Cocktail Caipirinha
Ingredientes:
4 cl Cachaça
1/2 Lima em Gomos
2 colheres (chá) Açúcar Branco
Preparação:
Coloque a lima cortada em gomos e o açúcar num copo old fashioned. Macere tudo com um muddler. Encha o copo com gelo picado e adicione a Cachaça, envolva com uma colher de bar todos os ingredientes.
História do Cocktail Caipirinha:
A História da Caipirinha, a legítima Caipirinha de lima, açúcar e cachaça, confunde-se com a própria história da cachaça. Esta por sua vez remonta ao Brasil e não só. Havia já registos da produção de cachaça em manuscritos portugueses (1491 a 1558, o que nos permite dizer que foram os portugueses que levaram a cachaça para o Brasil. É também evidente que o gelo na Caipirinha só surgiu com o avanço da tecnologia, muitos séculos depois.
Caipirinha como Cocktail:
A Caipirinha viria a ser tratada com a devida seriedade, quando Derivan quis incluir a Caipirinha, como cocktail Oficial da IBA (International Bartenders Association).
Os países que faziam parte da “International Board” dos cocktails, tinham um representante brasileiro e, em junho de 1993, na Conferência de Hamburgo que iria tratar da inserção de mais cocktails na lista oficial de 50 cocktails para futura votação na Convenção de Toronto, no Canadá, em Outubro. Surgiu assim, a proposta para incluir a Caipirinha.
Chegada a Convenção de Toronto. Eram 12 os jurados que iriam votar na inserção ou não de novos cocktails. Jan Van Hagen, holandês, Presidente da IBA, convocava todos para a votação dada como certa para Derivan. A Caipirinha como a conhecemos já era apreciada em países como Alemanha, França, Portugal, Estados Unidos, mas a comunidade dos países nórdicos, financiada por uma marca famosa de bebida, apresentou outra receita com vodka e abacaxi, designando como caipirinha também apesar de não ter a menor cultura para tal.
Sem apoio, Derivan tentou perceber o que se havia passado durante o coffee break da votação. Como poderiam conhecer sequer a palavra “Caipirinha” e ainda contrapor-se à origem deste cocktail de forma a elaborar um “contra”? Derivan convenceu alguns eleitores a votar na sua versão, que não eram ainda suficientes. Assim decidiu pôr em prática a estratégia de Cesar, imperador Romano, ou seja, dividi-los para governar. Os “nórdicos” foram colocados à mesa para votação, pelo Holandês Van Hagen, mas separadamente, enquanto Derivan convencia o filandês a dar o seu voto a favor da Caipirinha Brasileira.
A caipirinha acabou por triunfar e se tornar um Cocktail Oficial da IBA.