
LiefmansMarca de cerveja de fermentação espontânea produzida na Bélgica.
Light TawnyPadrão de cor para o vinho do Porto tinto envelhecido em casco. Vinho muito claro que indica elevado envelhecimento.
Light'N'DryComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com gelo moído, 3 cl de jerez seco, 1,5 cl de brandy, 1,5 cl de rum branco e 2 dashes de angostura bitter.
LilletVinho quinado produzido em França.
LilyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de lillet, 2 cl de creme de noyau e 1 dash de sumo de limão.
LimboComposição refrescante preparada em copo longo com 5 cl de peach brandy e preenchida com sumo de ananás. Decora-se com 1 triângulo de ananás.
LimoncéLicor italiano obtido a partir de limão e produzido pela casa «Stock».
LimoncelloLicor italiano obtido a partir de limão e produzido pela casa «Toschi».
LimonnayaTipo de vodka russa aromatizada com limão.
LinderhofMarca de espumante alemão.
LinieMarca de aquavit norueguesa.
LinkwoodMarca de malt scotch whisky.
LinsteadComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de scotch whisky, 3 cl de sumo de ananás e 1 dash de pastis. Decora-se com 1 casquinha de limão.
Lion HeartMarca de gin.
LiptonMarca de chá e outras infusões.
ListrãoCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
Little DevilComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2,5 cl de gin, 2,5 cl de rum branco, 0,5 cl de sumo de limão e 0,5 cl de triple sec.
Little PrincessComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco e 3 cl de vermute tinto.
LivMarca de vodka produzida nos Estados Unidos.
Loch DhuMarca de malt scotch whisky negro.
Loch LomondMarca de malt e blended scotch whisky. Produz-se ainda da mesma marca licor de mel “loch lomond liqueur”.
Lochan OraLicor escocês obtido a partir de whisky e mel.
Locke’sMarca de irish whiskey.
LoganMarca de blended scotch whisky 12 anos.
LolitaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de tequila, 1,5 cl de lime juice, 0,5 cl de mel e 1 gota de angostura bitter.
LondonComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 6 cl de gin, 1 dash de orange bitter, 1 dash de marrachino e 1 dash de xarope de açúcar. Decora-se com 1 casquinha de limão.
London BuckComposição refrescante preparada em copo longo com 5 cl de gin e 1 cl de sumo de limão. Preenche-se com ginger ale e decora-se com uma rodela de limão.
London Dry GinGin do tipo inglês, bastante seco, aromatizado com bagas de zimbro, cascas de limão, cascas de laranja, canela, coentros, amendoa, etc…
London FogComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de creme de menthe branco, 3 cl de anisette e 1 gota de angostura bitter.
London HillMarca de London dry gin.
London Nº 3Marca nglesa de Gin London Dry.
LondonerComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de vermute seco, 1,5 cl de sumo de limão e 1,5 cl de xarope de rosas.
Long Beach Iced TeaComposição refrescante preparada no blender e servida em copo longo com 1,5 cl de vodka, 1,5 cl de rum, 1,5 cl de tequila, 1,5 cl de refrigerante de limão sem gás e 5 cl de sumo de arando acre. Decorar com uma rodela de limão.
Long BoatComposição refrescante sem álcool preparada em copo longo com 5 cl de sumo de limão e 2 dashes de xarope de açúcar. Preencher com ginger ale e decora-se com um raminho de hortelã.
Long DrinkTermo usado para classificar as composições de capacidade superior a 20 cl.
Long Island Iced TeaComposição refrescante preparada em copo longo com 1,5 cl de rum branco, 1,5 cl de vodka, 1,5 cl de tequila, 1,5 cl de triple sec e 1 dash de sumo de limão. Preenche-se com coca-cola e decora-se com uma rodela de limão.
Long Island TeaComposição refrescante preparada em copo longo com 1 cl de vodka, 1 cl de gin, 1 cl de rum branco e 3 cl de chá frio. Preenche-se com coca-cola e decora-se com uma rodela de limão e raminho de hortelã.
Long JohnMarca de blended scotch whisky.
Long LifeMarca de cerveja inglesa.
Long PondMarca de rum venezuelano.
LongchampComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vermute, 1,5 cl de brandy, 1,5 cl de gin e 1 dash de creme de cassis.
LongmornMarca de malt scotch whisky.
Lonn Island TeaComposição refrescante preparada em copo longo com 1 cl de vodka, 1 cl de gin, 1 cl de rum branco e 3 cl de chá frio. Preenche-se com coca-cola e decora-se com uma rodela de limão e um raminho de hortelã.
Lord CalvertMarca de whisky canadiano.
Lord NelsonMarca de rum.
LorraineComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de lillet e 1,5 cl de grand marnier.
Los AngelesComposição fortificante preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de scotch whisky, 2 cl de sumo de limão, 1 ovo, 1 dash de vermute tinto e 2 dashes de xarope de açúcar.
Los RuizMarca de tequila.
LosovaDesignação para a aguardente vínica produzida na Croácia, Sérvia, Eslovénia, Bósnia e Montenegro. É também conhecida por LOZA, LOSOVACA ou LOZOVATCHA
Lou GargagaïMarca de anisado francês.
Louis RoyerMarca de cognac.
Louis XIIITipo de cognac muito velho e muito caro produzido pela casa “Remy Martin”.
Louisa CocktailComposição refrescante preparada em copo longo com 4 cl de vodka, 6 cl de sumo de tomate, 2 dashes de sumo de limão, 2 dashes de molho inglês, sal e pimenta. Preencher com água gaseificada.
LoveComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 5 cl de gin, 0,5 cl de sumo de limão, 0,5 cl de xarope de framboesa e 1 clara de ovo.
LöwenbräuMarca de cerveja alemã.
Lowland Malt WhiskyWhisky de malt produzido nas terras baixas da Escócia.
LowlandsÁrea de produção do scotch malt whisky.
LozaDesignação para a aguardente vínica produzida na Croácia, Sérvia, Eslovénia, Bósnia e Montenegro. É também conhecida por LOZOVACA, LOSOVA ou LOZOVATCHA
LozovacaDesignação para a aguardente vínica produzida na Croácia, Sérvia, Eslovénia, Bósnia e Montenegro. É também conhecida por LOZA, LOSOVA ou LOZOVATCHA
LozovatchaDesignação para aguardente víniva (brandy) produzida na Croácia, Sérvia e Montenegro.
Lua de MelComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de bénèdictine, 2 cl de calvados, 2 cl de sumo de limão e 1 dash de curaçau.
LuckyComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de vodka, 2 cl de sambuca e 2 dashes de xarope de grenadine. Preencher com sumo de laranja. Decora-se com 1 rodela de laranja e 1 cereja.
Lucky DipComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de vodka, 1,5 cl de creme de banana, 1,5 cl de sumo de limão e uma clara de ovo.
Lucky StarComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de peach brandy, 2,5 cl de gin, 0,5 cl de trile sec e 1 cl de sumo de laranja.
Luigi RissottiMarca italiana de vermutes.
Luis PatoCaves situadas na Anadia, produtoras de vinhos, espumantes e aguardentes.
LuksusowaMarca de vodka polaca.
LumumbaComposição fortificante preparada no copo longo com 4 cl de brandy e preenchida com leite com chocolate frio.
Lune de MielLicor francês obtido a partir de pétalas de orquídea.
LúpuloPlanta trepadeira que produz uma flor aromática e amarga usada na produção de cerveja.
LusoMarca de água sem gás portuguesa.
LuxuryComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1cl de pimm’s cup nº 1, 1,5 cl de creme de banana, 0,5 cl de vermute tinto, 0,5 cl de lime juice e 1 dash de angostura bitter.
Lychee LiqueurDesignação para licores incolores aromatizados com lichias.
Má PartilhaMarca de vinho de mesa regional Terras do Sado.
Ma Zong She JiuAguardente de cereais chinesa obtida a partir de arroz, com um lagarto dentro da garrafa.
