Cocktail Pisco Sour
Ingredientes:
4 cl Pisco
2 cl Sumo de Lima Natural
1 cl Xarope de Açúcar
1 un Clara de Ovo
Decoração:
Algumas gotas de Aromatic Bitter
Preparação:
Verta todos os ingredientes para um shaker com gelo.
Agite energeticamente.
Coe duplamente para uma coupette, ou goblet, previamente gelado e adicione 3 dashes de Amargo Bitter.
História do Cocktail Pisco Sour:
“A história começa no ano 1542, quando os espanhóis trouxeram para o Peru as videiras, o vinho e a aguardente. No ano 1572, no litoral Peruano existia um povoado chamado “Pisco”. Segundo um cronista Peruano, o nome do lugar tem origem de uma palavra quéchua “Pishqu” que significa “Ave”. E ao chegar os espanhóis eles o renomearam como “Santa Maria Magdalena del Valle del Pisco”. Logo depois de alguns anos esse lugar se tornou um dos maiores produtores de Vinho na América do Sul.
É nesse contexto histórico é que nasce o Pisco, e é assim o vinho é transportado desde o povo de Pisco até o a capital económica de Potosí. Quer dizer desde o atual Peru até Potosí. Mas depois de um tempo os transportadores do vinho perceberam que era melhor exportar a aguardente, por motivo de questões climatológicas. E foi assim que o povo de Pisco começou a elaborar aguardente em massa.
Primeiramente o produto era transportado ao Porto de Arica, no atual Chile, e depois era levado em mulas até Potosí. E foi assim que essa aguardente nasceu no Peru, alegrando muitos momentos e eventos em tempos passados.
O Pisco não é apenas uma bebida fermentada. Se trata de um destilado puro que passa por um cuidadoso processo de seleção e produção. Se pode dizer que o Pisco Peruano é uma aguardente, derivado da uva como o Brandy, ou o Conhaque. É uma bebida com muita história, e é considerada pelos peruanos como a drinque nacional.
O 1° Requisito, segundo a Norma Técnica Peruana, é que existem apenas 8 tipos de uvas das quais podem elaborar o Pisco. Em outras palavras se o Pisco não é feito com essas uvas então, não é considerado Pisco no Peru. 2° Requisito. Só pode passar uma vez pelo processo de destilação. 3° Requisito. Não se amadurece como o Brandy. 4° Requisito. Para ser considerado Peruano o Pisco tem que ser elaborado e embalado nas regiões peruanas de Lima, Ica, Arequipa, Moquegua e Tacna.
Outro dato interessante é que qualquer aguardente que não tenha esses requisitos não é considerada como “Pisco” no Peru.”
(Fonte: MitViajes)