Descrevo aqui 7 tópicos que acho fundamentais para uma prestação de sucesso da categoria de Gerente de Bar.
1. Forme/Treine consistentemente as suas equipas com formação interna e externa.
Muitos dos espaços que conheço pensam que a partilha de formação interna é suficiente, mas uma visão vinda de fora faz todo o sentido e mais do que fazer sentido, dá resultados quase que imediatos, não apenas de conhecimentos como também a nível de motivação. Formações práticas e com métricas (ex. medição do tempo de elaboração de um cocktail) são fulcrais para o sucesso do negócio de bar. Os treinos, no mínimo, devem ser mensais e podem ser sobre: Receitas (preparação), Processos ou Eficiência.
2. Recrute uma “Grande” Equipa.
Sei que a falta de staff de um dia para o outro obriga-nos a contratar o primeiro candidato que nos aparece à frente, mas isso é um erro crasso e apenas estamos a “empurrar o problema com a barriga”. Contrate uma pessoa que goste da área, que tenha cultura, paixão e demonstre personalidade. Como segundo aspeto, considere a experiência, o agradecimento pela oportunidade e a referenciação (pessoas que estão na área e não têm recomendação é de estranhar). Faça um bom acolhimento e integre o novo elemento na equipa, garanto-lhe que faz toda a equipa saber que este reforço é necessário e se o está a contratar é para o bem de todos. Como exemplo que é, seja afável, certifique-se que a restante equipa segue os seus valores, só assim conseguirá criar um bom ambiente de trabalho que é fundamental para o sucesso do negócio.
3. Lidere pelo exemplo
Apesar de não ser a sua função, se existir um “aperto” arregaçe as mangas, distribua menus, receba os Clientes e acompanhe-os às mesas, se for necessário, vá para trás do bar ou limpe mesas. A equipa vai dar ao “litro” se perceber que sente as dores deles e quando necessário está lá para os apoiar.
4. Dê voz à Equipa
Muitas das vezes os grandes problemas com as equipas é porque não lhes damos “palco”, é preferível que “desabafem” na frente do que criem atritos nas costas e quando se der conta disso já tem a equipa “envenenada”.
Certifique-se que semanalmente ou quinzenalmente (não deixe arrastar muito mais) a equipa dá feedback, seja numa reunião, num formulário online anônimo ou numa caixa de sugestões.
Motive-os a serem sinceros e a dar feedback, mas habitue-os a fazerem-no na reunião semanal, desta forma deixarão de andar constantemente e em qualquer altura do dia a reportar situações, poupando-lhe de algum desgaste. Para além disso, as reuniões de feedback também são boas porque a equipa sentir-se-á responsável pelo processo de tomada de decisão e dará muitas boas ideias.
Seja um mentor que se preocupa com o desenvolvimento profissional e o bem-estar da equipa.
5. Abraçe a empatia
A empatia é o melhor indicador de desempenho no trabalho. Ouvir e responder com empatia é a melhor maneira de se comunicar, pois transmite à equipa que se importa com eles. É isso que os torna muito mais dispostos a trabalhar em direção à visão e missão da organização.
6. Faça o inventário com frequência
Aqui está um dos aspetos em que a grande maioria dos gerentes desvaloriza, seja porque não tem know how ou por falta de tempo, mas a verdade é que fazer o inventário do bar regularmente oferece a melhor chance de ter sucesso como gerente de bar, porque dá a melhor hipótese de aumentar o lucro e justificar perante a administração de forma analítica. E esse é, em última análise, o indicador número um da sua eficácia enquanto gerente de bar. Só com os números dos stocks é que um gerente consegue cabalmente definir preços, estruturar o menu (engenharia de menu), definir as estratégias de vendas e realizar encomendas “eficientes”. Existem no mercado cursos de curta duração que o irão ajudar a fazer um inventário de forma simples e eficaz.
7. Esteja atento às tendências do setor
Como sabe, esta é uma área em constante “atualização”, portanto, é indispensável estar atualizado e saber o que de melhor se faz a nível nacional e internacional, se não tem oportunidade para viajar, frequente cursos da especialidade apostando na sua formação ou use o online como ferramenta de conhecimento. É importante estar a par do que os outros gerentes de bar estão a fazer em termos de design de menu, marketing, layout, contratação, happy hours, etc.
Sabemos que o pensamento de muitos Gerentes de Bar é o de que não merece a pena perder tempo com as equipas porque é muito difícil reter talento, mas o tempo e experiência ensinou-nos a ver as coisas de outra forma, não é perder tempo mas sim ganhar, mesmo que perca um ótimo colaborador, a verdade é que este vai falar que aprendeu muito consigo e outros se seguirão a querer estar ao seu lado, para além disso, se num local sem um bom líder ficarem em média três meses a trabalhar a probabilidade é que ao lado de um Bom Líder fiquem 5 x mais tempo.
Siga estas dicas e verá que a função de Gerente de Bar terá outro sabor!
Se efetivamente esta é uma função que o apaixona, fique a saber que Portugal tem o único MBA em Gestão de Bar do Mundo.
A todos Vós o meu grande Bem-Haja!
ESTAMOS JUNTOS!