Mac BridesMarca de blended scotch whisky.
MacallanMarca de malt scotch whisky.
MaciaBebida madeirense engarrafada sob a forma de licor, obtida a partir de aguardente de cana com mel.
MacieiraMarca portuguesa de brandy e aguardente velha.
MackenzieMarca de blended scotch whisky.
MackinlayMarca de blended scotch whisky.
Mackmyra PreludiumMarca de whisky sueco.
Macvin(VDL) Vin de liqueur produzido na região da Borgonha em França.
MadeiraVinho fortificado feito na ilha do mesmo nome. O vinho Madeira que pode ser branco ou tinto, seco ou suave, é produzido adicionando-se aguardente vínica ao vinho básico, nas quantidades determinadas pelos enólogos. A seguir, o vinho vai para o amadurecimento e envelhecimento em tunéis de carvalho, por tempo determinado pelos técnicos, conforme o tipo de vinho que se pretende produzir.
MaesMarca de cerveja belga.
MaestroMarca de vermute italiano.
MagdalenMarca de blended scotch whisky.
MagellanGin premium fabricado em Angeac, França. O seu nome é uma homenagem ao navegador português Fernão Magalhães. Ao contrário do habitualo zimbro não é o ingrediente mais importante na sua produção, mas sim o cravinho. O responsável pela sua cor azul é a infusão com flores de íris.
Magic StarComposição "after dinner" preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de creme de cacao branco, 2 cl de pisang ambon e 1 cl de licor de kiwi. Adicionar 3 dashes de grenadine no topo e 1 cl de natas. Polvilhar com uma estrela de chocolate em pó.
MagillianMarca de irish whiskey.
MagnolMarca de armagnac.
MagnumGarrafa de vinho ou champagne com capacidade de cerca de 1,5 litros.
Magueys (3 magueys)Marca de tequila mexicana.
MahouMarca de cerveja espanhola.
Mai Tai IComposição refrescante preparada em copo médio com gelo moído. 2 cl de rum branco, 1 cl de curaçcau branco, 0,5 cl de xarope de orchata, 0,5 cl de lime juice e 1 dash de grenadine. Colocar 2 cl de rum escuro no topo e decorar com 1 rodela de lima, 1 cereja, 1 ramo de hortelã e 1 triângulo de ananás.
Mai Tai IIComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de vodka e 2 cl de creme de cacau branco. Adicionar 6 cl de sumo de toranja, 6 cl de sumo de laranja e 1 cl de sumo de limão. Decorar com 1 rodela de laranja e rodela de limão.
Maiden’s Blush IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 6 cl de gin, 2 dashes de grenadine, 2 dashes de orange curaçau e 2 dashes de sumo de limão.
Maiden’s Blush IIComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 1 cl de sumo de limão, 0,5 cl de pernod, 0,5 cl de grenadine e 2 dashes de xarope de açúcar. Decorar com 1 rodela de limão.
Maiden’s PrayerComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de cointreau, 1 cl de sumo de laranja e 1 cl de sumo de limão.
Main BranceComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de triple sec e 2 cl de sumo de toranja.
MainofMarca de vodka.
Maker’s MarkMarca de bourbon whiskey.
MálagaVinho licoroso produzido na região espanhola de Málaga.
MalibuLicor inglês obtido a partir de rum com extractos de coco.
MallorcaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 1 cl de vermute dry, 1 cl de creme de banana e 1 cl de drambuie.
MalmbergMarca de água sueca.
Malt Scotch WhiskyWhisky produzido na Escócia exclusivamente a partir de cevada transformada em malte. Produz-se nas zonas de Highlands, Campbeltown, Islay e Lowlands. Comercializa-se nos tipos: Single malt – proveniente de uma só destilaria e vatted malt – proveniente de várias destilarias.
MalteFarinha que se obtém a partir da cevada germinada. Para transformação da cevada em malte procede-se às seguintes operações: molha, germinação, secagem desradiculação (corte das raízes) e moagem.
MalteserMarca de aquavit dinamarquesa.
Malvasia CoradaCasta de uvas branca cultivada em diversas regiões.
Malvasia de LindosVinho licoroso grego produzido na ilha de Lindos.
Malvasia de lipariVinho licoroso italiano produzido na ilha de Lipari.
Malvasia de RothesVinho licoroso grego produzido na ilha de Rothes.
Malvasia di bosaVinho licoroso italiano produzido na Ilha da Sardenha a partir da casta malvasia.
Malvasia di CagliariVinho licoroso italiano produzido na ilha da Sardenha a partir da casta malvasia.
Malvasia di LipariVinho licoroso italiano produzido na ilha de Lipari a partir da casta malvasia.
Malvasia FinaCasta de uvas branca cultivada em diversas regiões.
Malvasia PretaCasta de uvas tinta cultivada em diversas regiões.
Malvasia ReiCasta de uvas branca cultivada em diversas regiões.
Malvasia/MalmseyCasta de uvas cultivada em diversas regiões. Quando mencionada nos rótulos de vinho da Madeira classifica um vinho de tipo doce.
Mandarine LiqueurDesignação usada para a maioria dos licores obtidos a partir de tangerina.
Mandarine NapoleónLicor de tangerina produzido em Bruxelas.
MandingoLicor de tangerina produzido em Itália.
ManhattanComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de rye ou bourbon whiskey, 2 cl de vermute tinto e 1 dash de angostura bitter. Decora-se com 1 cereja.
Manhattan DryComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de rye ou bourbon whiskey, 2 cl de vermute seco e 1 dash de angostura bitter. Decora-se com 1 casquinha de limão.
Manhattan PerfectComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de rye ou bourbon whiskey, 1 cl de vermute tinto, 1 cl de vermute seco e 1 dash de angostura bitter. Decora-se com uma cereja e uma casquinha de limão.
MannochmoreMarca de malt scotch whisky.
ManzanillaTipo de vinho de Jerez seco produzido em Sanlucar de Barrameda.
Maple SyrupXarope produzido no Canadá e Estados Unidos a partir da folha de plátano.
Mapo MapoLicor italiano obtido a partir do fruto “mapo” (híbrido obtido a partir de toranja com tangerina).
Mar de la PlataComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 2 cl de vermute seco, 1 cl de bénèdictine e 1 dash de grand marnier. Decora-se com uma casquinha de limão.
Maracujá do EzequielLicor português produzido nos Açores a partir de maracujá.
Marc (eau-de-vie de marc)Designação francesa para as aguardentes bagaceiras.
Marc de Dole du ValaisAguardente bagaceira suíça produzida no Cantão de Valais.
MaréchalComposição refrescante preparada em copo médio com 10 cl de cerveja branca e 10 cl de espumante natural.
MaredsousMarca de cerveja belga.
MargaretComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail rebordada com sal. 4 cl de tequila, 1cl de triple sec e 1 cl de sumo de limão.
Margarita1 Pedaço Limão 1 cl Sumo Limão 1 cl Triple Sec 4 cl Tequila Sal fino e cubos de gelo q.b.
MargaritavilleMarca de tequila mexicana.
Margem do TamegaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Mari Mayans AbsintheMarca de absinto.
MariachiMarca de tequila.
Marie BrizardMarca francesa produtora de licores.
MarisaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de kümmel, 2 cl de sumo de limão e 1 gota de angostura bitter.
MarochinoCafé preparado e servido da seguinte forma: forrar o copo com chocolate quente bastante espesso, adicionar ½ copo de café. colocar chocolate em pó por cima do café e preencher com espuma de leite
Marquês de BorbaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Borba (Alentejo).
Marquês de MarialvaMarca de vinho de mesa produzida na denominação de origem Bairrada.
Marquis D'AdetMarca de cognac francês.
Marquis de PuyssegurMarca de armagnac.
Marquis de SenacMarca de armagnac.
MarrachinoLicor incolor de origem italiana obtido a partir de cerejas marrascas incluindo os seus caroços.
MarsalaVinho licoroso italiano produzido na Sicília.
MartellMarca de cognac francês.
