Os KPI’s são cada vez mais utilizados por muitos sectores, mas infelizmente o Beverage não é um deles.
Para aqueles que não estão familiarizados com esta sigla, KPI significa: Key Performance Indicator.
Uma gestão não deve ter um “Fim” porque se trata de um ciclo em que os resultados da última etapa são os inputs para uma nova etapa de planeamento.
Para termos noção de quais as métricas que são fulcrais analisarmos para melhorar a performance dos nossos negócios, temos primeiramente que definir estas três fases:
1ª – Planear e Definir objetivos
- Definir
- Planear
- Orçamentar
2ª – Definir e Avaliar
- Reportar
- Analisar
- Avaliar
3ª – Intervir e Corrigir
- Monitorar
- Corrigir
- Recompensar
A utilização dos KPI’s permite medir o progresso face a objetivos e iniciativas com o objetivo de induzir os comportamentos desejados.
COMO FAZÊ-LO
1º Nos KPI’s defina algum tópico que no negócio deseje medir. Ex. Satisfação dos clientes ou Tempo de espera.
2º Há que criar métricas definidas transversalmente à organização e que representem indicadores leading (alavanca) e lagging (resultado).
O que queremos é definir um indicador Leading que pode ser por ex: tempo para fazer o pedido até a bebida chegar ao Cliente.
Se definirmos que o tempo aceitável é entre 4 a 5 minutos e está a ser cumprido é porque estamos bem, os clientes estão a receber a bebida a tempo e estão satisfeitos. O nosso Lagging Indicator é a satisfação dos clientes, que estão satisfeitos porque recebem a bebida a tempo.
A correlação entre os indicadores leading e lagging deve ser analisada com o mínimo tempo, se possível diariamente.
Enquanto gerentes, se não medirmos os indicadores leading diariamente, só tarde nos aperceberemos que estamos a perder clientes devido a este atraso nas avaliações, por isso aposta na tua formação seja especializada numa formação de gestão de bar curta ou num MBA.
Solução
O que temos que fazer nas nossas organizações é perceber quais os indicadores leading, ou seja, os tópicos que realmente pretendemos avaliar e cruzá-los com os indicadores lagging.
Se conseguir avaliar a causa efeito dos dois indicadores conseguiremos “conduzir” o negócio a níveis elevados e fazer alterações a tempo por forma a evitar “colapsos” corrigindo-os para os resultados definidos pela organização como desejáveis.
Isto é o que acontece em cadeias como o Mc Donalds e TGI Fridays.
E você, está á espera do quê para dirigir o seu negócio de forma rentável e profissional?
Estamos juntos!