Cocktail Vodkatini
Ingredientes:
5 cl Vodka
1 cl Vermute Seco
Decoração:
Azeitona Verde ou Zest de Limão
Preparação:
Verta todos os ingredientes num mixing glass com gelo. Mexa bem e coe para uma taça de cocktail previamente gelada. Decore com uma azeitona verde ou esprema os óleos de uma zest de limão e decorando com a mesma.
História do Cocktail Vodkatini:
A primeira versão e mais conhecida do Martini é a mistura de vermute e Gin. Este nome foi depois utilizado numa panóplia de cocktails dentro desta categoria.
Como muitos cocktails, a sua origem é incerta. Diz-se que este foi uma criação com base no cocktail Martinez, que por sua vez foi inventado com base no Cocktail Manhattan.
No que diz respeito ao Martinez, a primeira referencia dita 1884, já a primeira referência ao Cocktail Martini é na data de 1888 no livro Bartender Manual de Harry Johnson.
A verdadeira referência ao Cocktail Dry Martini surge com o crescimento da popularidade dos London Dry Gin, juntamente com o surgimento da marca Martini & Rossi, sendo assim lançado com slogan “Não é um Dry Martini se não utilizar Martini”. Surgindo assim em 1904 a primeira receita escrita do Dry Martini.
No início do século XX dá-se também o crescimento de consumidores de vodka. A primeira referência ao Vodkatini surge no ano de 1951 no livro Bottoms Up de Ted Saucier.
Contudo este cocktail tornou-se verdadeiramente famoso no decorrer da saga dos filmes 007, quando James Bond solicitava um Vodkatini, “Shaken, not Stirred”.