Martin Miller'sMarca de Gin britânica, tem a particularidade de usar água da Islândia na sua destilação.
Martin's JamesMarca de blended scotch whisky 20 e 30 anos. Comercializa-se também malt scotch whisky com a mesma marca.
Martin’sMarca de blended scotch whisky 20 a 30 anos.
MartiniMarca italiana que comercializa vermutes, amargos e espumantes.
Martini BladePré-mix alcoólico obtido a partir de vodka com martini bianco.
Marton'sMarca de cerveja inglesa.
Mary PickfordComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 3 cl de sumo de ananás, 3 dashes de grenadine e 1 dash de marrachino.
Märzen BierTipo de cerveja de baixa fermentação produzida pela casa Sogrape.
MastikaAnisado grego aromatizado com resina. Produzido na ilha de Creta.
MatchaTipo de chá verde produzido no Japão, utilizado normalmente na cerimónia do chá.
MateInfusão de erva mate. É uma bebida muito popular na Argentina.
MateusMarca de vinho rosé ou branco produzido pela casa Sogrape.
MathusalemGarrafa de champagne com capacidade de 6 litros.
MatritsaMarca de vodka russa.
MattoniMarca de água com gás produzida na República Checa.
MauditeMarca de cerveja produzida no Canadá.
Maury(VDN) Vinho doce natural produzido na região de Roussilon em França.
Mavro Daphne of PatrasVinho licoroso grego produzido na Ilha de Patras.
Maxime TrijolMarca de cognac.
MaybeMarca de cerveja cubana.
MayfairComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de sumo de laranja e 1 dash de apricot brandy.
MazagrinComposição refrescante sem álcool preparada em copo longo com 6 cl de café frio, 10 g de açúcar e 4 gotas de sumo de limão. Preenche-se com água e decora-se com 1 rodela de limão.
Mcdowell’sMarca de whisky indiano.
MckendricMarca de bourbon whiskey.
MeadBebida fermentada obtida a partir de mel com água e leveduras. É também conhecida por “hidromel”.
Media LunaMarca de tequila mexicana.
Medium DrinkTermo usado para classificar as composições com capacidade entre 10 e 20 cl.
Medley'sMarca de bourbon whiskey.
MedronheiraAguardente de frutos produzida no Algarve a partir da destilação de medronhos.
Mei kuei lu chiewAguardente de cereais chinesa aromatizada com rosas.
Meia CurtimentaProcesso de vinificação pelo qual se obtém os vinhos rosés. Por este processo as partes sólidas do mosto são mantidas em contacto com as partes líquidas durante cerca de metade do tempo de duração da fermentação.
Meia EncostaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Dão.
Meia PipaMarca de vinho de mesa regional Terras do Sado.
MelgaçoMarca de água com gás natural portuguesa.
MelmacComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de frangelico, 1 cl de natas e 1 cl de xarope de morango. Decorar com 1 estrela de maçã e polvilhar com café solúvel.
Melon LiqueurDesignação usada para classificar a maioria dos licores obtidos a partir de melão.
MendisMarca de aguardente arrack produzida no Ceilão.
MercierMarca de champagne francês.
Mermaid'sComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de rum branco, 1 cl de triple sec, 1 cl de blue curaçau e 1 cl de sumo de limão. Preencher com limonada e decorar com uma rodela de limão, casca de limão, cereja e hortelã.
Merry BerryComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de blackberry brandy, 2 cl de triple sec e 2 cl de natas.
Merry KComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de bourbon whiskey e 2 cl de orange curaçau. Decora-se com 1 casquinha de limão.
Mesa do PresidenteMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
MescatiniMarca de vermute italiano.
MesimarjaLicor finlandês obtido a partir de uma espécie de framboesas.
MessiasCaves situadas na Mealhada produtoras de vinhos, espumantes e aguardentes.
Mestre CaçadorComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de jägermeister e 3 cl de sumo de laranja. Preenche-se com água tónica e decora-se com uma rodela de laranja, casca de limão e um ramo de hortelã.
MetaxaMarca grega produtora de espirituosos entre os quais: Brandy e ouzo.
MethuselahGarrafa de champagne com capacidade de cerca de 6,4 litros.
Método ChampanhesTermo usado exclusivamente no fabrico do champagne. Significa que a segunda fermentação foi efectuada na própria garrafa.
Método CharmatTermo utilizado no fabrico do espumante natural. Significa que a segunda fermentação foi efectuada em cubas fechadas.
Método ClássicoTermo utilizado no fabrico do espumante natural. Significa que a segunda fermentação foi efectuada na própria garrafa.
Método ContínuoTermo utilizado no fabrico do espumante natural. Significa que a segunda fermentação foi efectuada em cubas fechadas interligadas.
Metz (Martini)Marca de pré-mix de fraca graduação alcoólica obtido a partir de álcool neutro com água, açúcar e extractos de lima limão.
MeukowMarca de cognac.
MezcalAguardente produzida no México na Denominação de Origem Mezcal que engloba os Estados de Oaxaca, Guerrero, San Luís Potosí, Durango e Zacatecas. É obtida a partir da destilação do suco de uma piteira designada por “agave angustifolia haw”. Comercializa-se nos tipos: joven / blanco, reposado e añejo/añejado, pode ainda apresentar-se com ou sem umas pequenas larvas dentro da garrafa: CON GUSANO e SIN GUSANO.
MezzamaroAmargo aperitivo italiano.
Miami BeachComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de scotch whisky, 2 cl de vermute tinto e 2 cl de sumo de toranja.
Miami WhammyComposição refrescante preparada no blender e servida em copo médio com gelo moído. 3 cl de rum escuro, 2 cl de triple sec, 3 cl de refrigerante de lima limão sem gás, 3 cl de sumo de laranja e 0,5 cl de grenadine. Decorar com ½ rodela de laranja e uma cereja.
MickeyComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de vodka, 1 cl de pisang ambon, 1 cl de triple sec e 1 cl de gelado de morango. Preencher com limonada gaseificada e decorar com morangos, hortelã e limão.
Mickey JúniorComposição sem álcool preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl xarope de morango, 2 cl lime juice e 1 cl de natas. Preenche-se com limonada gaseificada .
Mickey’sMarca de cerveja produzida nos Estados Unidos da América.
MidletonMarca de irish whiskey.
MidoriLicor japonês de cor verde obtido a partir de melão.
MikadoComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 1 cl de curaçau, 1 cl de creme de noz, 1 cl de orange curaçau, 1 cl de xarope de orchata e 1 gota de angostura bitter.
MilbarMarca de licores e absinto
Mild BeerTipo de cerveja de alta fermentação de origem inglesa.
Milk Shakes (batidos)São Composições fortificantes feitas a partir de leite com frutas, chocolate, xaropes ou gelados.
MillésimeTermo francês para o ano de colheita.
Million DollarComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute tinto, 3 dashes de clara de ovo, 2 dashes de sumo de ananás e 2 dashes de grenadine.
MillwoodLicor irlandês obtido a partir de natas com whisky.
MiltonduffMarca de malt scotch whisky.
MimosaComposição aperitiva preparada em flûte com 4 cl de sumo de laranja, 1 dash de curaçau e 10 cl de espumante natural.
Mint JullepComposição refrescante preparada em copo longo com 10 folhas de hortelã esmagadas com 10 g de açucar granulado, 1 cl de água e 4 cl de bourbon whiskey. Preencher com gelo moído e decorar com uma rodela de laranja, uma rodela de limão e uma cereja.
Mint RoyalComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de chocolat mint liqueur, 2 cl de sumo de limão e uma clara de ovo.
Mint SweetComposição after dinner preparada no shaker e servida em copo tipo flip com 2 cl de gin, 1 cl de blue curaçau, 1 cl de creme de menthe branco e 2 cl de natas. Polvilhar o topo com noz-moscada.
MirabelleAguardente francesa obtida a partir da destilação de ameixas.
MirafioriMarca italiana produtora de vermutes.
