Island Essence
Ingredientes:
3 cl de aguardente de cana madeirense
2 cl de sumo de lima
1 cl de licor de tangerina
1 cl de xarope de tangerina
1 unidade de clara de ovo
3 gomos de tangerina
2 folhas de tangerina
Para degustação:
6 cl de limoncello caseiro
6 cl de licor de tangerina
Storytelling:
O meu cocktail de assinatura é simples e pouco elaborado, de forma intencional. Quis que ele representasse o caminho que fiz até chegar aqui. O Island Essence nasce como uma homenagem à minha família e à essência da ilha onde cresci.
Antes de estar atrás deste balcão a fazer aquilo que amo, passei por um período de grande confusão e incerteza em relação ao meu futuro. Foram vários rumos, várias tentativas e muitas dúvidas. No entanto, todos esses caminhos tinham algo em comum. Em cada um deles, a minha família esteve sempre presente, apoiando me incondicionalmente.
Para mim, a família é o bem mais valioso que tenho. Nos momentos em que nem eu acreditava em mim próprio, foram eles que acreditaram. Deram me a mão quando caí, estiveram ao meu lado tanto nas vitórias como nos fracassos e foram sempre os primeiros a dizer que estavam orgulhosos de mim. Foi esse sentimento que quis transformar num cocktail. Não através de ingredientes complexos, mas através de emoções.
Nesta época natalícia, marcada por convívios familiares, é tradição na Madeira partilhar licores caseiros de vários sabores. Por isso, trago duas receitas com várias gerações por trás. Um licor de tangerina e um limoncello caseiro, símbolos de partilha, memória e união familiar.
O Island Essence é, acima de tudo, um cocktail de gratidão, raízes e identidade.
Bernardo Freitas