MirinTipo de saké doce utilizado principalmente na cozinha japonesa.
MirtiloFruto silvestre, também conhecido como uva-do-monte ou arando.
MishaComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de vodka, 1 cl de triple sec, 2 cl de xarope de morango e 1 cl de natas. Preenche-se com limonada gaseificada e decora-se com cenoura, hortelã, casca de limão e cerejas.
Mixer EléctricoElemento motorizado composto por um motor, uma vara e copo, utilizado no bar para a preparação de algumas composições.
Mixologia MolecularAnálise química e científica dos acontecimentos mixológicos e as suas devidas aplicações ao universo das bebidas
MiyagikyoMarca de whisky japonês.
Mocca SahneLicor alemão obtido a partir de natas com aguardente e aromatizada com café.
Mock CocktailsDesignação para cocktails não alcoólicos.
MocktailsDesignação para cocktails não alcoólicos.
MoelleuxDesignação francesa para os vinhos macios ou doces.
Moët & ChandonMarca de champagne que comercializa os tipo: D. Perignon, Brut imperial e White star.
Moinho da AsseiceiraMarca de vinho de mesa regional alentejano.
MoirinteMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
MojitoComposição refrescante originária de Cuba preparada em copo médio com 1 ramo de hortelã esmagado com 10 g de açúcar, 1 cl de sumo de limão e 4 cl de rum Bacardi Carta Blanca. Preenche-se com água gaseificada. Decora-se com 1 ramo de hortelã.
MokaccinoCafé preparado em copo com 1/3 de leite condensado, 1/3 de café quente e 1/3 de espuma de leite ou natas batidas no topo.
Molho InglêsÉ um condimento líquido fermentado, considerado um intensificador de sabor, preparado com vinagre, melaço, xarope de milho, água, chili, molho de soja, pimentão, tamarindo, anchovas, cebolas, cravo-da-índia e alho.
MolsonMarca de cerveja canadiana.
MombasaMarca de Gin London Dry produzida em Inglaterra mas com raízes e história na África Oriental.
Mona LisaComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de amer picon, 2 cl de orange curaçau, 2 cl de bénèdictine e 3 dashes de natas. Polvilhar o topo com noz-moscada.
MonacoComposição refrescante preparada em copo médio com 2 cl de grenadine, 10 cl de cerveja e 10 cl de limonada gaseificada.
MondarizMarca de água sem gás espanhola.
MoninMarca francesa produtora de xaropes e licores.
Monkey 47Marca de Gin que inclui 47 botânicos na sua composição.
Monkey GlandComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de sumo de laranja, 2 dashes de pernod e 2 dashes de grenadine.
Mont Christ CoffeeComposição do grupo dos hot drinks preparada em copo tipo irish coffee rebordado com açúcar mascavado com 6 cl de café quente, 3 cl de dambuie e 3 cl de kahlúa. Colocar 3 cl de natas no topo.
MONTADOMarca de vinho de mesa regional do Alentejo.
MontalMarca de armagnac.
MontanaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 3 cl de vermute seco, 2 gotas de angostura bitter, 2 gotas de anisette e 2 gotas de Porto tinto.
MontanhaCaves situadas na Anadia produtoras de vinhos, espumantes e aguardentes.
Monte AlbanMarca de Mezcal mexicano.
Monte da CastaMarca de vinho regional Ribatejano.
Monte da FerraMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Redondo (Alentejo).
Monte das CortiçadasMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
Monte MaioMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
Monte RavasqueiraMarca de vinho de mesa regional do Alentejo.
Monte VelhoMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
MontebelloMarca de rum produzido em Guadalupe.
Montes ClarosMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Borba (Alentejo).
MontesquiouMarca de armagnac.
MontevalleMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
MontezumaMarca de tequila.
MontillaMarca de rum produzido no Brazil.
Montilla-MorilesVinho licoroso espanhol produzido na região de Montilla-Moriles.
Montlouis MousseuxEspumante francês produzido na região de Val de Loire.
MontrougeMarca de armagnac.
Moonlight IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 1 cl de sumo de laranja, 1 cl de kirsch 2 cl de vinho branco. Polvilhar com raspa de limão.
Moonlight IIComposição do grupo dos hot drinks preparada em balão com 6 cl de café quente, 1 cl de xarope de açúcar, 2 cl de brandy e 2 cl de mandarine. Colocar 2 cl de natas no topo e decorar com casca de laranja e casca de tangerina.
Moonlight IIIComposição aperitiva preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com 5 cl de apple brandy, 1 cl de sumo de limão e 5 g de açúcar.
MooveMarca de refrigerante sem gás.
MORMarca de vodka produzida na Estónia.
MorangoskaComposição preparada em tumbler médio com 3 morangos esmagados, com 10 g açúcar, 5 cl de vodka e gelo moído.
MoranguitoComposição do grupo dos shots preparada em copo a shot com 3 cl de vodka, 3 cl de batida de coco e 1 dash de groselha.
MorettiMarca de cerveja italiana.
Morgadio da TorreMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Morgado de Santa CatarinaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Bucelas.
Morgado do ReguengoMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
Morning FlightComposição refrescante preparada em copo longo com 4 cl de vodka e 1 cl de triple sec. Preencher com sumo de laranja e manga.
Morning GloryComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de brandy, 1,5 cl de orange curaçau, 1,5 cl de sumo de limão, 2 dashes de pernod e 2 dashes de angostura bitter. Decorar com uma casquinha de limão.
Mort SubiteMarca de cerveja de fermentação espontânea produzida na Bélgica.
MoscaMarca de aguardente bagaceira preparada obtida a partir de bagaços de uva moscatel.
MoscatelCasta de uva da qual se conhecem várias variantes como por exemplo: moscatel do Douro e moscatel roxo.
Moscatel de FavaiosVinho licoroso produzido na região do Douro a partir da casta moscatel. Comercializa-se nos tipos doce e aperitivo.
Moscatel de SetúbalCasta de uvas brancas cultivadas principalmente nas regiões de Palmela e Setúbal.
Moscatel de Setúbal (vinho)Vinho licoroso produzido na região de Setúbal com pelo menos 85 % de uvas provenientes da casta moscatel de Setúbal.
Moscatel RoxoCasta de uvas cultivadas em diversas regiões.
Moscatel Roxo (vinho)Vinho licoroso produzido na região de Setúbal com pelo menos 85 % de uvas provenientes da casta moscatel roxo.
Moscato D'AstiVinho branco não gaseificado produzido na região de Asti (Itália) a partir da casta moscatel.
Moscato di CagliariVinho licoroso italiano produzido na Sardenha.
Moscato di PantelleriaVinho licoroso italiano produzido na ilha de Pantelleria.
Moscato di Sorso SennoriVinho licoroso italiano produzido na Sardenha.
Moscow DonkeyComposição refrescante sem álcool preparada em copo médio com 4 cl de lime juice. Preenche-se com ginger ale e decora-se com uma rodela de limão.
Moscow FreezeComposição after dinner preparada no blender e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de creme de menthe branco e 2 cl de creme de coco. Decora-se com uma cereja e uma folha de hortelã.
Moscow MuleComposição refrescante preparada em copo longo com 4 cl de vodka e 2 cl de lime juice. Preenche-se com ginger ale e decora-se com uma rodela de limão e uma casca de pepino.
MoselaRegião vinícola alemã.
MoselweinDesignação alemã para os vinhos de mesa produzidos na região do Mosela.
MoskovskayaMarca de vodka produzida na Rússia.
MostoLíquido adocicado que irá dar lugar a uma bebida alcoólica após a fermentação alcoólica.
Mou TaiMarca de aguardente (chiew) produzida na China.
Mou-tai ChiewAguardente de cereais chinesa obtida a partir de trigo e milho.
MouchãoMarca de vinho de mesa regional Alentejano.
Moulin Rouge IComposição refrescante preparada em copo longo com 3 cl de brandy e 3 cl de sumo de ananás. Preenche-se com espumante natural e decora-se com 1 triângulo de ananás, 1 rodela de laranja e 1 cereja.
Moulin Rouge IIComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de apricot brandy, 1,5 cl de gin, 1,5 cl de sumo de limão, 2 dashes de sumo de toranja e 2 dashes de grenadine.
Mount GayMarca de rum originário de Barbados.
Mourisco TintoCasta de uvas tinta cultivada em diversas regiões.
MousseuxDesignação francesa para o espumante natural produzido fora da região de champagne.
Mousseux de bourgogneEspumante francês produzido na região de Bourgogne.
Mousseux de bugeyEspumante francês produzido na região de Jura e Savoie.
Mousseux de SavoieEspumante francês produzido na região de Jura e Savoie.
MoussoirPequena vara de madeira ou metal utilizada para tirar o gás do champagne.
MoussyMarca de cerveja sem álcool suiça.
MozartLicor austríaco obtido a partir de natas e aromatizado com chocolate.
Mrs Pucker’sMarca de pré-mix de fraca graduação alcoólica obtido a partir de álcool neutro com água, açúcar e extractos de lima limão.
MucaroComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de creme de café, 2 cl de rum escuro e 2 cl de natas. Polvilhar com canela.
MudslideComposição after dinner preparada em copo on-the-rocks com 2 cl de vodka e 2 cl de creme de café. Mexer com gelo e adicionar 2 cl de baileys no topo.
MulataMarca de rum cubano.
MullBebida onde os ingredientes são aquecidos para se misturarem.
MulliganMarca de blended scotch whisky.
MummMarca de champagne que comercializa entre outros tipos, o: Cordon rouge e o cordon vert.
Münchner BierTipo de cerveja de baixa fermentação produzida na Alemanha.
MuralhasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Murdohch'sMarca de blended scotch whisky.
MurganheiraCaves situadas na região da Varosa produtoras de vinhos e espumantes.
MúrmureMarca de espumante natural produzido na denominação de origem Bucelas.
Murphy'sMarca de irish whiskey.
Muscat de Beaumes de Venise(VDN) Vinho doce natural produzido na região de Vallée du Rohne em França, a partir da casta moscatel.
Muscat de Frontignan(VDN) Vinho doce natural produzido na região de Roussilon em França, a partir da casta moscatel.
Muscat de Mireval(VDN) Vinho doce natural produzido na região de Roussilon em França, a partir da casta moscatel.
Muscat de Rivesaltes(VDN) Vinho doce natural produzido na região de Roussilon em França, a partir da casta moscatel.
Muscat de saint-jean-de-minervois(VDN) Vinho doce natural produzido na região de Roussilon em França, a partir da casta moscatel.
Muscato di BosaVinho licoroso italiano produzido na ilha da Sardenha a partir da casta moscatel.
Muscato di CagliariVinho licoroso italiano produzido na ilha da Sardenha a partir da casta moscatel.
Muscato di PantelleriaVinho licoroso italiano produzido na ilha da Sardenha a partir da casta moscatel.
Muscato di SardegnaVinho licoroso italiano produzido na ilha da Sardenha a partir da casta moscatel.
Muscato di Sorso SennoriVinho licoroso italiano produzido na ilha da Sardenha a partir da casta moscatel.
MuskaVinho licoroso produzido no Algarve.
My Sweet LoveComposição after dinner preparada no shaker e servida em copo tipo sour rebordado com grenadine e açúcar, 2 cl de vodka, 2 cl de licor devonshire e 2 cl de creme de café. Decorar com casca de limão e polvilhar com fios de chocolate.
Myer's CreamLicor canadiano obtido a partir de natas com rum.
Myers'sMarca de rum originário da Jamaica.
N.O. RumMarca de rum produzido em New Orleans.
NabuchodonozorGarrafa de champagne com capacidade de 15 litros.
NádiaComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de licor de noz e 2 cl de xarope de morango. Polvilha-se com noz moída.
NaheRegião vinícola alemã.
NaniniMarca de café italiano.
NAOGin premium português com estágio em barricas que antes haviam recebido vinho do Porto.
NapoleonSímbolo de envelhecimento utilizado no cognac, armagnac e calvados.
Nasha MarkaMarca de vodka ucraniana.
Nassau OrangeLicor holandês obtido a partir de laranjas provenientes da ilha de Curaçau.
Nastro AzzurroMarca de cerveja italiana.
NatureDesignação francesa para o champagne do tipo bruto.
NauticMarca de cerveja portuguesa do tipo light produzida pela Unicer.
NavanLicor de baunilha produzido pela casa “Grand Marnier”.
NebuchodonozorGarrafa de champagne com capacidade entre 15 e 16 litros.
Nêga FulôMarca de aguardente de cana produzida no Brasil.
Nêgo VelhoMarca de aguardente de cana brasileira.
Negra ModeloMarca de cerveja escura produzida no México.
Negra MoleCasta de uvas tintas cultivada especialmente na ilha da Madeira. É também conhecida por «tinta da MadeiraI».
NegritoComposição aperitiva de origem cubana preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4,5 cl de rum branco, 1,5 cl de sumo de limão, 1 dash de xarope de açúcar e 1 dash de creme de cacau escuro.
NegroniComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 2 cl de gin, 2 cl de campari e 2 cl de vermute tinto. Decora-se com ½ rodela de laranja.
NemiroffMarca de vodka ucraniana.
NéonTipo de cognac produzido pela marca Camus.
Neto CostaCaves situadas na Anadia produtores de vinhos, espumantes, licores e aguardentes.
Neutral VodkaDesignação para vodka incolor (não aromatizada).
NevadaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum escuro, 2 cl de sumo de toranja, 1 cl de sumo de lima e 1 cl de xarope de açúcar.
Never on SundayComposição refrescante preparada em copo longo com 3 cl de brandy, 2 cl de ouzo, 1 dash de angostura bitter, 1 dash de sumo de limão, 6 cl de ginger ale e 6 cl de espumante natural.
NevinsComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de bourbon whiskey, 1 cl de sumo de toranja, 0,5 cl de apricot brandy, 0,5 cl de sumo de limão e 3 dashes de angostura bitter.
New AmsterdamMarca de Amsterdam gin.
New Orleans DandyComposição aperitiva preparada em flûte com 5 cl de rum branco, 1 dash de sumo de laranja, 1 dash de lime juice e 1 dash de peach brandy. Preenche-se com espumante natural e decora-se com 1 rodela de laranja e 1 cereja.
New YorkComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rye whiskey, 3 cl de sumo de limão, 1 dash de grenadine e 1 dash de xarope de açúcar. Decora-se com 1 casquinha de limão.
NewcastleMarca de cerveja inglesa.
Nicolas FevillatteMarca de champagne francês.
NicolaskaComposição digestiva preparada em balão com 5 cl de vodka ou cognac. Colocar 1 rodela de limão em cima do balão, pondo açúcar e café solúvel sobre o limão.
Niepoort'sMarca de vinho do Porto.
Night CapComposição fortificante preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de anisette, 2 cl de curaçau, 2 cl de brandy e 1 gema de ovo.
Night LightComposição fortificante preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de rum branco, 2 cl de orange curaçau e 1 gema de ovo.
Night ShadeComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de bourbon whiskey, 1 cl de vermute tinto, 1 cl de sumo de laranja e 2 dashes de chartreuse amarelo.
NikitaMistura popularizada na Vila de Câmara de Lobos (Madeira), que se prepara no blender com vinho branco, gelado de baunilha, rodelas de ananás e açúcar. Preenche-se com cerveja branca.
NikolskiMarca holandesa de licores e aguardentes.
Nine-PickComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de absinto, 2 cl de gin, 1 dash de angostura bitter, 1 dash de orange bitter e 1 dash de xarope de açúcar.
Nini-PickComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de absinto, 2 cl de gin, 1 dash de angostura bitter, 1 dash de orange bitter e 1 dash de xarope de açúcar.
NinotchkaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de creme de cacau escuro e 2 cl de sumo de limão.
Nº TenTipo de gin produzido pela marca tanqueray.
Nº209 GinGin norte-americano incluído na categoria de New Western Gins.
NobilisMarca de vinho de mesa produzido na região da Bairrada.
NobligeTipo de cognac produzido pela casa Martell.
NocelloLicor italiano obtido a partir de nozes.
Noilly PratMarca de vermute francês.
Noite AzulMarca de espumoso gaseificado nacional.
Non Vintage ChampagneDesignação para o champagne produzido a partir de vinho de várias colheitas e com pelo menos 15 meses de cave.
Nordic MistMarca de refrigerantes.
Nordischer LoeweMarca de aquavit alemã.
NordsoAmargo estomacal dinamarquês.
Norrlands GuldMarca de cerveja sueca.
NostrumTipo de cerveja produzida pela marca San Miguel.
Not Too BadComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 2 cl de licor de banana, 0,5 cl de mandarine e 0,5 cl de blue curaçau.
NovalMarca de vinho do Porto.
NovikoffMarca de vodka.
NRGMarca de high energy drink.
NT BluePré-mix alcoólico obtido a partir de Virgin vodka com cafeína, taurina, ginseng e vitaminas.
NuchaComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de scotch whisky, 2 cl de bailey’s e 1 cl de xarope de morango. Decora-se com casca de limão e 1 cereja.
NumantinuMarca de licor português obtido a partir de uva.
O 2Marca inglesa de “saparkling vodka”.
O. P. AndersonMarca de aquavit sueca.
O’HaraMarca de irish whiskey.
O’Hara Irish CreamMarca de licor irlandês obtido a partir de natas com whisky.
OasisMarca de refrigerantes.
Ob BeerMarca de cerveja produzida na Coreia.
ObanMarca de malt scotch whisky.
Ocho RiosComposição aperitiva preparada no blender e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum escuro, 2 cl de sumo de goiaba e 1 cl de sumo de lima.
OcumareMarca de rum originário de Venezuela.
ODYSTipo de cognac produzido pela marca Martell.
Oechsle ScaleEscala de densidade criada por Christian Ferdinand Oechle. É usada principalmente na Alemanha para medir o grau de açúcar dos vinhos. Esta escala é também vulgarmente designada por “ oeschlé “.
Officer's ChoiceMarca de whisky indiano.
OffleyMarca de vinho do Porto.
OgoMarca de água holandesa.
Oiro da BeiraMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Dão.
OkhotnichyaTipo de vodka russa aromatizada com ervas e especiarias.
OkolehaoAguardente de vegetais produzida no Hawai.
OlariaMarca de vinho de mesa regional alentejano.
Old CourtMarca de blended scotch whisky.
Old CrownMarca de bourbon whiskey.
Old CruiseComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 3 cl de gin, 1 cl de blue curaçau, 2 cl de sumo de limão e 2 gotas de clara de ovo. Preenche-se com limonada gaseificada e decora-se com cenoura, casca de limão e casca de laranja.
Old EtonianComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de lillet, 2 dashes de orange bitter e 2 dashes de creme de noyau.
Old FashionedComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks com 1 cubo de açúcar, 1 dash de angostura bitter, 1 dash de água gaseificada e 5 cl de bourbon whiskey. Decora-se com ½ rodela de laranja, ½ rodela de limão, 1 cereja e 1 triângulo de ananás (opcional).
Old FettercairnMarca de malt scotch whisky.
Old FitzgeraldMarca de bourbon whiskey.
Old Grand DadMarca de bourbon whiskey.
Old HickoryMarca de bourbon whiskey.
Old KrupnicLicor polaco obtido a partir de aguardente de cereais e mel.
Old MarinerMarca de rum.
Old NickComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rye whisky, 2 cl de drambuie, 1 cl de sumo de laranja, 1 cl de sumo de limão e 2 dashes de orange bitter.Decora-se com 1 cereja.
Old NorthernMarca de aquavit sueca.
Old PalComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2cl de rye whisky, 2 cl de vermute seco e 2 cl de campari.
Old ParrMarca de blended scotch whisky 12 anos.
Old PogueMarca de bourbon whiskey.
Old Red FoxMarca de bourbon whiskey.
Old Rip Van WinkleMarca de bourbon e rye whiskey.
Old SettlerMarca de bourbon whiskey.
Old SmugglerMarca de blended scotch whisky.
Old TaylorMarca de bourbon whiskey.
Old Tom GinTipo de gin inglês de características adocicadas e que praticamente já não se encontra no mercado. Era originalmente usado na preparação da composição tom collins.
Old VirginiaMarca de bourbon whiskey.
Old Whiskey RiverMarca de bourbon whiskey.
OldesloerMarca de aguardente «korn» alemã.
Olho de LebreCasta de uvas brancas cultivada em diversas regiões.
OlimpiaComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de rum escuro, 2 cl de cherry brandy e 2 cl de sumo de limão.
Olimpic IComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de orange curaçau e 2 cl de sumo de laranja.
Olimpic IIComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de vermute bianco, 2 cl de vermute tinto, 2 cl de vodka e 1 gota de martini bitter. Decorar com 1 cereja.
OlmecaMarca de tequila.
OlorosoTipo de vinho do Jerez meio-doce.
OlviMarca de cerveja finlandesa.
On-the-rocksTermo usado no bar para bebidas que são servidas só com gelo em copos tipo on-the-rocks.
OncinhaMarca de aguardente de cana brasileira.
OndaMarca de refrigerantes.
One Exciting NightComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail rebordada com açúcar. 2 cl de gin, 2 cl de vermute tinto, 2 cl de vermute seco e 1 dash de sumo de laranja. Decorar com 1 casquinha de limão.
OnixMarca de cerveja preta portuguesa produzida pela Central de Cervejas em Coimbra.
OpalComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 2 cl de sumo de laranja, 1 cl de triple sec e 3 dashes de xarope de açúcar.
Opal NeraMarca de licor sambuca.
Opal Nera BlackMarca de sambuca Negro.
OpeningComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de rye whiskey, 1,5 cl de xarope de grenadine e 1,5 cl de vermute tinto.
OperaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 1 cl de dubonnet e 1 cl de marrachino. Decora-se com 1 casquinha de limão.
OperatorComposição refrescante preparada em copo longo com 6 cl de vinho branco e 1 dash de lime juice. Preenche-se com ginger ale e decora-se com 1 rodela de limão.
OppenheimVinho branco produzido na Alemanha na região de «Rheinhessen».
Orange BitterAmargo aromatizante produzido na Inglaterra e na Alemanha.
Orange BloomComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de triple sec e 1,5 cl de vermute tinto. Decora-se com 1 cereja.
Orange BlossomComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin e 3 cl de sumo de laranja.
Orange CadillacComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de galliano, 2 cl de natas, 1 cl de sumo de laranja e 1 cl de creme de cacau branco.
Orange DaiquiriComposição refrescante aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4cl de rum branco, 1 cl de sumo de laranja, 0,5 cl de sumo de limão e 0,5 cl de xarope de açúcar.
Orange SurpriseComposição refrescante sem álcool preparada no shaker e servida dentro de uma laranja sem miolo com 1 cl de concentrado de laranja, 1 cl de concentrado de pêssego, 1 cl de concentrado de maracujá e 10 cl de água. Decorar com casca de limão e cereja.
OranginaMarca internacional de refrigerante à base de laranja.
OrcabessaComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de rum escuro, 2 cl de creme de banana 2 cl de sumo de limão. Adicionar ½ banana partida às rodelas e preencher com limonada gaseificada. Decorar com ananás, banana e cereja.
Ordem do TemploMarca de vinho de mesa regional Ribatejano.
Orgasm IComposição after dinner preparada no shaker e servida em copo on-the-rocks com 1 cl de creme de cacau branco, 1 cl de amaretto, 1 cl de triple sec, 2 cl de vodka e 1 cl de natas.
Orgasm IIComposição do grupo dos shots preparada por camadas em copo a shot com 3 cl de pippermint schnapps e 3 cl de bailey’s.
Orgasm IIIComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com 2 cl de batida de coco, 1 cl de malibu, 10 cl de sumo de ananás, 1 cl de safari, 1 cl de natas e 1 cl de groselha.Decorar com uma rodela de laranja, uma cereja verde e uma cereja vermelha.
Orgeat SyroupDesignação inglesa de xarope de orchata. É obtido principalmente a partir de amêndoas.
OrientalComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rye whiskey, 1 cl de vermute tinto, 1 cl de curaçau branco e 1 cl de sumo de laranja.
OrleanianComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de rye whiskey, 1 cl de xarope de açúcar, 3 dashes de pernod e 2 dashes de angostura bitter.
Oro de OaxacaMarca de mezcal.
Orujo GalegoDesignação para aguardente bagaceira produzida na Galiza (Espanha).
OrvalMarca de cerveja belga.
OsborneMarca de vinho Xerez, brandy, Riojas e Porto.
Ouad AllahLicor algeriano obtido a partir de plantas e sementes.
OunceÉ uma medida de capacidade britânica e americana que corresponde a cerca de 3 cl. É abreviada por (fl.oz.) (fluid ounce). 1 fl.oz. = 2,96 cl.
OuraganComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 1, 5 cl de scotch whisky, 1,5 cl de gin, 1,5 cl de creme de menthe verde e 1,5 cl de sumo de limão. Decora-se com 1 casquinha de limão.
OuzoAnisado incolor produzido na Grécia.
OvalMarca de vodka austríaca.
Over ProofDesignação americana e inglesa para bebidas demasiadamente alcoólicas.
Ovo NatureLicor italiano obtido a partir de ovos.
OxleyMarca de gin produzido na Inglaterra.
PaanLicor holandês obtido a partir de chá.
PacharanLicor de origem espanhola obtido a partir de abrunhos (espécie de ameixas).
PacificBebida de gosto anisado produzida pela casa Ricard. Pode apresentar-se sob a forma de xarope ou já diluído sob a forma de refrigerante.
Paço D'AnhaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Paço de TeixeiróMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Paço do CardidoMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Paço Dos FalcõesMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Ribatejo.
Paço dos InfantesMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vidigueira (Alentejo).
PaddyMarca de irish whiskey.
Padre PedroMarca de vinho regional Ribatejano.
País das UvasMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Alentejo (Vidigueira).
Palácio da BrejoeiraMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes a partir da casta alvarinho. Existe também aguardente com mesma marca.
Pale AleTipo de cerveja de alta fermentação inglesa de cor clara.
Pale CreamTipo de vinho do Jerez suave, de cor pálida e gosto doce.
Pale WhitePadrão de cor para o vinho do Porto branco envelhecido em casca. É também designado por branco pálido.
Palha CanasMarca de vinho de mesa regional da Estremadura.
Pall MallComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de gin, 2 cl de vermute tinto, 2 cl de vermute seco, 2 dashes de creme de menthe branco e 2 dashes de orange bitter.
Palm BreezeComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum escuro, 2 cl de chartreuse amarelo, 1 cl de creme de cacau branco, 2 dashes de sumo de limão e 1 dash de grenadine.
Palma CristalMarca de cerveja cubana.
Palo CortadoTipo de vinho de Jerez meio-doce.
PalymiloComposição fortificante preparada em copo médio com pé com 15 cl de leite com chocolate frio. Colocar 1 bola de gelado de baunilha no topo e polvilhar com fios de chocolate. Decorar com casca de limão e laranja.
PamperoMarca de rum originário da Venezuela.
Pan TadeuszMarca de vodka polaca.
PanachéComposição refrescante preparada em copo médio com 10 cl de cerveja e 10 cl de limonada gaseificada. É também designada por shandy.
Papa DobleComposição aperitiva de origem cubana preparada no blender com gelo moído e servida em taça de cocktail dupla, com 4 cl rum branco e 2 cl sumo de limão. É na prática um daiquiri servido em taça dupla e sem açúcar.
Papa HemingwayComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça grande com 6 cl de rum branco, 3 cl de sumo de limão e 1 cl de xarope de açúcar.
Papa LobosMarca de vinho de mesa regional Duriense.
ParadisCognac muito velho produzido pela casa Hennessy.
ParadiseComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de apricot brandy e 1,5 cl de sumo de laranja.
ParaísoMarca de licor japonês obtido a partir de lichias.
Parfait AmourLicor de cor violeta obtido a partir de extractos de pétalas de rosa, especiarias e citrinos.
Paris RoseLicor francês obtido a partir de vodka e morango.
ParkersMarca de blended scotch whisky.
Parson's SpecialComposição sem álcool preparada no shaker e servida em copo tipo flip com 1 gema de ovo, 5 cl de sumo de laranja e 2 dashes de grenadine. Adiciona-se 2 dashes de água gaseificada.
PartnersTipo de vinho do Porto produzido pela marca Sandeman.
PashaLicor turco obtido a partir de café.
PasmadosMarca de vinho de mesa regional Terras do Sado.
PasquinetMarca de cognac.
PassoãLicor francês obtido a partir de maracujá.
PassportMarca de blended scotch whisky.
Pastel de Nata (shot - versão 1)Composição do tipo shot preparada no próprio copo tipo "shot" por camadas com 2,5 cl de advokaat. Colocar chantilly no topo e polvilhar com canela.
Pastel de Nata (shot - Versão 2)Composição do grupo dos shots preparada por camadas em copo tipo "shot" com 2,5 cl de creme de café e 2,5 cl de advocaat. Polvilhar com canela.
Pastel de Nata (shot - Versão 3)Composição do grupo dos shots preparada por camadas em copo tipo "shot" com 2 cl de creme de café e 2 cl de advocaat. Colocar 1 cl de chantily no topo. Polvilhar com canela.
PastisDesignação francesa para os anisados.
Pastis 51Marca de anisado francês.
PastouretMarca de anisado francês.
PatriciaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2 cl de vermute tinto e 2 cl de orange curaçau. Decora-se com 1 casquinha de limão.
Patrick's CreamLicor irlandês obtido a partir de natas com whisky.
PatronMarca de tequila mexicana.
Paul HérardMarca de champagne francês.
Paul RogerMarca de champgne francês.
PaulanerMarca de cerveja alemã.
Pays D'AugeRegião restrita situada na região de Calvados em França.
PaysamComposição refrescante preparada no blender e servida em copo longo com 5 cl de licor de coco e 20 cl de sumo de manga.
Pé de CabraMistura popularizada na Ilha da Madeira, que se prepara a partir de vinho seco com cerveja preta, açúcar, casquinha de limão e chocolate em pó.
Peach LiqueurDesignação usada para classificar a maioria dos licores feitos à base de pêssego.
PeachtreeLicor holandês obtido a partir de pêssego produzido pela casa De Kuyper.
Peat SmokeAroma sui generis do whisky escocês devido ao fumo de turfa utilizado na secagem do malte.
PecMarca de anisado francês.
Pêche LambicTipo de cerveja de fermentação espontânea produzida na Bélgica aromatizada com pêssego.
Pecher MignonLicor francês obtido a partir de pêssego.
PechugaTipo de mezcal raríssimo.
PedernãCasta de uvas branca cultivada principalmente na região dos vinhos verdes.
Pedra AntigaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Vinhos Verdes.
Pedra da SéMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Dão.
Pedras do MonteMarca de vinho de mesa regional Terras do Sado.
Pedras SalgadasMarca de água com gás natural portuguesa.
Pedro XiménesCasta de uvas cultivada principalmente em Espanha. PEDRO XIMÉNES (SHERRY) – tipo de vinho de Jerez doce produzido exclusivamente a partir da casta pedro ximénes.
Pegos ClarosVinho de mesa produzido na denominação de origem Palmela.
PelforthMarca de cerveja francesa.
PenderynMarca de whisky do País de Gales.
PenhaMarca de água sem gás portuguesa.
Peppermint FrappéEncher uma taça de gelo moído e servir 4 cl de peppermint verde sobre o gelo.
Peppermint PattyComposição "after dinner" preparada em copo on-the-rocks com 3 cl de creme de caucau branco e 3 cl de creme de menthe branco ou peppermint scnapps.
PepsiMarca internacional de refrigerante.
Pera MancaVinho de mesa produzido na denominação de origem Évora (Alentejo).
PeradaBebida de fraca graduação alcoólica obtida a partir da fermentação de pêras.
Père MagloireMarca de aguardente Calvados.
Perfect LadyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 1,5 cl de peach brandy, 1,5 cl de sumo de limão e 2 dashes de clara de ovo.
Perfect MartiniCocktail "before dinner" preparado no copo misturador e servido em taça a cocktail com 4 cl de gin, 1 cl vermute rosso e 1 cl de vermute dry. Decorar com uma casquinha de limão ou uma cereja.
PericléAmargo aperitivo de cor amarela obtido a partir de frutos tropicais e laranjas.
PeriquitaCasta de uvas tintas cultivadas em diversas regiões; Marca de vinho de mesa regional Terras do Sado.
PerlantDesignação francesa para os vinhos levemente gaseificados.
PernodAnisado produzido em França.
PérolaMarca de vinho de mesa produzido na denominação de origem Douro.
PerrierMarca de água com gás francesa.
Perrier JouëtMarca de champagne francês.
PerroquetComposição aperitiva preparada em copo médio com 2 cl de ricard e 2 cl de xarope de menta. Serve-se acompanhado de água sem gás gelada.
PersicoLicor holandês feito a partir de amêndoas, avelãs e cerejas.
PertsovkaTipo de vodka russa aromatizada com malaguetas.
PetakeComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de rum escuro, 2 cl de triple sec, 1 dash de van der hum, 1 dash de sumo de ananás, 1 dash de sumo de papaia e 1 dash de lime juice.
Pétillant du BugeyEspumante francês produzido na região de Jura e Savoie.
Petite ChampagneSub-região de Cognac.
Petite FleurComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de rum branco, 1,5 cl de triple sec e 1,5 cl de sumo da laranja.
Petite LiquorelleBebida francesa produzida pela casa Moët & Chandon a partir de vinho com aguardente, vinho licoroso, açúcar e extractos vegetais.
PetrikovMarca de vodka e licores holandesa.
Peychaud's BitterAmargo aromatizante produzido em Nova Oreleãs, E.U.A.
PflaumenwasserDesignação alemã ou suiça para aguardente obtida a partir da destilação de ameixas. Outra designação para o mesmo produto “zwetchegenwasser”.
PhilipponnatMarca de champagne francês.
Phyloxera VastatrixPraga que foi trazida para a Europa pelas videiras americanas e que destruiu quase todas as videiras à décadas atrás. É um insecto que ataca as raízes das videiras europeias poupando as videiras americanas.
Piano BarTipo de bar requintado com música ao vivo tocada por um pianista.
PiasMarca de vinho de mesa regional do Alentejo.
PiaveMarca de grappa italiana.
PicadillyComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de vermute seco, 1 dash de pastis e 1 dash de grenadine.
PiccaComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 3 cl de scotch whisky, 1,5 cl de galliano e 1,5 cl de vermute punt & mes. Decora-se com 1 cereja.
Pick-me-up IComposição aperitiva preparada no copo misturador e servida em taça a cocktail com 2 cl de brandy, 2 cl de vermute seco e 2 cl de pernod.
Pick-me-up IIComposição fortificante preparada no shaker e servida em copo longo com 4 cl de brandy, 12 cl de leite, 1 dash de angostura bitter e 6 g de açúcar. Preencher com água gaseificada.
Pick-me-up IIIComposição refrescante preparada em flûte com 3 gotas de fernet branca, 3 gotas de curaçau e 3 cl de brandy. Preencher com espumante natural. Decora-se com casca de limão.
Pick-me-upsSão composições revigorantes para serem tomadas após noites de grande consumo de bebidas alcoólicas.
Pierre FerrandMarca de cognac francês.
PiervalMarca de água sem gás belga.
PietraMarca de cerveja francesa.
Pils/PilsenerTipo de cerveja de baixa fermentação originária da Bohémia. É a mais amarga de todas as cervejas de baixa fermentação.
Pilsner UrquellMarca de cerveja tipo pilsner de origem checa.
Pimm´sA mais famosa é a Pimm´s nº 1. Serve-se misturada com gasosas, sumos, hortelã, fruta e muito gelo.
Pimm's CupComposição refrescante preparada em caneca ou copo longo com 4 cl de pimms. Preenche-se com limonada gaseificada. Decora-se com uma rodela de laranja, uma rodela de limão, uma cereja, casca de pepino e um ramo de hortelã.
Piña ColadaComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com gelo moído com 3 cl de rum branco, 2 cl de leite de coco ou creme de coco e 7 cl de sumo de ananás. Decora-se com um triângulo de ananás e uma cereja.
Pineau des CharentesVin de Liqueur (VDL) francês produzido na região de Cognac.
PinkComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 3 cl de gin, 3 cl de xarope de grenadine e 1 clara de ovo.
Pink BerryComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de vodka, 2cl de xarope de morango e 2 cl de natas. Decorar com um morango e hortelã.
Pink GinComposição aperitiva preparada em copo on-the-rocks da seguinte forma: 1º Colocar 2 dashes de angostura bitter dentro do copo e rodá-lo para que as paredes do copo fiquem humedecidas. 2º Juntar 5 cl de gin. 3º Adicionar gelo e água a gosto.
Pink LadyComposição aperitiva preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 2 cl de grenadine e 1 clara de ovo.
Pink PussyComposição refrescante preparada no shaker e servida em copo longo com gelo moído com 4 cl de campari, 2 cl de peach brandy e 1 dash de clara de ovo. Preencher com bitter lemon.
Pink RoseComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 4 cl de gin, 1 cl de natas, 1 clara de ovo, 2 dashes de grenadine e 3 dashes de sumo de limão.
Pink SquirrelComposição after dinner preparada no shaker e servida em taça a cocktail com 2 cl de amaretto, 2 cl de creme de cacau branco, 1 cl de natas e 1 cl de grenadine.
PinotCasta de uvas cultivada em diversos países europeus, principalmente França e Portugal. Conhecem-se várias espécies desta casta entre as quais; pinot noir, pinot blanc, pinot meunier e pinot gris.
PintMedida inglesa e americana. 1 Pint = 56, 8 cl.
PinwinnieMarca de blended scotch whisky.
Pip'sMarca de refrigerantes.
Pipe MajorMarca de blended scotch whisky.
Piper-HeidsieckMarca de champagne francês.
Pipers (100 pipers)Marca de blended scotch whisky.
PippermintDesignação usada por algumas marcas para classificar o creme de menta.
Pippermint SchnappsDesignação alemã e holandesa para o licor incolor obtido a partir de hortelã-pimenta.
Pira CanaMarca de aguardente de cana brasileira.
PiranhaMarca de high energy drink.
PiraporaMarca de aguardente de cana brasileira.
PiratMarca de vodka polaca.
Pirates KegMarca americana de refrigerantes.
PisaLicor italiano obtido a partir de amêndoas, pistachios e avelãs.
Pisang AmbonLicor holandês feito à base de frutos exóticos, onde predomina a banana.
Pisang Ambon CreamLicor holandês obtido a partir de natas com pisang ambon.
PiscoAguardente vínica produzida no Peru e no Chile.
Pisco SourComposição típica peruana preparada no shaker com gelo e servida em tumbler pequeno com 5 cl de Pisco, 2 cl xarope de açúcar, 2 cl sumo de limão, 1 clara de ovo. Colocar 4 gotas de Angostura Bitter no topo.
Pit BullMarca de high energy drink.
PitúMarca de aguardente de cana produzida no Brasil.
PizõesMarca de água sem gás portuguesa.